Como a SuperClínica consolidou sua Gestão de Resultados e seus planos de expansão com a Treasy

A SuperClínica é uma rede de clínicas populares que oferece atendimento médico de multi-especialidades a um custo acessível. Fundada há 20 anos por uma família de médicos, a clínica se destaca por sua capacidade de oferecer consultas e exames no mesmo dia, representando uma alternativa ágil ao sistema público de saúde. 

Neste case, Luis Almeida, um dos fundadores e responsáveis por novos projetos compartilha a transformação da gestão financeira e do planejamento da clínica com o BPO de Controladoria e software da Treasy.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SUPERCLÍNICA

Com o crescimento acelerado, passando a operar 6 unidades, a SuperClínica enfrentava desafios significativos na gestão financeira. A visão financeira era limitada, restringindo-se a uma perspectiva de caixa que não acompanhava a complexidade crescente da operação. A falta de um planejamento financeiro detalhado e o acompanhamento regular dos resultados emergiram como obstáculos críticos para o crescimento da clínica, especialmente durante e após a pandemia, que exigiu um controle maior nos custos e despesas da operação.

Além disso, a SuperClínica enfrentava um desafio muito comum no mercado: a dificuldade de contratar profissionais qualificados e com experiência em controladoria no seu setor, conforme relato de Luis:

 
"Percebemos que nossa operação estava crescendo e que tínhamos uma lacuna significativa em controladoria. A complexidade financeira exigia mais do que tínhamos internamente, e no mercado, encontrar alguém com as competências e experiência necessárias a um custo acessível era desafiador. Não era apenas uma questão de contratar alguém; precisávamos de uma solução que se alinhasse ao nosso ritmo e necessidades financeiras sem comprometer a eficácia operacional."

ESTRATÉGIA ADOTADA

Para superar esses desafios, a SuperClínica decidiu não apenas implementar o software de planejamento financeiro da Treasy, mas também optar pelo serviço de BPO de Controladoria para complementar a ferramenta. Esse serviço permitiu que a clínica contasse com um profissional experiente dedicado, trazendo a expertise necessária sem os altos custos associados à contratação direta de um especialista em controladoria. Este modelo de Outsourcing permitiu à SuperClínica superar a lacuna de conhecimento interno e obter suporte personalizado para aprimorar sua gestão financeira.

Segundo Luis, foram 3 meses “arrumando a casa”, um trabalho conjunto da Treasy e da equipe financeira da SuperClínica para organizar e ajustar a Modelagem Financeira das unidades, revisar o grupo de contas e centros de resultado, revisar lançamentos e preparar os relatórios gerenciais que dariam visibilidade ao resultado das unidades. 

"O trabalho com a Treasy deu uma boa resumida em nosso plano de contas, tínhamos muitas contas desnecessárias, e também arrumou nosso sistema financeira que consolida as 6 clínicas. Começamos cada dia mais a seguir uma rotina no financeiro e deixar a casa organizada. "

Este trabalho realizado pelo BPO de Controladoria é feito diretamente no sistema de gestão da empresa, e é o pilar para estruturar a análise e o planejamento dos resultados financeiros de médio e longo prazo, evitando que o projeto esbarre na qualidade e confiança dos dados financeiros.

Foto interna de uma unidade SuperClínica

RESULTADOS ALCANÇADOS COM A TREASY

A implementação da Treasy na SuperClínica resultou em uma transformação profunda da gestão e planejamento financeiro. Com a ajuda da Treasy, a clínica não só consolidou sua gestão e planejamento financeiro, mas também melhorou significativamente a precisão das suas previsões. 

Isso permitiu uma tomada de decisão mais informada e proativa, levando à otimização de custos e à melhor gestão de recursos. Luis compartilha: 

"No passado só olhávamos os resultados para trás. Não havia planejamento e principalmente não havia tomada de ação em cima dos resultados. Hoje conseguimos ter um planejamento bem granular, por unidade, e estamos cada dia com um desvio menor do planejado x realizado."

Além disso, a clínica conseguiu melhorar a descentralização do orçamento, permitindo que as unidades operacionais tivessem maior controle e responsabilidade sobre suas finanças. Outro impacto significativo foi a utilização do Treasy para projetar a abertura de novas unidades e acompanhar o desempenho delas, melhorando a estratégia de expansão da SuperClínica.

Ainda sobre o relacionamento com os consultores Treasy, Luis ressalta:

"A parceria com a Treasy transformou nossa visão financeira. A Theani, consultora da Treasy com quem trabalhamos, veste a camisa da nossa empresa como se fosse parte do nosso time. Ela não apenas entende profundamente nossa operação e do nosso negócio de saúde, mas também se envolve ativamente com nossa equipe, reunindo-se com as lideranças (e naõ apenas lideranças financeiras, mas também os geretes da operação) e garantindo que todos estejam alinhados e compreendam os processos financeiros."

Olhando para o futuro, a SuperClínica planeja continuar a expandir sua parceria com a Treasy, utilizando as ferramentas e insights fornecidos para navegar por um ambiente cada vez mais complexo e desafiador. 

Luis está confiante de que a Gestão Financeira e o Planejamento aprimorados serão pilares fundamentais para o crescimento e sucesso contínuos das futuras novas unidades da clínica.

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Confira uma visão geral do Treasy

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura