A SuperClínica é uma rede de clínicas populares que oferece atendimento médico de multi-especialidades a um custo acessível. Fundada há 20 anos por uma família de médicos, a clínica se destaca por sua capacidade de oferecer consultas e exames no mesmo dia, representando uma alternativa ágil ao sistema público de saúde.
Neste case, Luis Almeida, um dos fundadores e responsáveis por novos projetos compartilha a transformação da gestão financeira e do planejamento da clínica com o BPO de Controladoria e software da Treasy.
Com o crescimento acelerado, passando a operar 6 unidades, a SuperClínica enfrentava desafios significativos na gestão financeira. A visão financeira era limitada, restringindo-se a uma perspectiva de caixa que não acompanhava a complexidade crescente da operação. A falta de um planejamento financeiro detalhado e o acompanhamento regular dos resultados emergiram como obstáculos críticos para o crescimento da clínica, especialmente durante e após a pandemia, que exigiu um controle maior nos custos e despesas da operação.
Além disso, a SuperClínica enfrentava um desafio muito comum no mercado: a dificuldade de contratar profissionais qualificados e com experiência em controladoria no seu setor, conforme relato de Luis:
Para superar esses desafios, a SuperClínica decidiu não apenas implementar o software de planejamento financeiro da Treasy, mas também optar pelo serviço de BPO de Controladoria para complementar a ferramenta. Esse serviço permitiu que a clínica contasse com um profissional experiente dedicado, trazendo a expertise necessária sem os altos custos associados à contratação direta de um especialista em controladoria. Este modelo de Outsourcing permitiu à SuperClínica superar a lacuna de conhecimento interno e obter suporte personalizado para aprimorar sua gestão financeira.
Segundo Luis, foram 3 meses “arrumando a casa”, um trabalho conjunto da Treasy e da equipe financeira da SuperClínica para organizar e ajustar a Modelagem Financeira das unidades, revisar o grupo de contas e centros de resultado, revisar lançamentos e preparar os relatórios gerenciais que dariam visibilidade ao resultado das unidades.
Este trabalho realizado pelo BPO de Controladoria é feito diretamente no sistema de gestão da empresa, e é o pilar para estruturar a análise e o planejamento dos resultados financeiros de médio e longo prazo, evitando que o projeto esbarre na qualidade e confiança dos dados financeiros.
A implementação da Treasy na SuperClínica resultou em uma transformação profunda da gestão e planejamento financeiro. Com a ajuda da Treasy, a clínica não só consolidou sua gestão e planejamento financeiro, mas também melhorou significativamente a precisão das suas previsões.
Isso permitiu uma tomada de decisão mais informada e proativa, levando à otimização de custos e à melhor gestão de recursos. Luis compartilha:
Além disso, a clínica conseguiu melhorar a descentralização do orçamento, permitindo que as unidades operacionais tivessem maior controle e responsabilidade sobre suas finanças. Outro impacto significativo foi a utilização do Treasy para projetar a abertura de novas unidades e acompanhar o desempenho delas, melhorando a estratégia de expansão da SuperClínica.
Ainda sobre o relacionamento com os consultores Treasy, Luis ressalta:
Olhando para o futuro, a SuperClínica planeja continuar a expandir sua parceria com a Treasy, utilizando as ferramentas e insights fornecidos para navegar por um ambiente cada vez mais complexo e desafiador.
Luis está confiante de que a Gestão Financeira e o Planejamento aprimorados serão pilares fundamentais para o crescimento e sucesso contínuos das futuras novas unidades da clínica.
Relacione-se
© 2024 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura