Treasy | Planejamento e Controladoria

Gestão Financeira e Planejamento Financeiro: saber a diferença melhora a tomada de decisões na sua empresa

Para quem está dando os primeiros passos em busca da excelência na gestão empresarial, uma das principais dificuldades que surgem com certa frequência é o entendimento de alguns conceitos relacionados à gestão. Entre as dúvidas mais frequentes, uma das que ganha mais destaque é a diferença entre Gestão Financeira e Planejamento Financeiro.

A boa notícia é que mesmo que você não saiba exatamente a distinção entre esses dois conceitos, na prática é muito provável que você já esteja interagindo com as várias ferramentas e metodologias de Planejamento e Gestão Financeira.

Afinal, como administrador do negócio ou gestor financeiro, diariamente você toma decisões para determinar as necessidades de recursos financeiros, antecipar-se a possíveis problemas de fluxo de caixa, administrar o capital de giro, controlar as operações de contas a receber e a pagar, obter financiamento de forma adequada, analisar e adequar o ciclo operacional e financeiro, controlar custos fixos e variáveis, gerir os estoques, entre vários outros desafios, não é mesmo?

A intenção neste artigo é entendermos um pouco melhor esses dois conceitos, pois, para obtermos boas respostas, precisamos saber o que perguntar. E como temos detectado, uma das principais dificuldades dos gestores em obter as informações necessárias para tomar a decisão certa, na hora certa, está em saber pelo que procurar.

Continue conosco e entenda as diferenças entre Planejamento Financeiro e Gestão Financeira. Assim, ficará muito mais fácil trabalhar na melhoria da gestão da sua empresa, com o desenvolvimento, a readequação e a implementação de ferramentas de apoio à decisão adequadas ao tamanho, capacidade e maturidade de seu negócio.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é Gestão Financeira

    Academicamente falando, a Gestão Financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros de um negócio.

    Se pudéssemos fazer uma analogia do funcionamento de um empreendimento ao do corpo humano, poderíamos sugerir que a Gestão Financeira é como o coração: fornece suprimento para todas as outras áreas funcionarem. Caso ela pare de funcionar, todo o resto também para. Por outro lado, o funcionamento do coração deve-se, sobretudo, aos comandos do cérebro. Basta um comando cerebral e quase que instantaneamente o coração pulsa com mais ou menos força.

    Assim, é importante que o empreendedor ou administrador profissional, responsável pela Gestão Financeira, esteja devidamente habilitado para fazer uma boa gestão embasado por processos gerenciais, agindo não como um cérebro comum, mas como um altamente desenvolvido, sendo capaz de perceber as mais específicas demandas cardíacas, estimulando o coração mais ou menos para manter a saúde de todo o resto.

    A maneira de gerenciar as finanças de uma empresa pode variar de acordo com o tipo e o tamanho do negócio. Entretanto, podemos listar alguns itens comuns à Gestão Financeira de qualquer empresa, como:

    O que é Planejamento Financeiro

    o Planejamento Financeiro é uma ferramenta de administração que consiste no processo de reconhecimento da situação financeira atual da empresa, junto com a determinação dos objetivos de onde se quer chegar e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos.

    Aqui na Treasy gostamos de definir o Planejamento Financeiro como uma contabilidade de trás para frente. Ou seja, enquanto a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e as saídas financeiras que já ocorreram, o Planejamento Financeiro busca antecipar o futuro para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir.

    De maneira geral, o Planejamento Financeiro de uma empresa geralmente é composto dos seguintes sub-planos:

    Clicando em cada um dos tópicos, você tem mais detalhes sobre cada uma destas etapas do Planejamento Financeiro, mas é preciso sempre lembrar que cada empresa tem necessidades diferentes. Por isso, não existe uma receita de bolo que se aplique a qualquer tipo de organização. Todos os itens listados são importantes, porém, para sua empresa, alguns podem ser mais importantes que outros.

    É preciso entender bem o seu modelo de negócio e, partir daí, definir no que colocar mais esforço. Por exemplo, se sua empresa possui muitos funcionários e os gastos com salários e benefícios representam o maior percentual das despesas, é neste setor que você deve focar para aproveitar oportunidades. Mas se sua empresa é uma indústria que tem os custos produtivos associados a um pequeno grupo de matérias-primas, pode ser que as melhores chances de reduzir custos com um bom Planejamento Financeiro estejam neste ponto.

    Enfim, é preciso avaliar e ponderar sempre. Afinal, se estamos planejando, devemos buscar continuamente pelo melhor caminho possível.

    Gestão Financeira x Planejamento Financeiro x Gestão Orçamentária

    O Planejamento Financeiro e a Gestão Financeira são duas etapas fundamentais de algo maior, uma disciplina da administração conhecida como Gestão Orçamentária. Apesar do nome pomposo, a Gestão Orçamentária é algo simples e que, provavelmente, acontece o tempo todo em sua empresa. Ela pode ser organizada em 4 grandes momentos:

    Na imagem abaixo fica um pouco mais claro o momento em que cada uma destas etapas acontece:

    Veja que o Planejamento Financeiro é a primeira etapa da Gestão Orçamentária e que a Gestão Financeira é a terceira etapa (acompanhamento e controle orçamentário). O que estamos tentando mostrar é que a Gestão Orçamentária não é um bicho de 7 cabeças. Muito provavelmente você já faz essa atividade na sua empresa e nem havia se dado conta disso.

    Portanto, vamos aproveitar que você já está inteirado sobre este assunto e evoluir ainda mais em relação ao seu Orçamento Empresarial. No próximo tópico vai ficar um pouco mais claro como fazer isto.

    Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária

    Aqui na Treasy, nós temos como missão simplificar a Gestão Orçamentária das organizações. E colocamos todo nosso foco e energia nisso. Passamos o dia imersos nos mais diversos assuntos relacionados a este tema.

    Ao longo dos anos e tendo contato com milhares de empresas dos mais variados setores e portes, fomos naturalmente criando uma base interna de conhecimento sobre metodologias, ferramentas e principalmente sobre as melhores práticas de Gestão Orçamentária do mercado, inclusive em escala mundial (sim, acompanhamos o que rola lá fora para tentar “tropicalizar” o mais rápido possível as novidades).

    Entre estes conhecimentos adquiridos, um dos principais foi a capacidade de identificar facilmente o nível de maturidade da Gestão Orçamentária de uma empresa. Assim, desenvolvemos um material exclusivo para auxiliar você a identificar o estágio de maturidade orçamentária do seu negócio. Clicando na imagem abaixo, você faz o download gratuito do e-book e pode começar hoje mesmo a traçar um plano de melhoria contínua para tornar sua empresa “best-in-class”!

    Conclusão

    O nosso comprometimento com o seu sucesso não para na indicação de conteúdos especiais. Como dissemos, temos vivido o mundo do planejamento e da Gestão Orçamentária e sabemos que toda orientação sobre esses assuntos são mais do que bem-vindas. Por isso, para auxiliar no dia a dia do seu negócio, desenvolvemos a Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária.

    Para explicar como ela funciona, o CEO e fundador da Treasy, Gilles B. de Paula, gravou o webinar 5 passos para eliminar o abismo entre a estratégia e a execução, no qual ele mostra desde a importância de ter um orçamento até quando se faz necessária uma revisão desse orçamento, passando pelo Planejamento Orçamentário e a gestão propriamente dita. Acesse agora mesmo clicando na imagem abaixo:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o assunto. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!