Tudo sobre o Contabilista Eliseu Martins, autor de livros de Contabilidade de Custos

Publicado dia 18 de junho de 2018

Hoje queremos propor algo diferente para você. Nosso convite é que você pare por alguns minutos o que está fazendo (ou deixe para daqui a pouco o que irá fazer) para se inspirar um pouco. Neste artigo, vamos falar de uma das referências da área de contabilidade: o renomado Eliseu Martins.

Quem é da área com toda certeza já ouviu esse nome. Aliás, se você der um google, verá que ele figura na lista dos grandes contabilistas para se inspirar (ou seja, merece toda nossa atenção, não é mesmo?). Por isso, nós, que gostamos de inspirar nossos leitores (casos de sucesso e controller cast são dois exemplos de materiais inspiradores) falaremos hoje do professor Eliseu Martins. Vamos lá?

Era uma vez Eliseu Martins

Autor eliseu martinsNascido em 1945, na cidade de Albertina (MG), Eliseu Martins tem na bagagem algumas boas realizações. Para início de conversa, ele é um dos principais representantes aqui no Brasil da escola americana de contabilidade. Defensor acirrado da inclusão de disciplinas humanísticas na formação do contador, é também o nome responsável pela reformulação do currículo de Ciências Contábeis na década de 80.

Consultor, palestrante e autor de best-sellers de sua área, Eliseu Martins graduou-se em Contadoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Em 1972 apresentou sua tese de doutorado intitulada “Contribuição à evolução do ativo intangível” (já viu nosso artigo sobre Como contabilizar um Ativo Intangível?). Sete anos depois, foi publicada sua tese de livre-docência “Aspectos do lucro e da alavancagem financeira no Brasil” (aqui no blog já falamos de alavancagem financeira e operacional).

Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, fez diversos cursos de Pós-Graduação nos EUA e na França. Na sua trajetória profissional, o mineiro:

  • Foi duas vezes diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quando implantou a Correção Monetária Integral no Mercado de Capitais no Brasil (o modelo foi inclusive adotado por diversos países e organizações);
  • Integrou a diretoria do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil);
  • Representou o Brasil em assuntos de contabilidade junto à ONU;
  • Dirigiu a área de Fiscalização do Banco Central e integrou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), do qual atualmente é membro convidado;
  • Foi diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil;
  • Exerceu os cargos de Assessor do Secretário da Fazenda do Município de São Paulo e Assessor do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo,
  • Entre outras funções.

Nessa rápida introdução, você viu que Eliseu Martins ajudou o Brasil a refletir sobre o papel do contador. Além disso, buscou sempre levar mais praticidade à vida dos profissionais contabilistas. Por essas e outras, Martins já recebeu diversas homenagens, dentre elas o Prêmio Prof. Eliseu Martins, oferecido pela Fucape (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças) às melhores monografias da área de negócios.

Livros de Eliseu Martins (contabilidade)

Claro que se vamos falar de um dos mais ilustres contabilistas do país, temos que citar suas obras. Na lista de livros de Eliseu Martins estão:

Avaliação de empresas: Da Mensuração Contábil à Econômica

O livro se propõe a apresentar a evolução na avaliação patrimonial, discutindo a validade dos principais critérios de avaliação até hoje conhecidos. A obra se destina a profissionais, professores e estudantes das áreas de Contabilidade, de Finanças e de Economia. Mais informações aqui.

Aprendendo Contabilidade em moeda constante

O livro é resultado da união entre o trabalho da equipe de professores e pesquisadores da FIPECAFI/FEA/USP e o incentivo e apoio material do Conselho Federal de Contabilidade. De acordo com a sinopse, a obra pretende levar o leitor a estudos mais avançados, enfocando prestação de serviços e aplicações financeiras, atividades comercial e industrial, demonstrações de resultados mensais e dos resultados acumulados, balanços patrimoniais, ganhos e perdas nos itens monetários e análise comparativa entre resultados mensais pela correção legal e pela correção integral. Saiba mais.

Contabilidade de Custos Eliseu Martins

Contabilidade de custos eliseu martins

Assim como Eliseu Martins desponta em qualquer lista dos mais ilustres contabilistas do nosso Brasil, Contabilidade de Custos é o livro que com toda certeza estará nas relações das principais obras de contabilidade. Em sua 10ª edição, conforme descrito na sinopse, a obra é “a adaptação de seu texto às disposições dos Pronunciamentos Técnicos CPC, especialmente do CPC 16, que trata da valoração de estoques, e das Leis 11.638 e 11.941. Ajustado às mais recentes evoluções conceituais e às novas tendências de utilização da Contabilidade de Custos para fins decisórios, gerenciais, este texto reúne uma série de características que o diferenciam positivamente”.

Contabilidade de Custos (Eliseu Martins) é o livro mais vendido até hoje no Brasil na área de contabilidade. Saiba mais.

Análise da Correção Monetária das Demonstrações Financeiras

Este livro de Eliseu Martins aborda temas como:

  • Administração Financeira
  • Alavancagem financeira
  • Aspectos contábeis e patrimoniais da correção monetária.
  • Lucro
  • Inflação
  • Correção Monetária.
  • Economia inflacionária
  • Etc.

Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: uma Abordagem Crítica

A obra tem como objetivo mostrar a real potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro, e de evidenciar suas limitações à luz de diversos fatores. É indicada como livro-texto para a disciplina Análise de Demonstrações Contábeis dos cursos de pós-graduação (doutorado, mestrado e especializações e MBAs) em Contabilidade, e para profissionais especialistas da área de análise de balanços avançada. Saiba mais.

Contabilidade Introdutória (livro texto e livro-exercício)

Leitura obrigatória para os iniciantes na área contábil, a obra foi escrita por alguns dos melhores professores da Universidade de São Paulo, dentre eles, Eliseu Martins. Contabilidade Introdutória aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais. Saiba mais.

Teoria da Contabilidade: Uma Nova Abordagem

Professor Eliseu Martins

O livro se propõe a auxiliar professores e estudantes a entenderem, com maior profundidade, questões essenciais da contabilidade, bem como a refletir sobre assuntos contábeis no Brasil e no mundo. O texto traz avanços recentes em áreas correlatas à contabilidade (economia e sociologia, principalmente) para auxiliar no tratamento de problemas contábeis. Saiba mais.

Contabilidade das Sociedades por Ações

O livro foi encomendado pela CVM e causou uma verdadeira revolução na comunidade contábil, pois modificou a atuação prática dos contabilistas. É tido como um dos principais manuais aplicados a sociedades. Considerada a bíblia dos contadores, a obra deve ser o livro de cabeceira de contadores em formação ou recém-graduados. Dentre os assuntos abordados destacam-se: normas, interpretações legais e orientações diversas relacionadas à harmonização contábil com a adoção de regulamentos internacionais. Saiba mais.

Por que é importante nos inspirarmos?

Agora que vimos sobre Eliseu Martins e suas obras, não podemos esquecer de falar da importância de estarmos por dentro dos principais nomes da contabilidade, controladoria e área de finanças. Pessoas como Martins nos oferecem a oportunidade de alavancarmos nossos conhecimentos e nos aprimorarmos como profissionais.

Em outra oportunidade já falamos sobre os principais livros de contabilidade. Conhecer essas obras e os nomes por trás delas é fundamental também para que possamos sempre subir os degraus em nossas carreiras.

Falar em Gestão da Carreira é, claro, falar sobre o Plano de Carreira. A partir do momento que você tem um planejamento, mais fácil fica pensar em evolução profissional. Tudo inicia com as metas e, a partir delas, você pode ver o que precisa aprender para chegar onde deseja. Quem sabe não está na hora de ler ou reler algo de Eliseu Martins? Iniciar um curso? Assistir a palestras?

O plano de carreira ajudará a definir os caminhos e as ferramentas a serem utilizadas para atingir seus objetivos. Mas, não adianta ficarmos na teoria, não é mesmo? Pensando nisso, elaboramos o E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria.

No material, apresentamos o passo a passo de como criar o seu próprio plano. É uma verdadeira mão na roda para todos que querem obter sucesso na carreira e se te interessar, clique no banner e faça o download gratuito:

 

Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

 

Para fechar

Já havíamos citado Eliseu Martins em nosso post sobre principais livros de contabilidade. Neste artigo que chega ao fim resolvemos trazer um pouco mais do profissional, que com toda certeza contribuiu muito para que a área contábil tivesse seus avanços aqui no Brasil.  

E se você precisa de mais inspirações, ou quer aprender um pouco mais dos diferentes assuntos da área de finanças, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Esperamos vê-lo por aqui outras vezes! E não esqueça: deixe um comentário contando o que achou deste post sobre Eliseu Martins e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Talvez você também queira ler um destes:


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login