Procura vagas para controladoria? Saiba aqui como encontrar e obtenha dicas de como destacar suas habilidades de controller (e elaborar um CV de sucesso)

Publicado dia 7 de julho de 2017

Como encontrar vagas para controladoriaO mercado está competitivo e todos sabemos disso. Inclusive, uns dizem que toda essa competitividade faz parecer como se estivéssemos numa selva, com o lema: salve-se quem puder!

Talvez, o ideal seria imaginarmos um cenário mais esportivo. Pense que você e centenas de pessoas estão prontas para participarem de um triathlon (aquele esporte com combinação de natação, ciclismo e corrida). Você sabe que para atingir a meta de subir no pódio é preciso ser bom nas três modalidades.

Acontece que você não é o único que sabe disso e, por isso, a competição será dura. A diferença é que você fez um treino especial e pegou dicas estratégicas para melhorar sua performance.

Agora, traga esse exemplo para o concorrido mundo de quem busca recolocação no mercado. Ao invés de nadar, pedalar e correr você está procurando por: vagas para analista financeiro e vagas para controladoria. Assim como você, outros profissionais igualmente qualificados estão na mesma busca. Então, como se diferenciar ?

Nós, da Treasy, temos a resposta e ela se encontra neste post mais do que completo. Aqui damos muitas dicas para ajudá-lo a ter sucesso em sua busca: desde habilidades de um controller, passando pela descrição do cargo, perguntas na hora da entrevista, dicas de como fazer um bom currículo e mostramos uma plataforma para você encontrar a tão sonhada vaga. Boa leitura!

Primeiro, vamos falar o que faz um controller

Se você está lendo esse artigo é porque busca recolocação na área de planejamento e controladoria e quer saber como se tornar um controller ou porque procura por uma oportunidade de crescimento. Seja qual for o caso, a primeira dica que damos é: tenha sempre em mente a importância do seu papel.

Vagas para controladoria controller

O controller é aquele profissional responsável pela gestão financeira e gestão orçamentária da empresa. Em muitos casos reporta-se diretamente ao CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro) (isso varia de empresa para empresa, de acordo com o porte da organização). Em suma, na carreira o controller exerce um papel essencial para ajudar a organização a manter-se no trilho do seu planejamento estratégico, tático e operacional.

Ser um profissional de controladoria é uma responsabilidade e tanto, não é mesmo? Estamos falando isso porque entendemos que o cenário lá fora pode não ser muito animador, mas queremos que você, ao procurar por uma vaga ou seguir para uma entrevista, vá com a confiança de que seu papel é primordial para o crescimento da empresa.

Como dizem, confiança é o primeiro passo para o sucesso. Aqui não vamos nos alongar sobre a relevância do papel do profissional de controladoria, mas para você ter tudo na ponta da língua, salve a leitura deste artigo: A importância do Controller nas empresas: seja um Analista ou Gerente de Controladoria, saiba tudo sobre o pilar de apoio às decisões empresariais.

Dito isso, antes de partirmos para a descrição de cargo para controller, dicas de como fazer um bom currículo de controller, habilidades do controller e as vagas de emprego para controladoria, lembre-se de que nada começa sem as metas terem sido traçadas (não é à toa que o planejamento estratégico é o primeiro passo para uma empresa de sucesso). Assim, começamos com uma dica rápida:

Plano de Carreira para o Profissional de Controladoria

Gerenciar a carreira é importante inclusive para quem busca recolocação. Ao ter um plano de carreira fica mais fácil saber o que você procura e pensar em evolução profissional. Além disso, fará com que você busque por aprendizado constante de como se tornar um controller de sucesso. Como veremos mais adiante, se você procura por vagas para controladoria essa é uma das habilidades desejadas pelos recrutadores.

Portanto, ao ter traçado onde você deseja chegar (metas) não esqueça de elaborar seu Plano de Carreira para definir os caminhos e as ferramentas a serem utilizadas para atingir seus objetivos. Isso o deixará em contato com o mercado e por dentro das novidades da área.

Com o objetivo de ajudá-lo nessa trajetória, elaboramos o E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria. Clique no banner e acesse gratuitamente:Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

Ficou curioso? Veja esse vídeo rápido com mais alguns Insights sobre o plano de carreira do profissional de controladoria e o que será abordado nesse e-book:

Neste material mostramos o passo-a-passo de como criar o seu próprio plano. É uma verdadeira mão na roda para todos que querem obter sucesso na carreira de controladoria e na empresa. Por isso, acesse!

E já que o assunto é vagas de emprego para controllers nada mais justo do que começarmos abordando o tipo de profissional de controladoria que as empresas procuram.

Descrição do cargo de controller

Primeiro, para saber melhor sobre a descrição do cargo de controller, uma boa pedida é ficar bem por dentro das funções desse cargo. Para isso, separe dois artigos para ler depois:

Bom, de modo geral, vagas de emprego para controladoria buscam por profissionais com experiência em:

Claro que a lista de descrição do cargo de controller é extensa e varia de acordo com a vaga e as funções do controller exigidas, mas aqui procuramos colocar o que é visto como uma demanda geral do mercado. No quesito educação as vagas de emprego para controladoria pedem Graduação em Ciências Contábeis ou, muitas vezes, Graduação em Administração de Empresas ou correlata. Cargos de coordenador e gerente de controladoria pedem ainda por pós-graduação ou MBA em áreas como: Finanças e Controladoria, Planejamento Estratégico ou Gestão Empresarial.

A área de controladoria utiliza muitos termos em inglês e o idioma é requerido dependendo da empresa e do nível do cargo. Caso você ache que precisa se especializar para sua carreira de controller fique por dentro das principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial, confira aqui: Quais são as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Habilidades procuradas em vagas para controladoria

Seja para vagas de controladoria ou para vagas de analista financeiro, o fato é que um controller com nível superior é um membro crucial para uma equipe de gerenciamento sênior. Ao procurar por um profissional qualificado, a descrição de cargo controller geralmente elenca as seguintes habilidades:

#01 Contabilidade: em primeiro lugar, um controller deve ter uma forte compreensão de todas as funções de um departamento de contabilidade, incluindo contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e compensação. Portanto, para quem é ou busca como se tornar um controller, precisa ter um sólido conhecimento de contabilidade técnica. Em empresas maiores é requisito obrigatório ter, inclusive, experiência comprovada com a Contabilidade Internacional (certificações e diplomas como CertIFR e DipIFR podem ser um grande diferencial).

#02 Experiência na indústria: suponha que a vaga de emprego para controller seja para o segmento automotivo. Experiência no ramo da indústria (no caso, automotiva) é um grande diferencial pois cada setor possui suas regras de reconhecimento de receita e regulamentações. Alguém de fora da indústria não terá a experiência técnica necessária para entender essas práticas.

#03 Paixão pelos detalhes e habilidade para explicá-los: já comentamos que na carreira os controllers têm a capacidade de traduzir números de indicadores financeiros e relatórios gerenciais de uma maneira que seja compreensível para diretores de diversas áreas. Portanto, possuir excelentes habilidades de comunicação é crucial para o profissional.

Lembre-se que  uma das funções do controller é mostrar que sabe transmitir informações difíceis e densas de forma precisa e fácil de compreender. Além disso, profissionais da controladoria que sabem se comunicar estão ainda mais aptos a fornecer à empresa análises valiosas que serão úteis nas tomadas de decisão.

#04 Organização: qualquer vaga de controladoria requer que o profissional acompanhe uma variedade de informações muitas vezes espalhadas em planilhas. Um software facilita a vida da área de finanças, mas independente disso, ter organização é fundamental

#05 Conhecimento aprofundado de toda a função financeira: empresas procuram por profissionais que mostrem que possuem experiência e/ou conhecimento em como gerenciar todos os aspectos financeiros da empresa. Essa habilidade é especialmente necessária porque o controller é o braço direito do CFO.

#06 Liderança: você vai concordar que qualquer vaga para financeiro requer um profissional apto a trabalhar em equipe. Especificamente para preencher uma vaga de controladoria busca-se por pessoas com capacidade de gerenciar, orientar e dirigir uma equipe que trabalha duro (especialmente durante o final do mês).

#07 Bom relacionamento: para elaborar o orçamento empresarial os controllers precisam se reunir com diretores de todos os departamentos da estrutura organizacional. Além disso, o profissional de controladoria está constantemente analisando e avaliando o desempenho de cada setor a fim de verificar se está tudo de acordo com o planejamento estratégico (e dentro do orçamento, claro).

#08 Por isso, lembre-se que assim como é importante comprovar suas habilidades técnicas, é essencial também mostrar sua capacidade de trabalhar em equipe, negociar com sucesso e resolver conflitos.

#09 Experiência em melhoria de processo: vagas de emprego para controladoria geralmente exigem que candidatos possam apresentar exemplos de terem realizado mudanças de processo. Isso porque na carreira o controller deve continuamente procurar por maneiras de tornar a empresa mais rápida, eficiente e econômica. Candidatos que mostram iniciativa sempre ganham pontos.

#10 Aptidão dos sistemas: empresas procuram por profissionais “hands-on” e com conhecimento aprofundado de Excel ou sistemas de ERP. Muitas vezes, a empresa busca mudar ou atualizar seus sistemas financeiros e o controller precisa estar envolvido no processo de seleção, teste e implementação.

#11 Desejo de continuar aprendendo: como acontece com todas as funções, a área financeira e de controladoria requer profissionais que estejam focados no aprendizado contínuo. Por isso, busque sempre atualizar-se e mostre que você está sempre buscando por aprendizado na área (já viu nosso artigo sobre as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil?)

E se você quer conferir na prática, ouça a entrevista do Rafael Martins no Controller Cast em que ele conta como conseguiu fazer a transição de carreira do Financeiro para a Controladoria:


  • Vagas para controladoria e a entrevista de emprego: algumas perguntas feitas a controllers

    Claro que não temos como garantir que quaisquer dessas perguntas serão feitas a você nas vagas de emprego para controller, mas elas servem como um guia para que você tenha uma base do que recrutadores procuram. Além disso, ajuda bastante a praticar antes de uma entrevista de emprego.

    01 – Quais as medidas que você tomou para reduzir as despesas e/ou aumentar as receitas nas empresas pelas quais trabalhou? 

  • Dicas Treasy:

    02 – Qual é sua experiência no estabelecimento de controles financeiros internos?

  • 03 – Quais são as melhorias processuais que você já realizou?
  • 04 – Você é capaz de explicar assuntos financeiros de forma que a equipe de gerenciamento possa entender?
  • 05 – Se você começasse amanhã, qual seria a primeira coisa que você olharia para identificar como poderíamos aumentar nossas receitas ou rentabilidade?
  • Dica Treasy:

    06 – Como nossa empresa se beneficiará em tê-lo como controller?

  • 07 – Muitas vezes, as empresas têm prioridades conflitantes. Por exemplo, o marketing quer gastar mais dinheiro para gerar leads, enquanto o atendimento ao cliente acha que precisa de mais dinheiro para reter os clientes existentes. Você já lidou com esse tipo de conflito?
  • Dicas Treasy:

    08 – Qual é o maior desafio que você enfrentou em sua carreira de controller (ou qualquer outra função) e como você lidou com isso?

  • Dica Treasy:

    09 – De que maneiras você ajudou outros membros da equipe a melhorarem suas habilidades?

  • 10 – Como você se classificaria como motivador?
  • 11 – Que medidas você toma para se qualificar?
  • 12 – Quais qualidades você procuraria por alguém na área financeira?Claro que não poderíamos deixar de citar a clássica:
    • Por que você é o melhor candidato para esta posição?

    Aliás, falando de clássicas, 90% dos recrutadores perguntam sobre forças e fraquezas do candidato, bem como as famosas “por que você quer trabalhar conosco?” e “onde você se vê em 5/10 anos?”.

    Vagas de emprego para controller: dicas para conseguir recolocação

    Vagas para controladoria dicas

    Em primeiro lugar, tenha uma coisa em mente: vagas de controladoria podem indicar, no futuro, um trampolim para uma posição de gestão. Isso porque na grande maioria dos casos é nos controllers que diretores financeiros e executivos depositam sua confiança quando o assunto é assumir a responsabilidade pelas finanças da empresa.

    Justamente pelos profissionais de controladoria  exercerem uma função de peso, os recrutadores exigem cada vez mais de seus candidatos. Por isso, a primeira dica é: estude, estude e estude. O mercado competitivo é uma selva e, por isso, pequenas atitudes fazem muita diferença.

    Por exemplo, sabemos que especializações exigem um certo investimento financeiro, mas procure por cursos online gratuitos, vídeos em Youtube, e-books gratuitos, webinars, enfim, por qualquer forma de conteúdo que faça com que seu conhecimento aumente. Na hora da entrevista, mostre ao recrutador que mesmo procurando por qualificação você continua atualizando na sua carreira de controller (aproveite os materiais educativos gratuitos da Treasy!).

    Networking é igualmente essencial para a carreira de controller ou qualquer carreira. Primeiro porque alguém pode ficar sabendo de uma vaga de seu interesse e passar a você. Segundo porque o contato e a troca de experiência com outros profissionais da área ajudam a fazê-lo conhecer os desafios superados pelos colegas e suas trajetórias.

    Além de ser útil para o planejamento de carreira, essa prática vai ajudá-lo a continuar em contato com a Área de Planejamento e Controladoria. Se você não sabe por onde começar, damos uma mãozinha com o nosso Controller Cast.

    O Controller Cast é essencial se você busca como ser um controller de sucesso. É um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas. Acesse!

    Controller Cast - Podcast para área de Controladoria

    Bom, e além de buscar conhecimento e fazer networking, aproveite as facilidades do mundo digital e participe dos grupos de LinkedIn relacionados à Controladoria e Finanças. São centenas de grupos destinados a discutir sobre assuntos pertinentes à área e a iniciar debates enriquecedoras sobre atividades que fazem parte da rotina de um controller. Essa é uma lista dos principais grupos:

    Mas se você faz tudo isso e quer um algo a mais, então prepare-se para nossa dica de ouro.

    Como encontrar vagas de emprego para controladoria?

    Depois de falarmos sobre o que faz um controller, plano de carreira do profissional de controladoria, habilidades requeridas, qualificações e entrevista de emprego, nada mais natural do que entregarmos o ouro.

    Além de termos um espaço todinho voltado à divulgação de materiais gratuitos que desenvolvemos para ajudar controllers a realizarem suas atividades, e de mantermos nosso blog ativo com posts que buscam resolver problemas, decidimos ir além.

    Assim, criamos uma plataforma de vagas para controllers que procuram emprego e empresas que buscam por profissionais para alavancar (ou formar) a área de controladoria. Clique no link: plataforma de vagas para Controladoria.

    Nosso intuito é que plataforma de vagas para controllers conecte pessoas que entendam do assunto e abra muitas oportunidades. Bom, e não podíamos encerrar esse post sem uma dica valiosíssima.

    Dicas pra fazer um bom currículo (+ bônus)

    Vagas para controladoria CV

    Até aqui vimos sobre:

    • A importância do profissional de controladoria (ok, você já sabia disso, mas sempre bom reforçar);
    • O plano de carreira para controller;
    • Descrição de cargo;
    • Habilidades desejadas;
    • Algumas perguntas feitas a controllers;
    • Dicas para recolocação; e
    • Como encontrar vagas para controladoria (com uma super dica de plataforma de vagas).

    Então, está na hora de colocar tudo o que vimos no papel, ou seja, partir para o famoso Curriculum de um controller (ou analista de controladoria). Existem vários modelos de currículos, mas em geral os tópicos são:

    • Dados Pessoais
    • Objetivos
    • Qualificações
    • Formação Acadêmica
    • Experiência Profissional
    • Idiomas
    • Cursos

    Especialistas recomendam que o currículo tenha no máximo duas páginas e contenham apenas as informações necessárias para o cargo. Alguns cuidados que não devem ser esquecidos:

    • Nunca minta! Lembre-se que qualquer mentira pode e será desmascarada na hora da entrevista. Então, seja sincero e não faça feio.
    • Mantenha o bom português. Seja na hora de mandar um e-mail se apresentando ou no CV em si, esteja muito atento às regras gramaticais e concordância. Na dúvida, pergunte para alguém ou pesquise.
    • Mantenha o CV atualizado. O seu currículo de controller é o primeiro contato da empresa com você. Por isso, insira sempre as informações mais atualizadas e relevantes.
    • Conteúdo objetivo e conciso. Mencione apenas o necessário e evidencie habilidades, conquistas e experiências. O currículum de controller deve despertar o interesse do entrevistador em conhecer mais sobre você.
    • Opte por letra Arial, tamanho 12.

    Para te dar uma forcinha nessa tarefa, fizemos um modelo de currículo de controller para você. Confira aqui:

    Modelo Currículo Profissional de Controladoria

    Anotou as dicas? Então agora é só colocar a mão na massa, formatar seu currículo e ficar de olho nas vagas para controladoria na plataforma que criamos.

    Está pronto para a competição e conseguir uma vaga de emprego para controller?

    A competição começou e embora pareça que todos estejam empatados, sabemos que você tem todas as condições de terminar em primeiro lugar. Neste artigo procuramos deixar as principais dicas e esperamos ter te ajudado.

    Não esqueça de se cadastrar na plataforma de vagas de emprego para controller porque assim você estará por dentro das melhores oportunidades. Para encerrar, deixamos aqui algumas dicas de leitura referentes à gestão orçamentária:

    E agora conte logo abaixo, nos comentários, se esse artigo foi útil para você. Aproveite e compartilhe conosco suas dicas ou algo que você ache que vá ajudar um colega. Vamos enriquecer essa discussão e ajudar mais profissionais a encontrarem vagas para controladoria. Sucesso para todos nós!


Também publicado em Medium.

Home Fóruns Procura vagas para controladoria? Saiba aqui como encontrar e obtenha dicas de como destacar suas habilidades de controller (e elaborar um CV de sucesso)

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Renata Freitas de Camargo 2 anos, 2 meses atrás.

Procura vagas para controladoria? Saiba aqui como encontrar e obtenha dicas de como destacar suas habilidades de controller (e elaborar um CV de sucesso)

Você deve fazer login para responder a este tópico.