Menu

[Planilha] – Modelo de Análise e Simulação de Cenários

Publicado dia 18 de Janeiro de 2014

Você que já acompanha nosso blog, sabe da importância do planejamento e orçamento, para sua empresa estabelecer as metas e objetivos que deseja atingir, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.

E não basta apenas realizar o orçamento empresarial. É necessário que sua empresa faça o acompanhamento mensal dos resultados, e até mesmo realizando revisões orçamentárias (forecasts) quando necessário, para evitar que desvios impeçam de atingir os objetivos planejados.

Dentro desta temática, uma das ferramentas mais importantes que o gestor tem a sua disposição é a realização de simulações e análise de cenários.

planilha para análise e simulação de cenários

A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas diversas variáveis e avaliado os impactos no resultado da empresa.

Estas variáveis podem ser internas (podem ser controladas) ou externas a empresa (não podem ser controladas), como uma variação cambial, flutuações na taxa de juros, redução de custos, corte ou contratação de pessoal, realização de investimentos de ampliação ou atualização das plantas fabris, aumento da receita por meio da abertura de novos canais ou mesmo pela ampliação da força de vendas, etc.

São inúmeras as premissas orçamentárias (variáveis) que podem ser alteradas causando impacto nos resultados planejados. Essas premissas variam de acordo com o porte ou setor de cada empresa, mas o fato é que a análise e simulação de cenários é uma necessidade a qualquer empresa, independente do tamanho ou setor de atuação.

Por isto, neste artigo estamos colocando uma planilha com um modelo para simulação de cenários que pode ser baixada gratuitamente. O Daniel Fernandes, Diretor Comercial da Treasy, explica nesse vídeo como utilizar a planilha de Simulação.

A planilha é bem simples de usar. Basta preencher a previsões de entradas e saídas em cada uma das abas, e no final você pode ver o comparativo entre as simulações.

Deixamos a planilha preparada para três simulações (um cenário realista, um cenário otimista e um cenário pessimista). Mas você pode (e deve) duplicar as pastas e criar várias outras simulações de cenários. Quanto mais, melhor sua empresa estará preparada para as situações que podem surgir.

Modelo para Análise e Simulação de Cenários Financeiros
Toda semana publicamos artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico e financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *