Quem é Ricardo Amorim? Sobre o economista mais influente do Brasil e autor de Depois da Tempestade

Publicado dia 29 de março de 2017

Ricardo Amorim

A palavra “crise” nunca foi tão escrita, falada e ouvida como nos últimos anos. Inclusive nós, da Treasy, já publicamos um artigo sobre o tema adaptando-o, claro, ao nosso universo em o Fluxo de Caixa em momentos de crise: um aliado perfeito para sua empresa!. Quando pensamos em crise, pensamos em orçamento e em finanças, associamos com economia e lembramos de especialistas que discutem o assunto com propriedade. Assim, lembramos do economista Ricardo Amorim, que também é palestrante, consultor e autor.

Nas palavras dele, “as oportunidades não surgem quando todo mundo está otimista, mas sim quando todos estão pessimistas”. A frase resume sua convicção de que é possível termos um Brasil diferente, pois a economia é cíclica. Como ele mesmo fala, crises vêm e vão.

Sobre o tema, Ricardo Amorim, um dos apresentadores do Manhattan Connection (programa brasileiro de televisão com foco em economia e política, é transmitido direto de Manhattan – Nova Iorque) lançou, em 2016, o livro “Depois da Tempestade”. Também muito conhecido por suas palestras, Ricardo Amorim acredita que as oportunidades estão batendo na nossa porta e que há, sim, uma luz no fim do túnel para nossos bolsos e fluxos de caixa.

Para conhecermos melhor o consultor econômico de maior sucesso no Brasil, resolvemos dedicar um artigo inteiro sobre a biografia de Ricardo Amorim. Confira, então, o que preparamos para você.

Quem é o economista Ricardo Amorim?

Quem é Ricardo Amorim

Ricardo Amorim nasceu em 12 de fevereiro de 1971 e trabalha desde 1992 no mercado financeiro. Em 2015 ele foi eleito pela revista Forbes como as 100 pessoas mais influentes do Brasil. Em 2016 entrou para a lista dos 10 brasileiros mais influentes do LinkedIn (conheça seu perfil na rede). Então, dizer que Ricardo Amorim é o nome que associamos quando o assunto é economia seria o mesmo que chover no molhado.

Exatamente por isso temos que destacar sua trajetória. Amorim é formado em economia pela USP e pós-graduado em Administração em Finanças Internacionais pela ESSEC (École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales), em Paris.

Desde que iniciou sua atuação no mercado financeiro, em 1992, Ricardo Amorim já passou por Nova York, Paris e São Paulo. Independente do lugar, sempre exerceu as funções pelas quais tornou-se renomado: economista e estrategista de investimentos.

Às conquistas do economista Ricardo Amorim, acrescentamos outro grande feito. Ele é o único brasileiro a constar na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner. E não para por aí! Em 2016 ganhou o prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, dado pelos portais Jornalistas&Cia e Maxpress.

Ok, então temos um economista, estrategista de investimentos, palestrante e colecionador de diversos prêmios. Mais alguma coisa? Claro! Desde 2003 Ricardo Amorim faz parte da equipe de apresentadores do Manhattan Connection, o programa é exibido pela Globo News aos domingos, às 23h.

Mas não paramos por aí! O economista possui uma coluna na revista Isto é. Se quiser acompanhar outros artigos escritos por ele, você pode acessar o blog do economista Ricardo Amorim nesse site. Por fim (e não menos importante), Ricardo Amorim presta consultoria por meio da própria empresa, a Ricam Consultoria.

Consultoria e Ricardo Amorim: conheça a Ricam Consultoria

A missão da Ricam Consultoria é a de assessorar clientes a se colocarem um passo à frente no que diz respeito às tendências brasileiras e globais para, com isso, maximizarem oportunidades.

Dentre os clientes atendidos pela consultoria de Ricardo Amorim, estão nomes como AMCHAM, Fiat, Oracle e Votorantim. Para mais informações sobre a Ricam Consultoria, acesse o site da empresa.

O palestrante Ricardo Amorim

Economista Ricardo Amorim

Antes de mais nada, podemos dizer de boca cheia que existe algo em comum entre a Treasy e Ricardo Amorim. O que seria isso?

Bom, aqui na Treasy nós queremos simplificar a gestão orçamentária. Já o economista, utilizando uma linguagem de fácil entendimento, consegue simplificar temas atuais que poderiam ser difíceis de compreender e traduzi-los para uma linguagem mais acessível. Não é à toa que em seu canal no YouTube seu slogan é “Economia. Sem economês”.

Por esse motivo, o palestrante Ricardo Amorim atinge desde estudantes a grandes executivos. Por trabalhar com um público diversificado, as palestras de Ricardo Amorim são sempre personalizadas para seus espectadores e objetivos dos organizadores.

Dentre os temas abordados estão (informações retiradas do site):

  • Como prosperar na crise?
  • Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?
  • Por que e como o desenvolvimento acelerado do consumo e do varejo no Brasil serão retomados?
  • Agronegócio: por que o Brasil deve ultrapassar os EUA e se tornar o maior exportador de alimentos do mundo, gerando grandes oportunidades de negócios?
  • Revolução tecnológica, mudanças demográficas e sociais e megatransformações no setor de saúde brasileiro
  • Renascimento da indústria no Brasil? Desvalorização cambial, ajustes e oportunidades
  • Como a crise da educação pública cria megaoportunidades para universidades e escolas privadas
  • Transição para uma sociedade de serviços: oportunidades e desafios.

Claro que assistir a uma palestra de Ricardo Amorim não é privilégio somente nosso. Para ter uma ideia da sua fama, basta dizer que suas palestras sobre economia e tendências no Brasil e exterior já foram parar do outro lado do mundo, no Japão; do outro lado do Atlântico, na Europa e em outros países da América Latina e na América do Norte (Estados Unidos).

No país norte-americano, por exemplo, Amorim esteve presente inclusive nas renomadas universidades de Harvard e Columbia. Além disso, o economista já dividiu painéis com presidentes, economistas ganhadores do Prêmio Nobel, ministros de estado e presidentes de bancos centrais.

Já que estamos falando das palestras de Ricardo Amorim, confira um trecho do vídeo (menos de 6 minutos) de 2015 sobre oportunidades em meio à estagnação. O tema ainda continua muito atual!

Economista Ricardo Amorim e o livro Depois da Tempestade

Ricardo Amorim depois da tempestade livroEm 2016, Ricardo Amorim lançou seu novo  livro de economia, “Depois da Tempestade”. Para falar sobre a obra, nada melhor do que utilizar as palavras do autor: “tivemos todas as crises a que tivemos direito. Umas das coisas mais graves que essas crises conseguiram fazer conosco foi nos convencer que esse país não tem jeito. Como eu estou convencido do contrário, resolvi escrever o livro”.

Para o apresentador do Manhattan Connection a economia é cíclica. Exatamente por isso que talvez depois de um ciclo de frustrações nosso país possa vislumbrar grandes e positivas mudanças. E essa é a reflexão a que o livro se propõe.

Portanto, em “Depois da Tempestade” Ricardo Amorim aborda, de forma muito didática, questões sobre:

  • Como chegamos à mais profunda recessão em um século;
  • Que erros nos levaram à crise;
  • Como saíremos dela;
  • Por que a recuperação econômica surpreenderá pela força;
  • Como sustentar a recuperação inicial e
  • Quais lições podemos tirar disso tudo.

Para saber mais sobre o livro, compartilhamos um vídeo onde quem dá a palavra é o próprio autor da obra:

Você também pode encontrar o livro Depois da Tempestade de Ricardo Amorim na Saraiva ou em e-book nesse site.

Os artigos do economista Ricardo Amorim

Como já dissemos, Ricardo Amorim foi eleito como um dos 10 brasileiros mais influentes do LinkedIn. A fama se deve, principalmente, aos seus artigos que não apenas apresentam panoramas da economia em diversos setores, como deixam lições que podem ser utilizadas em diversos momentos atravessados pela economia nacional e mundial.

Muitos dos artigos de Ricardo Amorim são traduzidos para o inglês, como no caso de Recession is over. Is it? que possui o original em português A recessão acabou. Mesmo?!. Isso é mais uma prova de que Amorim é figura ouvida e lida em várias partes do mundo.

Sempre atento ao panorama político-econômico, ele utiliza seus artigos para também expressar sua opinião. Um exemplo disso está em O irresistível charme dos populistas. Aliás, quem segue o economista Ricardo Amorim em suas redes sociais (LinkedIn, Twitter e Facebook) já está acostumado tanto com informações sobre o mercado quanto também com suas opiniões.

Ricam Consutoria linkedin

Ricam Consultoria twitter

E para você ver com seus próprios olhos o que falamos até aqui, abaixo listamos os 10 melhores artigos de Ricardo Amorim em 2016:

  1. Hora de investir em imóveis
  2. O Reino Unido deixará a União Europeia. E você e o seu dinheiro com isso?
  3. A tomada de três pinos, a Olimpíadas, a corrupção e a gastança pública
  4. 10 passos para jogar a economia brasileira no buraco… e um passo para tirá-la de lá
  5. E agora, Brasil?
  6. A hora da verdade de Michel Temer
  7. 5 sementes de um novo Brasil
  8. A PEC e as mentiras
  9. Procuram-se líderes
  10. E agora, Temer?

Por fim

Falar sobre o economista Ricardo Amorim é fácil, especialmente porque é um nome encontrado pela maioria das pessoas que já foram ao Google para saber sobre previsões da nossa economia.

Aliás, aqui precisamos destacar que quando falamos de previsões de Ricardo Amorim estamos muito longe de embarcar em terreno esotérico. O economista, com perfil observador e muito atento à história e aos processos, é hoje a voz mais ouvida no Brasil quando o assunto é cenário econômico e tendências mundiais.

Além de trazer informações muito bem apoiadas por números e estatísticas, o economista Ricardo Amorim aproxima um mercado tão complexo quanto o financeiro de pessoas dos mais variados backgrounds.

Como vimos, ele consegue isso utilizando uma linguagem fácil e acessível para que, assim, o conhecimento seja compartilhado. Compartilhamento de conhecimento é, aliás, algo que nós aqui na Treasy prezamos muito. Tanto é que sempre buscamos em nosso blog abordar assuntos que profissionais da área de Planejamento e Controladoria possam se interessar (como este texto sobre Ricardo Amorim).

Por falar nisso, além dos nossos artigos semanais disponibilizamos diversos materiais gratuitos para download, como e-books, white papers, webinars e infográficos.

Banner Treasy Materiais Educativos

Além do que foi mencionado você encontrará também dezenas de templates de planilhas e outros materiais prontos para suas principais atividades. Nossa intenção é que você se inspire em nossos artigos e consiga colocar a mão na massa!

Falando sobre inspiração, nada melhor para inspirar-se do que conhecer um pouco mais sobre alguém que é considerado um expoente da economia do nosso país, não é mesmo? Por isso, esperamos que este artigo sobre Ricardo Amorim inspire você e sua empresa a acreditar sempre no crescimento econômico. Algo que todos aqui da Treasy também acreditamos.

E se esse artigo foi útil – e inspirador – para você, não esquece de compartilhar com seus colegas!


Também publicado em Medium.

Home Fóruns Quem é Ricardo Amorim? Sobre o economista mais influente do Brasil e autor de Depois da Tempestade

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Renata Freitas de Camargo 2 anos, 2 meses atrás.

Quem é Ricardo Amorim? Sobre o economista mais influente do Brasil e autor de Depois da Tempestade

Você deve fazer login para responder a este tópico.