Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #17 – Como estruturar o time financeiro do zero, com Roberto Bento

Como estruturar o time financeiro do zero

Se você já precisou montar uma equipe sabe muito bem que não é tão simples como pode parecer. Ou, ainda, sabe que precisa contratar, mas está em dúvida sobre o perfil do profissional e o momento certo. Quando falamos do Financeiro de uma empresa, essas questões parecem ser ainda mais difíceis já que o novo colaborador terá que lidar com números bem estratégicos e importantes.

Para falar sobre o assunto, compartilhar a experiência e dar dicas para quem está nesse momento de crescimento da empresa, convidamos o economista e controller Roberto Bento. Nesta 17ª edição do Controller Cast, o executivo falou sobre a importância do planejamento estratégico da empresa também na hora de contratar.

Escute agora mesmo pelo player o nosso podcast que tem o objetivo de tornar o time de controladoria ainda mais estratégico.

Se preferir, também pode acessar nosso canal no Soundcloud. O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas.Veja também os episódios anteriores:

#12: Controller Cast com Wellington Machado sobre mitos e verdades na relação entre o CEO e a Controladoria;
#13: Controller Cast com Gustavo Guaresi sobre como o Orçamento Empresarial ajuda empresa em Recuperação Judicial;
#14: Controller Cast com Flávio Boan sobre Orçamento como ferramenta de Gestão Empresarial;
#15: Controller Cast com Antonio Matias sobre Centro de Serviço Compartilhado, uma alternativa aos rateios;
#16: Controller Cast com Ronaldo Nuzzi sobre Revisão Orçamentária.

Sobre Roberto Bento

Roberto Bento é economista, com mestrado em Economia na Northern Illinois University, MBA em finanças e cursa atualmente Ciências Contábeis. Possui experiência de oito anos em Controladoria e Tesouraria em uma multinacional, três anos como superintendente financeiro na Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rio e atualmente é professor de MBA em Economia Empresarial também na FGV.

Um bate papo sobre como estruturar o time financeiro do zero, com Roberto Bento

Veja o que conversamos:

Indicação: livro Gerente Minuto, que fala sobre traçar objetivos, fazer elogios e repreensões.

Roberto Bento ainda indicou a leitura dos livros The Leadership Pipeline: How to Build the Leadrship Powered Company, para se aprofundar quanto ao desenvolvimento de liderança, e Os primeiros 90 dias de Michael Watkins, que trata aspectos críticos na transição de carreira.

O Roberto encerrou a conversa reforçando que “a forma de criar e manter vantagem competitiva nas empresas é através das pessoas. Mesmo estando no financeiro, os números são apenas uma ferramenta, a origem do valor numa empresa está nas pessoas”.

Se quer estruturar uma área de Finanças e de Controladoria na sua empresa ou está num processo de implementação do setor, temos o Guia para criar uma área de Planejamento e Controladoria.  No material, você entenderá melhor o que faz a área de Planejamento e Controladoria, quais profissionais devem compor o time e os passos necessários para estruturação do setor. Confira agora!

Esperamos que você goste da nossa entrevista com o economista e controller Roberto Bento e consiga tirar boas ideias para sua carreira. Assine nossa newsletter para ficar sabendo dos próximos Controller Cast!


Também publicado em Medium.