O que faz a área de Planejamento e Controladoria

Publicado dia 9 de fevereiro de 2014

Aqui no blog da Treasy, nós sempre ressaltamos a importância da área de planejamento e controladoria para qualquer empresa. Ela oferece mais segurança e controle em relação a informações importantes do negócio e é fundamental para a tomada de decisão. Mas você sabe exatamente o que faz a controladoria e quais são as atribuições do setor de planejamento.

Área de planejamento e controladoria

Independentemente da sua resposta, fique tranquilo, pois é sobre essas duas áreas que vamos falar neste artigo. Aqui, você vai entender as funções desses departamentos e de que forma eles podem impactar no seu negócio. Acompanhe!

O que é a área de planejamento

Na vida pessoal, quando queremos fazer um investimento, como uma viagem, costumamos planejar as etapas muito antes de o dia tão esperado chegar. Pensamos, por exemplo, em como juntar dinheiro para pagar as despesas, onde vamos nos hospedar, quais lugares iremos visitar e quanto poderemos gastar para alcançar esse objetivo aproveitando ao máximo e sem passar sufoco.

A área de planejamento de uma empresa tem uma atribuição semelhante: ela traça planos e metas para o negócio e, como na nossa viagem, analisa diversos aspectos para que tudo corra bem e o objetivo seja alcançado. Em vez de pensar em como arrecadar dinheiro para pagar as despesas da viagem, por exemplo, o setor de planejamento de uma empresa avalia de que forma é possível melhorar a lucratividade da organização.

Os lugares que pretendemos visitar são como as metas estipuladas por essa área para todo o empreendimento e o valor que podemos gastar no passeio representa os investimentos que o negócio pode fazer para alcançar aquilo que foi planejado. Simples, não é mesmo?

É claro que a área de planejamento de um negócio é mais complexa e envolve muito mais informações do que os planos de uma viagem, mas esse exemplo prático ajuda a compreender a importância desse setor. Afinal, sem planejamento não é possível chegar a lugar nenhum, seja em um novo destino, seja a um novo patamar na sua empresa.

O que é controladoria

Para compreender o que faz a controladoria, vamos continuar utilizando nosso exemplo. Você planejou toda a viagem, mas chegando ao destino resolveu visitar lugares que não estavam nos planos e acabou gastando mais do que deveria. Sem dinheiro, acabou tendo que adiar outros passeios e ficou até mesmo sem fazer uma refeição por dia para economizar. A situação ficou fora de controle!

Controle é justamente a palavra-chave para o setor de controladoria, como o próprio nome indica. Esta área é responsável por acompanhar tudo aquilo que foi planejado, analisando se os planos estão sendo cumpridos como deveriam, se há necessidade de ajuste ou se tudo está ocorrendo como esperado. Com essa avaliação, a controladoria garante informações precisas e seguras para que os gestores tomem decisões estratégicas para o negócio.

No caso do exemplo, se houvesse mais controle sobre a viagem, você saberia que gastar mais do que o planejado poderia comprometer seu orçamento e, logo, pensaria melhor antes de complicar as coisas. Sem ele, deixar de visitar os lugares planejados foi como não cumprir uma meta ou abandonar um investimento importante, enquanto não fazer a refeição representaria perder, por uma decisão equivocada, até mesmo o necessário para as operações mais básicas.

Assim, o objetivo da controladoria é acompanhar as ações resultantes do planejamento da empresa para assegurar a melhoria contínua dos processos e oferecer segurança na tomada de decisão.

O que faz o profissional de controladoria e planejamento

Atividades da controladoriaOs profissionais que atuam nessa área são chamados de gerentes de controladoria, ou de controllers, e têm importância estratégica para qualquer organização. A partir da análise de informações internas (produtividade, lucratividade, qualidade, finanças e outros fatores) e externas (dados sobre a concorrência, o mercado e a situação econômica e política), eles projetam o futuro da empresa, como ocorre a partir da elaboração do planejamento estratégico para um determinado período, por exemplo.

Esse planejamento, basicamente, compreende a atual situação da empresa, em que lugar ela pretende chegar e quais ações vai empreender para alcançar esse objetivo. Ele envolve algumas etapas: a análise do panorama atual do empreendimento, a simulação de cenários em relação ao intervalo compreendido pelo documento, a definição de objetivos e estratégias e, por fim, o desenvolvimento de um programa de ação.

Para elaborar esse documento, é fundamental contar com informações confiáveis e fidedignas, que estejam dispostas em outros instrumentos da empresa, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Além do planejamento estratégico, também é uma atribuição dos gerentes de controladoria desenvolver o orçamento empresarial, que compreende e elaboração do orçamento de cada área, uma projeção do DRE, do BP e do DFC e a simulação de cenários orçamentários ― que é uma maneira de projetar as finanças considerando diversas situações, como aumento das vendas ou dos salários dos colaboradores, por exemplo.

De forma geral, o objetivo dos controllers é analisar as informações, tanto externas como internas, que possam impactar no negócio para assessorar a tomada de decisão pelos gestores. Isso inclui planejar e coordenar ações, acompanhar resultados e adequar as estratégias, se necessário, para garantir mais rentabilidade e lucratividade ao empreendimento.

Saiba mais sobre a importância da atuação dos profissionais dessa área no nosso webinar Conquiste previsibilidade financeira para sua empresa: tenha um controller. Clique na imagem abaixo e acesse o vídeo gratuitamente agora mesmo:

Webinar Previsiblidade Financeira - Tenha um Controller

Como funciona a área de planejamento e controladoria

Como você viu, planejamento e controladoria têm tudo a ver, pois uma área acaba complementando a outra na rotina corporativa. É por isso que, em muitos empreendimentos, esses dois setores atuam juntos na análise das informações, na elaboração de documentos importantes, como o planejamento estratégico e o orçamento empresarial, e no acompanhamento dos resultados.

Porém, também é possível que as duas áreas atuem separadamente, desde que mantenham o diálogo constante entre si. Aliás, as atividades da controladoria e do planejamento exigem contato contínuo com todos os departamentos da organização. Isso porque é atribuição desses setores analisar as informações a fim de melhorar os processos de todo o negócio e, assim, é preciso entender as necessidades de cada setor e ter bom diálogo com os gestores de cada um.

Além de contar com um departamento de planejamento e controladoria dentro da organização, existe a opção de terceirizar esse serviço com uma empresa especializada no assunto, evitando, assim, o aumento dos custos fixos. Um exemplo é o outsourcing de controladoria da Treasy, que conta com controllers experientes, com um software que garante eficiência no desenvolvimento do planejamento estratégico e com uma metodologia própria de gestão orçamentária. Conheça essa solução agora mesmo clicando na imagem abaixo:

Outsourcing de Controladoria Treasy

Concluindo

Se na vida pessoal planejar os próximos passos é importante, nas empresas esse processo tem ainda mais relevância. Afinal, é preciso compreender quais são os objetivos do negócio, que ações são necessárias para atingi-los e acompanhar continuamente os resultados. E, nesse sentido, contar com a área de planejamento e controladoria, independentemente de ser interna ou externa, é fundamental!

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Se você ainda não é assinante de nossa newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.


Também publicado em Medium.

9 comentários

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login