5 dicas para um Planejamento Estratégico efetivo

Por |23/03/2014|

Planejamento Estratégico já não é mais nenhuma novidade. É uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas, independente do porte ou setor.

Porém, alguns erros muito comuns é não colocar em prática o que que foi planejado e não realizar o acompanhamento regular dos resultados. Desta forma, o planejamento estratégico acaba sendo apenas um grande desperdício de tempo das pessoas envolvidas em sua elaboração e acaba desacreditado.

planejamento estratégico efetivo

Planejamento Estratégico Efetivo – Que caminho seguir?

Para ajudar nesta questão, separamos abaixo 5 dicas para um Planejamento Estratégico Efetivo em sua empresa e garantir que as ideias não fique só no papel.

1 – Alinhamento e Foco

Seu planejamento estratégico não precisa reinventar a empresa.  O que você precisa é apenas alinhar para que todos estejam no mesmo contexto e focar qual o horizonte sua empresa vai seguir.

Esta é a estrutura base para atingir seus objetivos. Simples assim.

2 – Objetivos e Metas

É importante que o planejamento seja claro e objetivo, sem muita complexidade e metas mirabolantes. Faça-o de maneira simples e não crie muitas estratégias. Quanto mais simples, mais chances de ter os resultados esperados. Quando mais complexos os planos, mais reduzirão suas chances de sucesso.

Uma dica no momento de estabelecer metas é usar a estratégia SMART:

S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;
M – Mensuráveis (Measurable) : os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;
A – Atingíveis (Attainable) : a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis;
R – Realistas (Realistic) : os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
T – Temporizáveis (Time-bound) : os objetivos devem ser definidos em termos de duração.

3 – Envolvimento e Comprometimento

O planejamento não pode ser da diretoria ou de alguma área de gestão. É necessário que todas as áreas e pessoas na empresa conheçam o planejamento estratégico e se comprometerem em realizar o que for necessário para atingir os objetivos traçados.

4 – Foco na Execução e Acompanhamento

O Planejamento Estratégico por si só não gera resultados. O mais importante dar sequencia no que foi planejado, com ações reais para atingir os objetivos.

Além disto, o planejamento precisa ser um documento “vivo”, sendo revisitado constantemente (mensal ou trimestralmente) para ver se as estratégias estão sendo atingidas e caso qualquer dificuldade acontecer, ter tempo para corrigir a rota e rever as estratégias.

5 – Sair da Zona de Conforto

Para que o planejamento estratégico de certo, é preciso tirar as pessoas da zona de conforto. Para sua empresa crescer e destacar seus diferenciais no mercado, é necessário fazer coisas diferentes, inovar. E não tem como inovar sem sair da zona de conforto.

Mais sobre Planejamento Estratégico Efetivo e outros materiais de apoio gratuitos

Em nossa área de Materiais Gratuitos você encontra conteúdo para download como planilhas, e-books e white papers, que certamente poderão contribuir para sua empresa melhorar ainda mais seus processos de gestão.

Além disto, toda semana publicamos artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!

E as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo!

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário