7 características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria

Publicado dia 3 de janeiro de 2018

O profissional de controladoria possui grande importância dentro das empresas, pois sua atuação é bastante ampla. Sua formação pode ser em administração, contabilidade ou economia, entretanto, é preciso muita dedicação no aperfeiçoamento de suas habilidades, já que ele é o responsável pelo planejamento estratégico das companhias que envolve o todos os setores.

Nesse artigo, reunimos 7 características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria e como bônus, vamos disponibilizar um manual para a criação de um Plano de Carreira e uma lista de livros para você se manter atualizado, confira!

1- Capacidade analítica

Saber analisar as informações é extremamente importante no papel de um profissional de controladoria, além disso, é necessário emitir relatórios rápidos e confiáveis a respeito de um determinado problema dentro da empresa. Por isso, esses profissionais necessitam conhecer sobre Big Data, ERP’s, BI e Softwares de Planejamento e Orçamento.

Um profissional focado consegue prevenir os problemas diante da avaliação e busca de informações que possam ajudar na tomada de decisão.

Características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria

2- Habilidades de planejamento

Ao profissional de controladoria compete toda a responsabilidade de planejar e gerir os projetos de gestão econômica, financeira e patrimonial de uma empresa. Para isso, ele precisa fazer um estudo aprofundado do ambiente interno e externo.

Para um planejamento estratégico eficiente é preciso avaliar a saúde financeira da empresa, definir as metas, organizar todo o planejamento tributário, analisar o movimento do mercado com relação ao segmento a qual a empresa pertence e elaborar inúmeros relatórios financeiros das áreas internas.

Depois disso, o profissional de controladoria identifica os pontos a serem melhorados para então, criar novas projeções de investimento com base no seu planejamento estratégico de pequeno, médio e longo prazo.

3- Visão estratégica

Prever as necessidades da empresa, é preciso ter um posicionamento preocupado com o futuro e focado na otimização de resultados. Uma das características do profissional de controladoria é a capacidade de exercer um papel de conselheiro quando o assunto é a resolução de problemas. Para isso, ele dá idéias de melhoria sem parecer crítico, pois na realidade a sua função é avaliar e criar estratégias para melhorar o desempenho sem ultrapassar os limites de atuação.

4- Ética e sigilo no trato com as informações empresariais

Um profissional de controladoria tem acesso a todas as informações importantes de um ambiente empresarial. O sigilo é tido como um código de conduta que contribui para a manutenção da imagem da empresa perante os colaboradores, parceiros e clientes. Portanto, é preciso respeitar isso.

5- Pensamento sistêmico

Um gestor precisa saber avaliar tudo o que está acontecendo ao redor e saber quais são as implicações disso para pensar em uma solução que atenda as expectativas da empresa.

Com base no pensamento sistêmico o profissional de controladoria consegue:

  • Melhorar a forma como vê as coisas para remodelar as decisões;
  • Criar um ambiente empresarial onde todos estão engajados no alcance das metas;
  • Incentivar a equipe de colaboradores a desenvolverem aptidões maiores dos que a totalidade de talentos individuais.

6- Saber se relacionar com profissionais de todas as áreas

Uma das características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria é a capacidade de se relacionar com todas as áreas da empresa já que o seu trabalho envolve o planejamento e controle das atividades em um âmbito geral dentro da empresa.

O diálogo entre os gestores de todas as áreas com o profissional de consultoria é de extrema importância para destacar as necessidades e o que pode ser melhorado em cada departamento. Isso envolve desde o administrativo, financeiro, comercial, almoxarifado e produção.

Por meio dessa interação é possível ganhar confiança para avaliar a necessidade de investimento em determinadas áreas ou a criação de novos procedimentos para melhorar a produtividade do negócio.

7- Marketing pessoal

O profissional de controladoria precisa vender suas idéias, dessa forma, ele ganha confiança e consegue engajar todos no seu projeto. Para isso é preciso mostrar a suas qualidades. Ser proativo, justo, imparcial, discreto e responsável, em todos os momentos o profissionalismo deve estar presente em suas ações.

A imagem que o profissional deve vender precisa ter coerência com suas atitudes, isso em qualquer área da vida. O sucesso do plano de expansão de uma empresa pode estar diretamente ligado na contratação de um profissional de controladoria, pois ele otimiza todos os processos de funcionamento do negócio com extrema maestria.

Marketing Pessoal

# Bônus: Plano de Carreira + Lista de Livros

Além das características que é necessário um profissional de Controladoria ter, para obter sucesso na carreira, você também precisa de uma plano de carreira bem definido.  A Gestão de Carreira nada mais é do que dirigir a vida profissional para atingir um propósito e um objetivo. Assim como uma empresa, para uma carreira ser gerenciada com sucesso é preciso primeiro que se tenham definidos os objetivos e metas. Esse é o primeiro passo a ser dado, afinal, sabendo onde está a linha de chegada fica mais fácil planejar as ações para que o objetivo final seja cumprido. A definição dos objetivos e planejamento das ações necessárias para alcançá-lo ficam registradas no Plano de Carreira.

Observe que ao fazer o Gerenciamento de Carreira o profissional de controladoria assume a responsabilidade pelo seu futuro profissional, ou seja, assume para si o crescimento, o que faz total diferença em um mercado de trabalho competitivo. Então, se antigamente a Gestão de Carreira era uma preocupação do departamento de Gestão de Pessoas apenas, hoje em dia ela faz parte da vida dos profissionais que querem se antecipar às necessidades do mercado.

Portanto, quando alguém faz o Gerenciamento de Carreira entendemos que esteja planejando estratégias para moldar a vida profissional de modo que suas habilidades sejam favorecidas e destacadas, e suas fraquezas sejam trabalhadas. Por isso a Treasy, desenvolveu um E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria para você ter o passo-a-passo de como criar o seu próprio plano!

Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

E para conferir a lista dos principais livros da área para se manter atualizado, acesse: Conheça os principais Livros de Contabilidade e Controladoria.

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre as características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria.Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Sobre o autor

Logo Webtrends

Este artigo foi escrito pela Agência de Criação de Sites e Marketing Digital Webtrends.


Também publicado em Medium.

Home Fóruns 7 características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Autor Convidado 1 ano, 10 meses atrás.

7 características pessoais indispensáveis para um profissional de controladoria

Você deve fazer login para responder a este tópico.