Por que investir em uma área de Planejamento e Controladoria em sua empresa

Publicado dia 18 de julho de 2014
investir em uma área de planejamento e controladoria

Uma boa área de Planejamento e Controladoria auxilia sua empresa enxergar a floresta e não apenas árvores.

Há algum tempo atrás, publicamos um artigo falando o que é a área de Planejamento e Controladoria e de sua importância estratégica na coordenação do planejamento estratégico, elaboração do orçamento empresarial e pelo processo contínuo de geração de informações que dão suporte a tomada de decisões por parte da diretoria da empresa.

Dentro deste contexto, já abordamos também o papel do Gerente de Controladoria, também conhecido como Controller, sendo o profissional responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades de curto, médio e longo prazo executadas nas áreas de planejamento, controladoria e finanças.

E para dar sequência ao tema, hoje listamos três (das inúmeras) vantagens de investir em uma área de Planejamento e Controladoria em sua empresa. Confira:

Informações organizadas e sempre atualizadas

Um dos fatores mais importantes para dar base à tomada de decisões é possuir informações confiáveis e atualizadas. Uma empresa que possui uma boa área de controladoria consegue responder rapidamente e sem grandes dificuldades questões como:

  • Quais as origens de cada recurso que entrou na empresa;
  • O destino de cada item de saída (gastos, custos e investimentos);
  • Se as receitas e despesas estão dentro dos valores e limites definidos no orçamento empresarial (planejado x realizado);
  • Se as metas definidas no planejamento estratégico estão sendo batidas;
  • Se desvios acontecidos foram tratados ou as providências para que não voltem a ocorrer foram tomadas;
  • Se cada área está recebendo os recursos que precisa para realizar sua função;

Entre várias outras informações relacionadas à operação da empresa.

Auxílio aos gestores no processo decisório

Outra importantíssima contribuição da área de planejamento e controladoria é assessorando o CEO e os demais gestores nas definições estratégicas, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa, mercado, economia, etc.

Os gestores das demais áreas (produção, logística, vendas, etc.) podem até conhecer sobre finanças e gestão, mas estas não são suas habilidades e funções (e obrigações) principais.

E é neste momento que a área de planejamento e controladoria deve estar presente dando suporte aos gestores (e diretoria) em atividades como a leitura e interpretação de relatórios gerenciais, auxiliando previsão de recursos necessários para continuidade da operação, fornecendo dados estratégicos sobre o mercado em que a empresa atua, entre outras informações relevantes para que os gestores possam tomar as melhores decisões.

Monitoramento e acompanhamento sistemático dos resultados

A implantação de um modelo formal de gestão, com definição de metas, elaboração de um orçamento empresarial participativo e obtenção de relatórios e análises são importantíssimos na gestão de qualquer empresa.

Mas não basta planejar. É necessário realizar o acompanhamento constante dos resultados, confrontando-os com o que foi planejado e sempre buscando entender onde estão os desvios e como melhorar o desempenho da empresa. Nesta hora que a área de controladoria entra como forte aliada!
Um setor de controladoria eficiente possibilita a empresa:

  • Medir e acompanhar sistematicamente os resultados do negócio;
  • Medir eficiência em relação ao atingimento dos objetivos estratégicos;
  • Comparar as metas planejadas e realizadas;
  • Analisar causas de desvios e sugerir soluções;
  • Proteger os ativos e patrimônio da empresa;
  • Redução de custos através do processo de melhoria continua;
  • Otimizar a utilização de recursos (materiais e humanos).

Uma última dica na hora de investir em uma área de Planejamento e Controladoria + um e-book Gratuito

O mais importante é que a área de planejamento e controladoria tenha uma visão proativa e preocupada sempre com futuro, ou seja, focada em garantir a continuidade dos negócios e a expansão sustentável e previsível da organização.

E se sua empresa está buscando iniciar ou aprimorar uma área de planejamento, controladoria e finanças, recomendamos nosso e-book gratuito  que traz como implantar uma área de Planejamento, Controladoria e Finanças de maneira didática, com as informações necessárias estruturadas de forma fácil de compreender e colocar em prática.

Para baixá-lo, basta clicar no botão abaixo:

Guia para criar uma área de Planejamento e Controladoria

Você já sabe, mas nunca é demais repetir que toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

Também publicado em Medium.

1 comentário

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login