Simulações de Cenários – Criando alternativas para o futuro de sua empresa

Por |26/08/2014|
simulações de cenáriosDepois que sua empresa ter realizado seu orçamento empresarial e já tem pronto o seu planejamento econômico (projeção de vendas, estimativa de deduções, projeção de custos e orçamento de despesas operacionais), gerou um DRE Projetado, extraiu importantes indicadores de desempenho dele e analisou os resultados comparando ao ano anterior, é hora de avaliar alternativas. É ai que entram as Simulações de Cenários.

A análise e simulação de cenários é um importante instrumento na hora de desenvolver novas estratégias para a empresa e avaliar os ganhos e perdas de cada um dos possíveis caminhos que podem ser tomados. De forma geral, este tipo de análise auxilia a explorar os diversos rumos que a empresa pode seguir e então escolher seguir aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.

Por este motivo, a análise de cenários também é considerada um instrumento crucial da gestão de uma empresa, pois ela auxilia na previsão de situações futuras diversas, e assim sua empresa pode analisar o ambiente e se preparar, criando planos de ações para os cenários mais prováveis.

Empresas que adotam a previsão de cenários reagem melhor a mudanças, são mais preparadas para aproveitar oportunidades e criam melhores planos para solucionar problemas que possam aparecer durante o percurso.

Tipos de Simulações de Cenários

Basicamente, podemos trabalhar com três formas de simular de cenários:
  • Cenário Base Zero – neste tipo de simulação, é realizada a cópia de toda a estrutura de orçamento (grupos de produtos, canais de distribuição, plano de contas, métodos de custeio, etc.), porém zerando todos os valores na nova simulação. É comum o uso deste tipo de simulação para a geração de um orçamento do zero, repensando criticamente a importância de cada receita, custo e despesa;
  • Cenário Cópia – aqui é realizada a cópia de toda a estrutura do orçamento, bem como os valores da simulação base da cópia. Geralmente utilizamos esta opção para uma Revisão Orçamentária ou um Cenário Comparativo (exemplo Visão Otimista x Visão Pessimista);
  • Cenário Ajustado – Também conhecida como Forecast (inglês), nesta opção é realizada a cópia de toda a estrutura do orçamento e os valores realizados da simulação base são carregados sobrepondo os valores planejados da nova simulação. Esse tipo de simulação é muito útil para realizar uma visão impactada do orçamento. Ou seja, depois que o exercício já está iniciado, onde se refaz o planejamento para os meses restantes, considerando os efeitos valores dos meses que já passaram.

Como Simular Cenários para sua empresa

A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis chave para o modelo de negócios da empresa e então avaliado os impactos no resultado econômico-financeiro.

Estas variáveis podem ser internas (podem ser controladas) ou externas a empresa (não podem ser controladas, mas devem ser previstas), e são bastante conhecidas também como premissas orçamentárias.

Alguns exemplos de premissas que podem ser utilizadas para simular cenários em sua empresa:

  • Abertura de novos canais de distribuição (impacto nas vendas);
  • Inclusão ou exclusão de produtos em seu mix (impacto nas vendas);
  • Contratação de novos vendedores (impacto nas vendas e nas despesas);
  • Redução de custos (impacto na rentabilidade);
  • Corte ou contratação de pessoal (impacto na lucratividade);
  • Investimentos de ampliação ou atualização das plantas fabris (impacto na situação patrimonial);
  • Alteração de prazos de pagamento e recebimento (impacto no caixa).

Este tipo de análise, também pode ser utilizado para tomar decisões mais simples, como realizar a aquisição de um novo equipamento ou a contratação de uma pessoa. O importante é que os gestores tenham o hábito construir cenários futuros e avaliar os ganhos e perdas de cada ação, antes de tomar sua decisão.

E para auxiliar no processo de Simulação de Cenários, preparamos uma planilha modelo gratuita. Você pode fazer o download clicando no botão abaixo.

Modelo para Análise e Simulação de Cenários Financeiros

O segredo de um bom planejamento está em fazer as perguntas corretas…

Para ajudar a definir as premissas de seu negócio, sugerimos este artigo de nosso blog, você encontra o artigo Perguntas Chave para realização de um Orçamento Eficaz, que traz mais uma série de perguntas que auxiliam na reflexão e definição de variáveis para simular cenários.

Mas o fato é que são inúmeras as premissas orçamentárias (variáveis) que podem ser alteradas causando impacto nos resultados planejados de seu negócio.

Essas premissas vão variar de acordo com o porte ou ramo de atuação de cada empresa, mas é de extrema importância que você como administrador, conheça quais são as que realmente importam para o seu negócio, e utilize isto para simular cenários e se preparar para os mais prováveis, criando planos de ação para aproveitar oportunidades e minimizar riscos.

Os benefícios são evidentes e empresas que adotam a previsão de cenários são mais preparadas para mudanças, conseguem aproveitar melhor as oportunidades que surgem e são mais ágeis para solucionar eventuais problemas.

E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário