Sabemos muito bem que a cultura orçamentária é necessária não apenas construir um orçamento, mas também fazer com que ele seja respeitado por todas as áreas e sirva de balizador para tomadas de decisão. Ou, seja, traduzindo diretamente: é a prática de fazer os assuntos financeiros expandir (saindo do setor financeiro ou de controladoria) e fazer parte da vida corporativa de toda a empresa.
E também sabemos que esse assunto é de fato um tabu para algumas empresas. Percebemos em todas as empresas participamos ou montamos uma cultura (no geral) que é enraizada desde sua fundação. No caso da cultura orçamentária, a inclusão bem estruturada pode garantir um bom planejamento e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro. Seu principal objetivo é estabelecer metas e objetivos para poder acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário. Dizemos também que o orçamento empresarial é a expressão do planejamento estratégico em números, por isso, ambos devem caminhar juntos.
Por isso, aprofundamos ainda mais o assunto em um webinar com os CEOs da Treasy e GPS de Gestão para dar as melhores práticas e dicas de gestão para o que tem funcionado em suas empresas na estruturação da cultura orçamentária no negócio sem dor de cabeça.
[Webinar] Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeiras
Saiba como definir uma metodologia de Gestão Orçamentária a ser aplicada e entenda os desafios que envolvem modelar os vários sistemas utilizados pela empresa.
Participam da conversa, o CEO da GPS de Gestão, Millor Machado, especialista em crescimento acelerado das empresas, CEO na Treasy, Gilles B. de Paula, explanando suas principais táticas no webinar Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeiras.
.Estrutura do Webinar de Cultura Orçamentária
Entre as principais discussões, você vai encontrar neste webinar Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeiras:
- Como trabalhar a Cultura Corporativa?
- Como envolver a direção no processo?
- Quais as principais vantagens da Cultura Orçamentária?
- Como ter dado transparentes e manter uma comunicação constante com diretores e gestores?
- Como estabelecer Indicadores Chave de Desempenho?
Entenda as vantagens de uma boa Cultura Orçamentária
Em primeiro lugar, a cultura orçamentária limita os gastos desenfreados, pois ao entenderem que existe um orçamento para respeitar, gestores irão considerar com mais cuidado seus investimentos e os gastos de suas áreas de uma maneira em geral.
A beleza por trás do orçamento empresarial é que ele ilustra como os números estão conectados. Com a cultura orçamentária implementada melhora o entendimento que uma despesa aumentada em um departamento pode ser equilibrada por uma diminuição em outro. Isso acaba incitando gestores a trabalharem em conjunto e evitarem gastos excessivos.
Além disso, os gestores conseguem ter uma ideia muito mais clara do rumo que a empresa está tomando e podem acompanhar, durante o ano, se suas áreas estão cumprindo com as metas orçamentárias. Lembra da história de não saber se você deve levar o guarda-chuvas? Quando a mentalidade da cultura orçamentária está enraizada, fica também muito mais fácil saber se vai chover, ou melhor, de identificar que ponto da empresa está afetando o caixa e fazer as revisões e os ajustes necessários.
Como você sabe, fluxo de caixa insuficiente é uma das principais razões pelas quais as empresas se enforcam no endividamento, e é impossível ter um fluxo de caixa constante quando as despesas estão fora de controle. A Cultura Orçamentária faz com que todos trabalhem para impedir que um temporal caia na empresa de surpresa, pois a partir do momento que um orçamento passa a ser respeitado, fica muito mais fácil definir e colocar em prática planos de ação para solucionar os imprevistos normais a qualquer negócio.
Como profissional de controladoria sabemos que você tem um conhecimento mais aprofundado sobre planejamento orçamentário e sabe das vantagens que um orçamento empresarial traz para qualquer organização. Todavia, a tarefa de explicar isso para profissionais de outras áreas (incluindo a diretoria) pode ser difícil, o que dificulta também a implantação da Cultura Orçamentária. Exatamente por isso que falamos de uma relação um pouco complicada.
Como assistir ao webinar?
Para ter acesso ao conteúdo completo, basta se inscrever gratuitamente no link abaixo:
[WEBINAR] Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeiras
Preenchendo o formulário, o conteúdo é disponibilizado instantaneamente!
E, depois de assisti-lo, seria ótimo receber um comentário seu nos contando o que achou. Ah, e não se esqueça de compartilhar material com seus colegas (utilizando os botões das redes sociais).
Quem deve assistir ao webinar?
Independente do porte ou setor de atuação de sua empresa, é fundamental revistar o seu orçamento, reavaliando despesas e não deixando passar oportunidades. Desta forma, sugerimos este conteúdo à:
- Empresas que estão no primeiro exercício orçamentário;
- Empresas que querem iniciar o orçamento no segundo semestre;
- Empresas que querem realizar uma Revisão Orçamentária no segundo semestre;
Então, não conseguiu ver ao vivo e que ver o conteúdo completo, clique e assista agora o conteúdo completo do webinar Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeiras. Além disso, se quiser ver todos os outros webinares e materiais completos, basta acessar nossa Biblioteca Treasy e acessar todos os conteúdos já publicados.