Orçamento Empresarial aliado ao Planejamento Estratégico: duas ferramentas essenciais!

Publicado dia 5 de abril de 2014

O mundo dos negócios mudou e hoje realizar o planejamento estratégico não é mais um luxo reservado a apenas grandes organizações e sim uma necessidade, exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

Dentro deste contexto, o orçamento empresarial é uma valiosa ferramenta não apenas de planejamento, mas útil também para controle das operações da empresa, independente de seu ramo de atividade, natureza ou porte.

 

orçamento empresarial aliado ao planejamento estratégico

Planejado, Realizado e Histórico – Sem estes três dados, a tomada de decisões pode ficar comprometida!

O orçamento empresarial estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura desejada. E não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento empresarial.

Costumamos dizer que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas e objetivos, estimando como se espera que transcorram os negócios da empresa e proporcionando uma visão clara das ações que cada pessoa na empresa precisa executar para atingir os objetivos globais.

Horizonte de Projeções e Planejamento

O mais comum é encontrarmos o planejamento estratégico criado para um prazo de 1 a 3 anos, com o orçamento elaborado de forma anual.

Mas este horizonte pode chegar até algumas décadas. Isto é mais comum em empresas que atuam com grandes investimentos para recuperação em um longo prazo, como é caso das concessões (pedágios, portos, aeroportos etc.) e empresas de exploração (petróleo, mineração etc.).

Já no caso de empresas com negócios mais voláteis (como em setores ligados a moda ou inovação), é comum que o orçamento empresarial seja realizado e revisado semestralmente, e em alguns casos até trimestralmente.

Porque realizar o Orçamento Empresarial aliado ao Planejamento Estratégico?

É por meio do planejamento, traduzido em números no orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando assim, uma visão objetiva de onde a empresa pretende chegar dentro daquele período de tempo.

A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas mais utilizadas pelas grandes instituições empresariais (nacionais e multinacionais) e está se tornando cada vez mais presente também na administração de empresas de pequeno e médio porte, já sendo utilizado até mesmo em microempresas.

Sem a realização do orçamento de médio e longo prazo, trabalha-se pensando somente no dia-a-dia e nos resultados do mês (faturamento) e não é muito raro as equipes em que os gerentes e supervisores não conhecem os objetivos e as metas da empresa.

É comum vermos casos assim em pequenas e médias empresas, que por pensar que isso não faz parte da sua realidade, têm relutado em utilizar o orçamento empresarial como forma de gerir e prever resultados futuros.

E exatamente estas empresas, pela sua estrutura organizacional e pela forma como são dirigidas, acabam ficando muito vulneráveis às mudanças do ambiente e, por isso, precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar as decisões.

Composição do Orçamento Empresarial

Sinteticamente, temos o orçamento de uma empresa geralmente é composto por:

Saídas do Orçamento Empresarial

Após a elaboração do orçamento pelas áreas, com as informações disponíveis é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão de qualquer empresa:

Estes relatórios darão uma prévia dos resultados que serão alcançados se tudo for executado como planejado e o mais importante, servirão de base para acompanhar os resultados realizados mês a mês e saber ao menor sinal de desvio que ações corretivas serão necessárias.

Tipos de Orçamento Empresarial

Existem vários modelos de orçamento, como:

E claro, modelos híbridos entre dois ou mais modelos acima.

Mas cuidado! Não basta apenas planejar, é preciso tiras os planos do papel.

Um dos erros mais comuns na gestão estratégica é realizar o orçamento empresarial e esquecê-lo em uma “gaveta”.

É necessário que a equipe faça o acompanhamento mensalmente, ou seja, comparando o que foi previsto com o realmente está sendo realizado, corrigindo e redirecionando as ações afim de assegurar o atingimento das metas e objetivos definidos no planejamento estratégico.

E não basta manter o orçamento apenas no nível da alta administração. Um verdadeiro orçamento precisa envolver todos os funcionários da empresa, principalmente gerentes e supervisores, pois são eles que conhecem as necessidades e potenciais (despesas e receitas) de suas áreas.

De forma resumida, o orçamento empresarial consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam realizar a previsão dos recursos com o máximo de precisão possível, e claro, acompanhar os resultados e compará-los com o que foi planejado.

Pensando nisso, disponibilizamos uma Planilha com um Modelo de Orçamento Empresarial, totalmente gratuita. Você pode fazer o download clicando no botão abaixo.

Modelo de Orçamento Empresarial

E o mais legal de se utilizar uma metodologia colaborativa de orçamentação é que uma vez tendo participado da confecção do orçamento, todos passam a conhecer as metas e os objetivos da empresa, no mínimo para um ano e passam a ter muito mais engajamento com estas metas, pois agora são relevantes a todos na empresa.

E como você já sabe toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico e financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

 


Também publicado em Medium.

8 comentários

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login