Sua empresa pode estar crescendo. O que antes era um pequeno espaço ocupado por três pessoas agora conta com cerca de 50 funcionários, cada um alocado em suas áreas correspondentes. O crescimento é comemorado por você e seu sócio, afinal, é prazeroso ver aquele sonho de anos atrás evoluindo com um negócio que se mostra cada vez mais competitivo.
Quando uma empresa cresce de forma planejada e estruturada é ótimo, pois o fluxo de caixa é tomado por entradas que superam as saídas. O problema - e que muitos esquecem -, é que todo crescimento empresarial tem bônus e ônus.
Por exemplo, para contratar mais funcionários e aumentar o mix de produtos ou os canais de distribuição, a empresa precisa de dinheiro, certo? E como ela consegue saber se realmente terá dinheiro para bancar o crescimento sem controlar as partes contábeis e financeiras?
Por outro lado, como sua empresa ainda não tem toda a estrutura para ter profissionais da área financeira (como controllers), como você conseguirá trazer toda a previsibilidade financeira para dentro?
Podemos ter também um outro cenário, aquele em que a empresa está passando por dificuldades. Essas dificuldades podem vir como resultado de uma crise financeira interna, uma crise externa, ou, como no exemplo mais atual, uma pandemia como a do Coronavírus.
Neste caso, faz-se necessário ainda mais o uso de um profissional que possa ajudar o negócio a alavancar e se manter em pé da forma mais saudável e sustentável possível.
Felizmente, hoje em dia o mercado oferece opções que cabem em bolsos (ou caixas) de tamanhos diferentes. Veja, neste artigo, o que uma assessoria empresarial e consultoria, ou um BPO de controladoria (terceirização) pode fazer pela sua organização. Quem sabe a saída não esteja em uma dessas opções?
O que é Consultoria?
O trabalho de um consultor está mais relacionado com aconselhamento, ou seja, ele aponta a direção. Isso significa que não há um envolvimento prático do profissional com a empresa que o contrata.
A consultoria financeira é mais indicada para os casos em que a organização precisa estar mais alinhada às tendências de mercado. Em outras palavras, nesse tipo de serviço ocorre um aconselhamento sobre oportunidades. Por exemplo, um consultor financeiro ajuda a empresa a aumentar o valor para o acionista e melhorar a eficiência do capital. Um consultor pode ajudar também em questões como fusões e aquisições (M&A) ou projetar uma estratégia de remuneração para os executivos da empresa.
Além disso, esses profissionais também aconselham os clientes sobre oportunidades de investimento. Por trabalhar com questões mais pontuais, temos a consultoria remota (realizada a distância) e a consultoria in loco (na qual o consultor vai até a empresa).
O consultor também pode ser chamado para implantação de projetos, como por exemplo, Sistema de Qualidade Total, Gestão Orçamentária, estruturação do financeiro entre outros.
O que é Assessoria Empresarial?
Na assessoria empresarial o assessor presta um trabalho mais a longo prazo. A função do profissional é a de oferecer um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução de um serviço (ou seja, coloca a mão na massa).
Na assessoria financeira, por exemplo, o profissional faz um diagnóstico sobre o estado financeiro-econômico da empresa, identificando problemas e oportunidades de melhorias e atuando junto para resolvê-los.
Diferenças entre Consultoria e Assessoria Empresarial
Geralmente, a consultoria é requerida para resolver um problema específico durante um determinado período. De modo geral, consultores não precisam ter um conhecimento da empresa em um nível mais amplo. Isso porque a função da consultoria é a de atender a um problema pontual. Vamos fazer uma analogia com um edifício que pegou fogo. Nesse caso, o consultor vai até o imóvel, descobre a causa raiz (problema de fiação) e elabora um plano para resolver somente esse problema.
Já a abordagem do assessor está mais para a perspectiva de longo prazo da empresa. O prédio pegou fogo, foi um problema na fiação, mas para evitar que isso ocorra novamente a assessoria irá identificar outros problemas no edifício, bem como oportunidades de melhoria em sua estrutura. É comum, durante o trabalho de assessoria, que o assessor recomende a atuação de um consultor.
Como a consultoria é requisitada para um objetivo ou problema específico, empresas têm mais independência ao lidarem com um consultor (na consultoria financeira, por exemplo, o profissional não vai entrar a fundo nas questões financeiras da empresa, mas sim atuar em cima de um objetivo específico). Por outro lado, o assessor irá aprofundar-se nas mais diversas áreas da empresa para ajudá-la a alcançar mais e melhores resultados.
O que é BPO?
BPO vem de Business Process Outsourcing. Em bom e velho português significa terceirização dos processos de negócios. Trata-se da contratação de atividades e funções de negócios que não fazem parte do core da empresa.
No Brasil, a terceirização vem ganhando mais força, tanto pela lei da terceirização, quanto pela necessidade das empresas a se dedicarem em suas atividades finais, realizando investimentos com foco mais exclusivo em suas atividades fins (aquelas que fazem o dinheiro entrar em caixa).
É comum vermos terceirização da contabilidade, mas além do BPO contábil já vemos hoje muitas empresas optando pelo BPO Fiscal ou BPO de controladoria. No início do artigo falamos que, independente da atividade fim da empresa, se ela quiser crescer inevitavelmente precisará contar com profissionais financeiros, certo?
Um dos profissionais bastante procurados é o controller, que integrará todos os processos das atividades financeiras visando aumentar a eficiência operacional da organização. Sendo assim, o Outsourcing Financeiro oferece serviços de gerenciamento estratégico, gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento, Gestão Orçamentária, entre outros.
Ter uma equipe alocada para cuidar de questões orçamentárias e financeiras pode ser oneroso e sua organização pode não ter verba para isso no momento. Justamente por essa questão é que o BPO Financeiro tem sido uma ótima opção para empresas que querem otimizar custos, reduzir gastos com impostos e processos por meio de planejamento e visão estratégica de profissionais experientes na área.
Dentre as vantagens do BPO estão:
- Aumento de eficiência;
- Melhoria contínua na execução dos processos;
- Obtenção de maior flexibilidade interna;
- Serviços flexíveis;
- Controle e redução de custos operacionais.
E agora: BPO, Assessoria Empresarial ou Consultoria?
Até aqui apresentamos cada conceito separadamente. Como você percebeu, cada tipo de serviço atua em uma frente diferente e podem, inclusive, trabalhar juntos. Todavia, é preciso ficar bem claro a principal diferença entre BPO, Assessoria e Consultoria para que você não acabe contratando um serviço que não trará os resultados desejados.
Já vimos as diferenças entre consultoria e assessoria. À lista, vamos acrescentar agora o BPO.
- A consultoria presta um aconselhamento e o consultor não se envolve de maneira prática. É indicado para resolver uma questão pontual, pois o relacionamento entre consultoria e contratante é de curto prazo.
- A assessoria presta um auxílio técnico que vai desde o desenvolvimento de um projeto até a execução de um serviço. A relação entre assessor e empresa é de longo prazo e há um envolvimento do profissional contratado. A contratação de uma assessoria é indicada para os casos em que precise ser feito um diagnóstico mais completo da empresa, com identificação de problemas e oportunidades de melhorias que não atendam apenas a um curto prazo.
- O BPO é a terceirização dos processos de negócios. Nesse caso, a contratada atuará como se fosse um funcionário da empresa, mas sem vínculos empregatícios e sem toda a burocracia envolvendo contratação de colaboradores. Ela é indicada quando há a necessidade de contar com profissionais experientes em determinado ramo, mas não existe verba para contratações.
Ao contratar um BPO a empresa passa a aumentar o nível de profissionalização de gestão, pois tarefas que antes eram executadas sem o devido profissionalismo passam a ser gerenciadas por profissionais qualificados.
Como contratar serviços de BPO financeiro?
Entendemos que consultoria e assessoria sejam mais fáceis de encontrar no mercado, com profissionais extremamente qualificados para tal. Todavia, caso haja o interesse em terceirizar o financeiro de sua empresa, levando o mindset de controladoria até ela, sugerimos a contratação do BPO de Controladoria.
Por ser algo mais estratégico, esse tipo de terceirização é recomendado para empresas de pequeno porte e que não tenham recursos para contratar um controller para executar as atividades estratégicas (para se ter uma ideia, o investimento para a contratação de um BPO é 8 vezes menor do que o de um controller).
Nós da Treasy, oferecemos o serviço de Outsourcing de Controladoria. Além de ter uma equipe experiente de controllers que levará o mindset de controladoria para a empresa a um custo bem mais reduzido se comparado à contratação de funcionários, o serviço inclui a adoção de uma metodologia própria e software especialista. Caso tenha interesse em saber mais como funciona, é só clicar aqui que nós entraremos em contato.
Concluindo
É muito comum ouvirmos empresários falando que não possuem dinheiro em caixa para realizar a contratação de profissionais mais estratégicos. Infelizmente, todos sabemos que a situação financeira de um modo geral requer muita cautela por parte de todos nós. Mas isso não significa que como empresas temos que cruzar os braços e ir levando do jeito que dá.
O mercado hoje dispõe de excelentes profissionais e empresas que prestam serviços para suprir uma demanda que cresce cada vez mais: a de pequenas e médias empresas que entendem que excelência na gestão se conquista com a ajuda de expertise.
Neste artigo mostramos o trabalho da Assessoria, Consultoria e de um BPO. Um não elimina o outro, mas cada serviço se propõe a um objetivo diferente:
- Para algo mais pontual, ou até mesmo um treinamento, o indicado é um consultor.
- Se sua empresa precisa de uma visão mais abrangente e de um profissional que coloque a mão na massa para melhorar algo na sua organização, o assessor é o mais indicado.
- Já se o que você precisa é ter profissionais qualificados de uma determinada área exercendo uma função que exige know-how - como marketing, financeiro, fiscal etc. -, mas seu caixa ainda não é o suficiente para realizar uma contratação, sem dúvidas a terceirização é a opção que ajudará seu negócio a alavancar.
E para reforçar, caso sua necessidade seja na área de finanças, não deixe de conhecer mais a fundo sobre o BPO de Controladoria!
Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.
Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.
Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.