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Margem Bruta, Margem Líquida, Margem de Lucro e Margem de Contribuição: tudo que você precisa saber!

A Margem Bruta, Líquida e de Contribuição tem um papel fundamental na análise da saúde financeira de uma empresa, mesmo quando as vendas vão bem.

Se existe uma verdade no mundo das finanças de uma empresa é que aumento da receita nem sempre quer dizer maior rentabilidade. Muito menos aumento de lucratividade. Pegue, por exemplo, o caso de uma organização que trabalha com diversos produtos e/ou ofereça variados serviços. Como avaliar qual deles traz mais lucros?

Existem aqueles produtos que vendem mais, mas será que são eles que trazem mais resultado? Empresas que não conseguem distinguir o que traz mais lucro para seu negócio muito provavelmente estão perdendo dinheiro.

Isso não significa necessariamente que a organização precise rever sua estratégia. Sem saber o que está causando a dor, não tem como tomar o remédio certo, não é mesmo? Para resolver essa questão (e achar a causa do problema), existe algo chamado Margem de Lucro que pode ajudar.

Por isso, pare por uns minutinhos o que você está fazendo e veja como elaborar planos de vendas que sejam realmente efetivos para aumentar a receita. Como? Conhecendo sobre Margem Bruta, Margem Líquida, Margem de Lucro e a Margem de Contribuição.

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    O que é Margem Bruta?

    A Margem Bruta mede a rentabilidade do negócio e indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.

    Analisar a Margem Bruta significa verificar quais produtos estão com a margem baixa, o que pode resultar em revisão da estratégia. Além disso, ela é um dos principais fatores a se verificar na formação do preço de venda (mais abaixo disponibilizamos um e-book sobre isso).

    Basicamente, a Margem Bruta é quanto sua empresa ganha com a venda de um produto ou serviço após diminuir as despesas para produzi-lo e vendê-lo. Para esclarecer melhor, vamos ver como funciona o cálculo.

    Como calcular a Margem Bruta?

    Para encontrar a Margem Bruta, deve-se dividir o Lucro Bruto pela Receita Líquida, e multiplicar o valor por 100 para obter o percentual. Ou seja:

    Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Líquida x 100

    Lembrando que o Lucro Bruto é resultante da subtração dos Custos Diretos Variáveis da Receita Líquida, por exemplo, a matéria-prima e fichas-técnicas. O raciocínio é simples: quanto mais a empresa vende, mais ela fabrica e mais matéria-prima irá precisar. O atributo “variável” é justamente porque a quantidade de matéria-prima varia conforme a produção (ou seja, os custos variáveis variam em função do volume produzido ou vendido).

    Já a Receita Líquida é resultante da subtração das Deduções de Vendas da Receita Bruta , por exemplo, impostos, abatimentos etc.

    Importante observar que para fins de cálculo de Margem Bruta deve-se considerar apenas aqueles custos diretamente envolvidos na venda e na produção de um produto (e aqui podemos incluir, além da matéria-prima, o frete ou a manutenção da fábrica), ou na execução de um serviço (como o salário de quem executa o serviço, despesas dos materiais). Custos administrativos não devem ser considerados.

    Exemplo de cálculo da Margem Bruta

    Suponha que a sua empresa vendeu um produto por R$40, mas que, para entregar este produto, teve um custo de R$8,00 com matéria-prima e R$3 com frete.

    Neste exemplo, o Lucro Bruto foi de R$ 29 e para descobrir a margem bruta basta aplicar:

    Margem Bruta = (R$29 / R$40) x 100 = 72,5%

     

    Entendemos que saber sobre a Margem Bruta é importante para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço. Agora temos que entender onde entra a Margem Líquida nessa história.

    O que é Margem Líquida?

    A Margem Líquida mostra o quanto sua empresa faz de lucro líquido para cada real que entra como receita no caixa da sua empresa. Isso significa dividir o Lucro Líquido da empresa pela Receita Líquida, após deduzirmos os impostos e tributos. O resultado será, portanto, a margem líquida ou o lucro líquido. Assim, se a margem líquida da empresa for de 10%, significa que para cada R$ 100,00 gastos ela tem um lucro líquido de R$ 10,00.

    A Margem Líquida é de extrema importância para entender se uma empresa tem lucro e qual é o valor deste lucro. 

    Como calcular a Margem Líquida?

    Para encontrar a Margem Líquida, deve-se dividir o Lucro Líquido pela Receita Líquida, e multiplicar por 100. Ou seja:

    Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita Líquida) x 100

    Você vai perceber neste cálculo que é possível a empresa apresentar uma margem de lucro negativa em determinado período analisado. Um cenário de exemplo seria a empresa em questão apresentar um prejuízo líquido, que substituiria o Lucro Líquido da fórmula com um valor negativo, resultado em uma margem também negativa.

    Diferença entre Margem Bruta e Margem Líquida

    Para não haver confusões, resumimos a seguir:

    Ao tratar da Margem Bruta e Margem Líquida, temos também a Margem de Lucro.

    O que é Margem de Lucro?

    A Margem de Lucro se refere à porcentagem da venda de um produto ou serviço que corresponde ao Lucro da empresa . Sua função é medir o quanto uma empresa ganha em cima de suas vendas e tem papel fundamental na hora de entender a saúde financeira do negócio.

    A Margem de Lucro também tem relação com a porcentagem adicionada aos custos totais tanto de um produto quanto de um serviço, para a formação de seu preço final. Trocando em miúdos, a Margem de Lucro forma o preço final e está, portanto, embutida no preço de um produto/serviço.

    Mudanças nas Margens de Lucro são objetos de muita análise, sendo que, de maneira geral, uma baixa margem pode sugerir inúmeros problemas, incluindo despesas acima do normal.

    Embora a margem de lucro seja muito útil para avaliar o quão rentável é uma empresa, assim como qualquer métrica financeira ela possui suas limitações. Recomenda-se utilizá-la para comparar empresas dentro da mesma indústria e, idealmente, com modelos de negócios similares. Isso porque, na maioria das vezes, empresas em diferentes indústrias podem possuir modelos de negócios e fluxos de receita diferentes, logo, margens de lucro igualmente diferentes.

    Um exemplo bem claro disso é compararmos uma empresa que vende produtos de luxo e um produtor de bens de consumo. O primeiro pode ter uma alta porcentagem de lucro em seus produtos, com um inventário baixo e mantendo, assim, uma margem de lucro elevada. Já o produtor de bens de consumo pode ter um inventário elevado, um número alto de vendas e muito mais custos, devido à necessidade de mais mão de obra e espaço. Nesse caso, a empresa de bens de consumo poderia ter receita muito alta, mas uma margem de lucro relativamente baixa. Conseguiu entender a relação?

    Outro ponto importante para ressaltar é que Margem de Lucro não tem a ver com o lucro.

    Diferenças entre Lucro e Margem de Lucro

    O lucro é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL). Destacamos também que lucro é bem diferente de lucratividade e explicamos bem direitinho neste artigo.

    Já a Margem de Lucro, como vimos, é o valor que a empresa ganha depois de subtrair as despesas da receita bruta, ou seja, é a capacidade de geração de caixa da empresa. É essa quantidade de lucro gerado pela empresa que determina se ela está ganhando dinheiro para, por exemplo, investimentos operacionais ou estratégias de expansão.

    A margem de lucro fornece informações vitais sobre a viabilidade da empresa a longo prazo, enquanto que o lucro trabalha mais a curto prazo. Imagine que uma empresa venda R$ 10 mil de produtos e tenha R$ 5 mil somando todas as despesas. Pode ser que o lucro de R$ 5 mil não seja suficiente para essa empresa sobreviver, mas a margem de lucro de 50% pode significar um bom sinal para o futuro.

    Como calcular a Margem de Lucro?

    A fórmula para cálculo da Margem de Lucro é:

    Margem de Lucro = Lucro/Receita x 100

    O lucro é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL).

    Vamos a um exemplo para melhor ilustrar: a receita anual da Empresa X é de R$ 1 milhão e seu lucro é de R$ 750 mil. Aplicando a fórmula temos:

    Margem de lucro = 750 mil/1 milhão x 100
    Margem de lucro = 75%

    Qual é a Margem de Lucro ideal?

    Para avaliar se determinado produto ou serviço da sua empresa está com a Margem de Lucro ideal, uma dica é avaliar dois conceitos básicos que têm a ver com a Margem de Lucro: formação do preço de venda e retorno esperado para o capital investido. Explicando melhor:

    E a Margem de Contribuição?

    Conforme já explicamos neste artigo, a Margem de Contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro. Com base nisso é possível calcular a quantidade mínima de produtos que a empresa precisará vender.

    A Margem de Contribuição indica uma outra questão muito relevante: quando o valor total das despesas fixas for menor que a margem de contribuição, a empresa estará gerando lucro. Do contrário, ou seja, se for superior, significa que está tendo prejuízo. Nesse caso será necessário realizar ajustes ou no preço de venda do produto, ou nos custos.

    Para calcularmos a margem de contribuição (MC) utilizamos a seguinte fórmula:

    Margem de Contribuição = receita de vendas -  gastos (custos variáveis + despesas variáveis)

    Podemos classificar os custos em: Custo dos Produtos Vendidos (CPV), Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ou Custo dos Serviços Vendidos (CSV). Já as despesas variáveis são desembolsos que não estão diretamente ligados com a produção mas que variam de acordo com a quantidade vendida, como comissões e impostos.

    Por isso, o primeiro passo para calcular a MC é separar custos e despesas em fixos e variáveis. Caso você precise de uma mãozinha na classificação desses gastos, acesse este infográfico que explica a diferença entre custos e despesas, fixas e variáveis, diretas e indiretas: Infográfico para Análise e Gestão de Desembolsos.

    Além da margem de contribuição total, também é possível extrair a margem unitária e entender qual produto tem maior contribuição ou até aqueles que têm desempenho negativo. Na mesma linha e seguindo a lógica do faturamento, também é possível analisar por canal.

    Exemplo:

    Imagine que uma Empresa A que comercializa veículos agrícolas, como tratores, semeadora e arados.Vamos analisar a Margem de Contribuição de cada produto.

    Margem de Contribuição da  Empresa A:

    Perceba que a margem de contribuição do Arado é o mais rentável, pois a contribuição desse produto para pagar as despesas fixas e gerar lucro é de 48,61%, ou R$4.375,00 sobre o preço de venda. Com esse cálculo também podemos analisar que o Arado e a Semeadora são os produtos que poderão participar de alguma promoção, já que o produto tem “gordura” para que o preço de venda seja reduzido.

    Dica: alguns itens como comissões sobre vendas ou fretes podem ter grande impacto sobre a MC. Conseguir negociar melhores percentuais pode gerar grande aumento na margem da sua empresa, mesmo que às vezes o percentual pareça pouco.

    Faça um teste e calcule sua margem de contribuição antes de seguir. Se precisar de ajuda, pode usar o modelo da Planilha de Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Lucratividade:

    Ao falar de Margem de Contribuição,comentamos o quão importante é saber seu valor para definir o preço de venda de um produto ou serviço. Ela pode, inclusive, ser fixada como meta no momento da definição do preço de venda. Se a Margem de Contribuição não for conhecida a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.

    Por isso, conhecê-la é essencial para a formação do preço de venda, que conta com três etapas:

    Elaboramos um Guia completo para o cálculo do Preço Ideal de Venda dos produtos, mercadorias e serviços de sua empresa, para que você entenda como funciona a aplicação da Margem de Contribuição nessa história. O material pode ser baixado gratuitamente, pela imagem:

    Para ouvir: como melhorar o processo de previsão de margens e resultados

    Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, no Controller Cast #21 conversamos com o Diretor Administrativo da Kadant South América, Carlos Santos, sobre o processo de organização e padronização dos dados para o cálculo de margem e resultado e como isso melhorou o resultado da empresa. Ouça o episódio na íntegra:

    Concluindo

    Como procuramos mostrar, saber como está a margem de lucro bruta, líquida e de contribuição é fundamental para dar ao controller um olhar mais preciso sobre o passado, presente e futuro das finanças do negócio. Isso dá ferramentas para que ele possa repensar as estratégias da empresa.

    Para manter o controle das margens em dia, a dica é acompanhar constantemente os ganhos e as despesas da empresa, avaliando em que produtos ou serviços os gastos superam esses ganhos. O Demonstrativo de Resultados do Exercícios e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa são duas ferramentas que não se pode tirar o olho.

    Destacamos ainda que sozinhas, as margens não dizem muito sobre o negócio, o que significa que aí entra o trabalho minucioso do controller, que deverá avaliar outros indicadores como volume de vendas, receita total etc.

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