Sua empresa é como o corpo humano: quando algo não está bem surgem sinais de alerta. Experimente eliminar da dieta do seu negócio o planejamento orçamentário e o plano financeiro e logo aparecerão as inflamações no fluxo de caixa. Tente não tomar as doses de acompanhamento do orçamento e o planejamento estratégico pode sofrer danos irreversíveis.
Assim como no corpo humano, em uma organização tudo que diz respeito à gestão empresarial está conectado. Para citar um exemplo, se pensarmos na Gestão de Projetos é impossível imaginar que algum projeto irá para frente sem uma estimativa de custos alinhada ao orçamento empresarial. O mesmo podemos falar do Planejamento e Orçamento de Gestão de Pessoas que deve atender às metas de cada área e da empresa como um todo.
Poderia ficar horas aqui dando exemplos de como a integração de cada setor faz a máquina organizacional funcionar. Quanto mais integrado tudo estiver, mais saúde o negócio terá. Em outras palavras, mais dentro da excelência na gestão empresarial ele estará.
E se falamos em integração, temos que aproveitar a tecnologia para ajudar nesse papel. Isso significa que ao tratar de Sistemas de Planejamento e Orçamento quanto mais eles estiverem integrados, mais fluidamente o sangue circulará - ou melhor será a comunicação entre financeiro e outras áreas.
É nesse contexto que hoje o objetivo é mostrar a você a importância de trabalhar com um Sistema de Gestão Orçamentária que esteja integrado aos melhores softwares de Gestão Empresarial: Protheus, SAP e Alterdata.
Sobre o sistema de Gestão Empresarial Protheus
O Protheus é desenvolvido pela TOTVS S/A e trata-se de um sistema integrado de Gestão Empresarial (ERP/CRM/HCM/SCM). Cada um de seus módulos diz respeito a uma área específica de gestão - Enterprise Resource Planning, Customer Relationship Management, Human Capital Management e Supply Chain Management - mas a ligação entre os módulos permite um melhor e mais preciso gerenciamento das informações de todas as áreas.
Cada módulo do Protheus (como Compras, Estoque, Faturamento, Financeiro e Livros Fiscais) é responsável por dezenas de processos de negócios baseados em práticas do dia a dia de diversos setores.
Segmentos atendidos pelo sistema Protheus incluem:
- Agroindústria
- Educacional
- Financeiro
- Jurídico
- Logística
- Manufatura
- Projetos
- Saúde
- Serviços
- Varejo
Saiba mais sobre o Protheus.
Sobre o sistema SAP
Assim como a Totvs e seu Protheus, a SAP também é desenvolvedora de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP). Seu objetivo é o de agilizar processos de aquisição, de produção, serviço, vendas, finanças e RH.
O sistema SAP também contempla a empresa como um todo e possui uma estrutura de módulos, os quais incluem:
- SAP MM - Material Management
- SAP WM - Warehouse Management
- SAP SD - Sales and Distribution
- SAP FI - Financial Accounting
- SAP PP - Production Planning and Control
- SAP HCM - Human Capital Management
- SAP PS - Project System
- SAP CO - Controlling
- SAP QM - Quality Management
- SAP PM - Plant Maintenance
- SAP IS - Industry Solutions
- SAP BW - Business Warehousing
- SAP RE - Real Estate
Dentre os setores atendidos pelo sistema SAP, destacamos: varejo, seguros, petróleo e gás, serviços públicos, setor público, mídias e manutenção de unidade de produção.
Saiba mais sobre o SAP ERP.
Sobre o Alterdata Software
Assim como sistema Protheus e SAP, o Alterdata Software também desenvolve soluções de ERP. Ele atende a três linhas: Empresarial, Imobiliária e Contábil.
- Empresarial: a Alterdata Software trabalha com gestão empresarial para atacado, auto center, e-Commerce, franquias, indústria, moda, prestadores de serviços, supermercado, restaurante e varejo.
- Contábil: a gestão contábil do Alterdata Software atende às atividades de armazenamento de Notas Fiscais, auditoria SPED, contabilidade, controle de tarefas, departamento pessoal, escrita fiscal, conciliação de cartões de crédito e débito, contabilidade online, contabilidade digital, controle de ponto, CRM, financeiro, CND e consultoria contábil.
- Imobiliária: administração de condomínios, gestão de aluguéis, corretagem, gestão financeira do condomínio, dos proprietários e atendimento aos síndicos.
Saiba mais sobre o Alterdata Software.
Protheus, SAP, Alterdata Software e o fim das planilhas
Até agora vimos que tanto sistema SAP, quanto Protheus e Alterdata Software desenvolvem ERPs (Sistemas Integrado de Gestão Empresarial). Perceba que pelo que procurei mostrar, os três programas, além de integrarem os principais pontos de gestão, eliminam aquela confusão toda que acontece em empresas que confiam seus processos a planilhas.
Pegando como exemplo o módulo FAT (Vendas e Faturamento) do Protheus: basicamente o que ele faz é contemplar a área de Vendas, integrando as informações com as demais áreas da empresa. Imagine se essas informações estivessem em planilhas. O trabalho para controlá-las seria imenso, não é mesmo? Veja também o exemplo do módulo empresarial do Alterdata Software. Já pensou em planilhas individuais para controle de cada setor? Sobre o ERP da SAP podemos falar a mesma coisa.
O perigo de confiar em planilhas já foi abordado por nós, da Treasy. O fato é que para pensar em Excelência na Gestão Empresarial (e em expansão do seu negócio), é preciso dar um passo à frente e investir em sistemas que automatizem as dezenas de processos que correm pela sua organização.
Além disso, com uma cultura empresarial orientada a dados (Data Driven), cada vez mais empresas fazem uso de ERPs para auxiliar na análise desses dados. Isso porque soluções de Enterprise Resource Planning (como Protheus, SAP e Alterdata Software) visam à integração de processos de negócios, facilitando o fluxo de informações dentro de uma organização para que decisões sejam baseadas em dados. E essas decisões, claro, devem respeitar o que seria o coração do corpo humano: o planejamento financeiro.
Por isso, ERPs devem estar integrados com seu Sistema de Gestão Orçamentária
Em primeiro lugar, destaco que quando falo em ERP falo especialmente de Protheus, SAP e Alterdata. E se estamos falando em sistemas financeiros, logicamente não posso deixar de falar da integração dos ERPs com o software de planejamento orçamentário da Treasy.
Se você me permitir, como descrevi as três soluções para Enterprise Resource Planning, farei uma rápida descrição do Treasy (para te ajudar caso você ainda não o conheça). O Treasy é um software para Gestão Orçamentária, hospedado na nuvem. Dentre seus principais recursos, destaco:
- Orçamento empresarial descentralizado;
- Projeções, simulações e cenários;
- Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico;
- Relatórios e Análises Gerenciais;
- Gráficos e Indicadores de Desempenho.
Assim como o sistema SAP, Protheus e Alterdata Software, o Treasy elimina as planilhas e busca a automatização de atividades (no caso, aquelas relacionadas à Gestão Orçamentária). Como o objetivo do Treasy é garantir que o coração da sua empresa bombeie sangue de maneira saudável (ou seja, que o financeiro atenda às demandas de todas as áreas, ao mesmo tempo em que fecha os meses com lucro), ele entende que precisa manter integrados os diversos processos de uma organização, em suas diferentes áreas.
Essa integração permite que a partir dos dados contidos no ERP possa-se comparar números planejados com os valores realizados. O Treasy traz todos os valores do realizado, evitando erros, retrabalhos e importações via planilhas.
Isso significa que a relação entre planejado x realizado dá a toda gestão da empresa os dados que precisa para saber se os planos da sua empresa estão no caminho ou apresentam desvios.
Um software de Gestão Orçamentária como o Treasy atende aos recursos de:
Planejamento e Projeções
- Projeção de Vendas
- Projeção de Deduções e Impostos
- Projeção de Custos Variáveis (Custos de Produção ou Compra de Mercadorias)
- Orçamento de Gastos com Pessoal
- Orçamento de Despesas Operacionais
- Orçamento de Investimentos Operacionais
Simulações e Cenários
- Simulações de Cenários
Acompanhamento dos Resultados
- Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico
- Justificativa de Desvios e Variações
- Projeção de DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)
- Projeção de Fluxo de Caixa
- Indicadores de Desempenho (KPIs)
Revisões Orçamentárias
- Workflow Orçamentário
- Possibilidade de configurar Permissões e Segurança de acesso
Imagine que você esteja realizando o acompanhamento de resultados das áreas da sua empresa. Ao invés de ir de gestor em gestor e solicitar planilhas, você acessa todo o realizado do Protheus, SAP ou Alterdata no seu ambiente do Treasy e consegue, por exemplo, gerar e analisar o DRE (para acompanhamento de resultados).
Perceba que, só nesse exemplo, você economizou o tempo que gastaria nas importações via planilhas e ganhou em produtividade, já que erros e retrabalhos com certeza foram eliminados graças à integração.
Sistema de planejamento e orçamento para Gestão Orçamentária best-in-class
A Gestão Orçamentária é uma das disciplinas fundamentais que compõem a Gestão do Desempenho Empresarial. Ela está ligada a dois dos critérios da Excelência na Gestão Empresarial: Gestão das Estratégias e Planos e Gestão dos Resultados.
Dizemos que ela é realizada em três grandes etapas:
Observe que ao integrar o ERP com um software de Gestão Orçamentária é possível trazer muito mais velocidade nas projeções e no acompanhamento de resultados de toda a empresa. Além disso, como todas as informações passam a estar integradas, as equipes tornam-se mais engajadas na elaboração do orçamento (que é onde tudo começa), levando à organização a cultura do orçamento colaborativo. Trocando em miúdos: a Gestão Orçamentária ganha elevados níveis de maturidade.
Mas, claro, nada acontece em um passe de mágica. Se precisamos cuidar bem do nosso corpo para que seus órgãos funcionem da maneira correta, o mesmo temos que dizer das empresas. De nada adianta ter Protheus, ou SAP ou Alterdata de um lado, e Treasy do outro, se sua organização não está trabalhando com a metodologia e com as práticas orçamentárias mais adequada ao seu negócio.
Só para você ter uma ideia, existem 8 principais metodologias e práticas orçamentárias utilizadas pelo mercado:
- Orçamento Estático
- Orçamento Flexível
- Orçamento Contínuo
- Orçamento Revisado (Forecast)
- Orçamento Base Zero
- Orçamento Base Histórico
- Orçamento Matricial
- Orçamento Colaborativo (Descentralizado)
Para ajudar na definição da metodologia que mais faz sentido para sua organização hoje, desenvolvemos um e-book no qual destacamos as vantagens e desvantagens de cada modelo. O material está disponível gratuitamente e pode ser acessado clicando aqui.
Concluindo
Eficiência e integração da informação são duas das principais vantagens de um ERP. Ao invés de a empresa ter seus dados distribuídos em vários bancos de dados por diferentes departamentos, o sistema Protheus, SAP e o Alterdata Software armazenam todas as informações em um único local.
Com a certeza de que ao acessar uma informação ela estará atualizada, ao integrar um ERP com um software de Gestão Orçamentária, como o Treasy, a área de planejamento e controladoria consegue ser muito mais eficiente no controle de Planejado x Realizado e, por consequência, no atendimento ao planejamento orçamentário.
Os melhores sistemas de planejamento e orçamento, quando integrados, garantem que tomadas de decisão serão baseadas em dados atualizados e precisos. Isso faz com que a estratégia da empresa seja voltada ao seu crescimento, e não para apagar incêndios resultantes de decisões equivocadas.
Caso você queira conhecer nossa solução para Gestão Orçamentária, deixo o convite para que conheça seus recursos, planos e preços, e veja na prática como ele funciona.
Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.
Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.
Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.