Quais são as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Publicado dia 15 de maio de 2017

Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no BrasilNão tem jeito. Para trilhar o caminho de controller a CFO é preciso, dentre outras coisas, estudar, estudar e estudar. Isso porque – como você bem sabe – atualizar-se é essencial para qualquer pessoa que almeje crescer e subir de cargo na estrutura organizacional da empresa.

Como aqui na Treasy uma das nossas preocupações é em ajudar você a realizar suas atividades com cada vez mais eficiência e eficácia, e sua empresa a ter uma gestão orçamentária best-in-class, o papo de hoje é sobre adquirir conhecimento.

Pensando em tudo isso, fizemos um artigo sobre as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil. Que tal dar uma olhada?

Entendendo o conceito: Gestão Empresarial

Ao falar em gestão ou gerenciamento, estamos falando do ato de envolver as pessoas rumo ao planejamento estratégico para que objetivos sejam atingidos com eficiência e eficácia.

Então, quando pisamos no terreno da Gestão Empresarial lidamos com uma ciência que busca a melhoria contínua dos processos gerenciais e operacionais de uma empresa. Para isso, ela trabalha com o envolvimento de líderes e seus liderados, ou seja, é o gerenciamento das atividades de uma organização.

Com isso, podemos entender que a Gestão Empresarial está conectada com diversas áreas da estrutura organizacional, como marketing, orçamento empresarial, gerenciamento de recursos humanos e financeiros, armazenamento e processos de comercialização, por exemplo. Justamente por estar ligada a tantas esferas de uma organização, os profissionais ligados à Gestão Empresarial precisam desenvolver habilidades como:

Gestão Empresarial

  • Relacionamento interpessoal;
  • Comunicação efetiva;
  • Trabalho em grupo;
  • Liderança;
  • Negociação;
  • Desenvolvimento de equipes;
  • Tomada de decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

Como nossa intenção aqui é falar das Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil, não vamos nos alongar muito neste tópico. No entanto, também não vamos deixá-lo na mão e recomendamos a leitura do artigo Excelência na Gestão Empresarial – Criando a cultura de melhoria contínua nos resultados de sua empresa. Além de abordar mais detalhadamente o que é Gestão Empresarial, tratamos dos seus fundamentos e damos o caminho das pedras para você aplicá-la em sua empresa.

O que aprender nas principais instituições de ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Com o que vimos sobre Gestão Empresarial e as habilidades de um profissional, podemos entender que um diploma na área tem sido cada vez mais procurado. Uma parte disso também se explica pelo fato de que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.

Organizações de todos os tamanhos precisam de profissionais com visão sistêmica e habilitados a analisar o ambiente interno e externo. Desse modo, estarão mais aptos a gerenciarem riscos, a sistematizarem a tomada de decisão, a negociarem e a serem flexíveis quanto às mudanças.

O que aprender nas principais instituições de ensino de Gestão Empresarial no Brasil?Cada instituição tem sua base curricular, mas de uma maneira geral, as principais instituições de ensino de gestão empresarial do Brasil e do mundo focam em como uma empresa opera. Sendo mais específico, abordam o que as organizações fazem, o estilo de gestão e as estratégias de negócio (como gerenciar, planejar e controlar as operações empresariais). O objetivo é formar profissionais com as competências necessárias para maximizar resultados que estejam alinhados com a cultura organizacional, o Planejamento Estratégico e a Gestão Orçamentária da companhia.

Disciplinas como Gestão de Pessoas, Finanças, Logística, Marketing, Vendas e Estratégia são algumas das que fazem parte da grade curricular das principais fundações de ensino de Gestão Empresarial.

E quais são as principais instituições de ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Provavelmente, se pegarmos alguns grupos de pessoas e fizéssemos essa pergunta, vários nomes surgiriam na lista. Mas com certeza, algumas das instituições de ensino de Gestão Empresarial acabariam sendo comuns em todas as listagens. Então, podemos destacar:

  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Fundação Dom Cabral (FDC) e
  • Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG).

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV é, sem dúvidas, umas das mais reconhecidas internacionalmente quando o assunto é ensino de Gestão Empresarial. A Fundação Getúlio Vargas possui um MBA voltado especialmente para consultores, gestores, líderes e empresários que exerçam funções analíticas, bem como para profissionais graduados que almejam funções gerenciais ou empreendedores que estão pensando em abrir seus negócios.

Em linhas gerais, os objetivos do MBA em Gestão Empresarial da FGV são:

A Fundação Getúlio Vargas oferece o curso em EAD e na modalidade presencial. Para mais informações, acesse o site da FGV.

Fundação Dom Cabral (FDC)

Também de padrão internacional, a Fundação Dom Cabral possui o Executive MBA, voltado aos profissionais graduados, com experiência mínima de 5 anos em gestão.

O Executive MBA da Fundação Dom Cabral trabalha com quatro pilares:

  • Sociedade;
  • Ambiente de Negócios Global;
  • Organização;
  • Indivíduo.

Para mais informações, visite o site do programa.

Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG)

Voltado para Gestão Empresarial, o INPG tem o programa MBA Estratégia Empresarial, exclusivo aos profissionais de diferentes áreas que já terminaram um curso de especialização no INPG Business School. O curso do Instituto Nacional de Pós Graduação é focado em preparar os alunos a assumirem posições de liderança nas empresas ou a empreenderem em seus negócios.

Os objetivos do MBA Estratégia Empresarial são:

O INPG também oferece o MBA Gestão Empresarial e Liderança. Para mais informações sobre ambos os programas, acesse o site do instituto.

A importância de aprofundar conhecimentos na Gestão Empresarial

Importância de aprofundar conhecimentos na Gestão EmpresarialSeja em um programa de pós-graduação ou de MBA, aprofundar os conhecimentos em Gestão Empresarial significa aumentar suas chances de desenvolver-se nos lados pessoal e profissional. Sabemos que dizer que “manter-se atualizado é obrigação de qualquer profissional” é chover no molhado, mas pense na posição de controller. Além de toda a experiência, habilidades como liderança, colaboração e comunicação são essenciais para que um controller se torne um CFO.

De toda a bagagem teórica, aprofundar-se sobre a Gestão Empresarial é fundamental. Quer ver?

  • Dar um passo adiante. Ok, você desempenha seu papel com maestria. Não descuida do “período de fechamento”, entende como ninguém dos relatórios financeiros e sabe da história por trás de cada número do Demonstrativo de Resultados do Exercício.
    Você pode ter trilhado um caminho de experiência profissional, mas chegará uma hora que perceberá que falta conhecimento para seguir adiante e crescer. Como vimos, um MBA ou pós-graduação de Gestão Empresarial irá muni-lo com as ferramentas para que você tenha uma visão sistêmica de todos os lados de uma organização.
  • Expandir o conhecimento além da sua posição atual. Você sabe que um CFO não tem olhos apenas para números (veja aqui). Muito além disso, ele apresenta ao CEO uma visão estratégica da empresa como um todo e não apenas observa números isolados de planilhas ou softwares de planejamento e controladoria. Exatamente por isso que expandir os conhecimentos é sinônimo de crescimento profissional. Um Diretor Financeiro não chegou lá por acaso e consegue analisar a empresa com uma visão 360 graus.
  • Conhecimento de novas tecnologias. Estamos falando de crescimento profissional e isso tem tudo a ver com ir muito além da sua área de atuação. Para ocupar um alto cargo em uma empresa, é preciso conhecer e estar por dentro das novas tecnologias em processos e comunicação, por exemplo.
  • Networking. Este item é óbvio, mas sempre bom lembrar. Fazer um curso de pós-graduação ou um programa de MBA é ótimo para ampliar a rede de contatos e ver o que as outras empresas estão fazendo. Isso pode abrir portas para sua empresa (afinal, negócios iniciam com contatos) e para sua carreira. Além de possibilitar o compartilhamento de experiências.

Concluindo

Sabemos que falar sobre as principais instituições de ensino de Gestão Empresarial no Brasil é um pouco complicado, pois existem diversas faculdades e fundações que oferecem bons cursos. A ideia deste artigo foi trabalhar com as três mais faladas em nosso meio e abordar a importância da busca do conhecimento.

Essa busca é ainda mais importante para profissionais que já estão envolvidos ou que querem ter um papel mais ativo na Gestão Empresarial. Habilidades como liderança, relacionamento interpessoal, comunicação efetiva e negociação são apenas algumas das qualidades essenciais para o crescimento profissional. 

Estudar sobre Gestão Empresarial é desenvolver a visão sistêmica e as habilidades citadas. Consegue ver a importância de ampliar o conhecimento na área? Não tem como crescer, sem aprender.

Como aqui na Treasy acreditamos muito no aprendizado e na constante atualização de conhecimento, temos como um de nossos objetivos publicar semanalmente artigos que ajudem profissionais da área de planejamento e controladoria em suas atividades (ou para servirem de inspiração).

Por isso, além da leitura dos nossos artigos semanais, queremos convidá-lo a conhecer os diversos materiais gratuitos que disponibilizamos para download. Assim, além de ajudarmos na tarefa de mantê-lo atualizado, damos uma mãozinha para que você aplique seus conhecimentos com templates e planilhas que disponibilizamos.

Materiais de Gestão Gratuitos

Além dos templates e planilhas você encontrará e-books, white papers, webinars, infográficos e outros materiais prontos para as principais atividades de Planejamento e Controladoria.

Esperamos que este artigo sobre as principais instituições de ensino de gestão empresarial no Brasil tenha o inspirado na busca por conhecimento. Como falamos, sabemos que existem muitas instituições reconhecidas, então, fique à vontade para compartilhar esses nomes conosco. Seria ótimo saber onde você estudou e como foi a experiência por lá!


Também publicado em Medium.

Home Fóruns Quais são as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Renata Freitas de Camargo 2 anos, 3 meses atrás.

Quais são as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil?

Você deve fazer login para responder a este tópico.