Os acontecimentos dos últimos anos nos mostram que não tem jeito: a dinâmica empresarial atual desafia organizações a adotarem abordagens mais ágeis para alcançarem o sucesso em um ambiente competitivo. Nesse contexto, o departamento de FP&A (Financial Planning and Analysis (Planejamento e Análise Financeira em português) se destaca como um pilar essencial para a gestão financeira de uma empresa.
Essencialmente, o time de FP&A dá suporte às principais decisões corporativas tomadas pelos CFO, CEO e Conselho de Administração. Para isso, no escopo da função da equipe está: realizar orçamentos, planejar e prever cenários, elaborar relatórios gerenciais e análises e fazer modelagem.
No entanto, tudo isso deve ser feito em um contexto no qual a agilidade não é mais um diferencial. É aí que surge o conceito de FP&A Business Partnering. Entenda sobre ele a seguir.
- #01 - Alinhar a estratégia financeira com a estratégia da empresa
- #02 - Storytelling
- #03 - Cultura ágil
O que é FP&A Business Partnering?
FP&A Business Partnering é uma abordagem estratégica que visa estreitar a colaboração entre o departamento de FP&A e as outras áreas da empresa. Para entender, vamos dar uma olhada em dois termos:
- Business: em português, business significa negócio. Aqui estamos tratando dos diferentes departamentos da empresa.
- Partnering: termo também na língua inglesa, e está relacionado ao conceito de “partner”, ou seja, parceria na tradução para o nosso idioma.
Desse modo, no bom e velho português, podemos dizer de uma maneira bastante simplificada que FP&A Business Partnering é uma abordagem colaborativa na qual o Planejamento e Análise Financeira são feitos em parceria com outras áreas da empresa.
Desenvolvendo um pouco mais o conceito, tem a ver com o time de FP&A trabalhando em conjunto com diferentes departamentos de negócios para coletar e fornecer informações financeiras, ferramentas, análises e percepções a outros executivos e gestores. O objetivo é ajudar todos a tomar decisões mais informadas, direcionando a estratégia de negócios e criando mais agilidade organizacional.
Para complementar o significado de FP&A Business Partnering, veja a seguir o que diz esta publicação da PwC:
“Finance Business Partnering é definido como o papel que a função financeira assume ao apoiar e desafiar o ‘negócio’, visando assegurar que o caminho estratégico escolhido irá criar o valor desejado, contra níveis de risco aceitáveis”.
Por que surgiu o FP&A Business Partnering?
Vamos ser sinceros: o tempo em que a área de controladoria precisava apenas processar números históricos, elaborar relatórios financeiros, fazer previsões, análises de cenários e projeções de fluxo de caixa, e ainda concentrar-se no planejamento financeiro ficou para trás.
Hoje, além de ter que fazer tudo isso, o controller precisa atuar como um consultor na tomada de decisões estratégicas. Exatamente nesse cenário que surge o FP&A Business Partnering, que tem a função de coletar e sintetizar os dados de todas as áreas da empresa para fornecer insights relevantes para evitar tomadas de decisão “míopes”, isto é, baseadas em recortes ou em números de dois ou três meses atrás.
Portanto, o FP&A Business Partnering transforma o departamento de FP&A, tornando-o mais ágil e fazendo com que ele tenha uma função muito mais proativa, orientada a dados.
Quais os benefícios do FP&A Business Partnering?
Os benefícios da abordagem podem ser resumidos nos seguintes itens:
Proatividade e colaboração
O significado de FP&A finance business partner já deixou isso bem claro, mas não custa reforçar: a abordagem trata da estreita colaboração com os líderes das áreas funcionais a fim de oferecer insights financeiros para apoiar suas decisões.
Isso inclui compreender as metas e desafios específicos para não apenas responder às solicitações, mas também antecipar as necessidades de cada departamento. Essa integração entre finanças e operações ajuda a promover um entendimento mais holístico das operações.
A colaboração é importante também na hora de elaborar o orçamento. Trazer gestores de diferentes áreas para a mesa a fim de criarem e acompanharem os números da empresa em conjunto, não é algo fácil.
Uma das maiores dificuldades é fazer com que as lideranças entendam a importância do orçamento colaborativo. Inclusive, Felipe Diogo Castro, consultor da Treasy, conversa sobre isso no episódios #36 do Controller Cast.
Aperta o play logo abaixo e veja as dicas do profissional sobre o que funciona e o que não funciona na hora de engajar o time com o orçamento e garantir o atingimento dos números.
[podcast] #36
Tomadas de decisão mais bem informadas
Ao tornarem-se “consultores financeiros” para outras áreas da empresa, ajudando-as a interpretar os dados financeiros e a entender as implicações de suas decisões, os profissionais que atuam como FP&A Business Partners fornecem informações financeiras precisas e análises detalhadas que apoiam a tomada de decisões estratégicas.
Em outras palavras, a abordagem reduz a incerteza e os riscos associados a decisões importantes. Por exemplo, um desafio muito comum nas empresas é definir qual o preço ideal cobrar por seus produtos e serviços.
Abordamos a formação do preço de vendas neste e-book, mas para adiantar como ela funciona, em suma é preciso considerar 3 fatores:
- Projeção de Margem de Contribuição
- Projeção do Ponto de Equilíbrio
- Análise do Mercado e Concorrência
Profissionais que atuam no FP&A e que têm a visão de Business Partnering, sabem da necessidade dessas análises, mas também consideram os planejamento estratégico, tático e operacional, bem como as metas corporativas e os seus desdobramentos por área.
O que queremos dizer é que eles conseguem olhar para as metas financeiras de modo macro, para então quebrá-las a fim de que cada executivo entenda o que se espera de suas áreas. Fazendo isso, ajudam a tomar decisões que tragam resultados em longo prazo.
Dica Treasy: para acessar o nosso guia completo sobre formação do preço de vendas, não esqueça de baixar gratuitamente o material. Clique na imagem:
Agilidade
Ser ágil é entregar com rapidez e sem erros, prever e estar preparado para mudanças de cenários e inovar continuamente processos, estruturas e colaboração. O FP&A Business Partnering incorpora a cultura dos métodos ágeis no financeiro.
Como os processos de planejamento financeiro se tornam mais ágeis e flexíveis, o time de FP&A é hábil em responder rapidamente a mudanças nas condições de mercado e nas necessidades do negócio, permitindo ajustes oportunos nas estratégias e no orçamento.
Vale dizer que a agilidade tem a ver com a rápida consolidação dos dados, que traz à área de FP&A um posicionamento menos intuitivo e, portanto, mais propenso a acertos em previsões.
Alinhamento Estratégico
O FP&A Business Partnering ajuda a alinhar as atividades financeiras com os objetivos estratégicos organizacionais. Isso assegura que os recursos sejam direcionados para iniciativas que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade do negócio, aumentando a eficácia das operações.
Colocando em outros termos, o business partnering faz a ponte entre o estratégico e o operacional. Falando mais especificamente da estratégia, para saber mais sobre gestão estratégica, salve a leitura do artigo:
Destacamos também que a abordagem Business Partnering, ao colocar todos na mesma página quanto à estratégia, quebra silos de gestão que normalmente resultam em tomadas de decisão disfuncionais e desempenho financeiro abaixo do ideal.
Melhores práticas para a implementação do FP&A Business Partnering
Para implementar a parceria de negócios na área de FP&A, considere:
#01 - Alinhar a estratégia financeira com a estratégia da empresa
O ponto de partida é garantir que as metas financeiras estejam conectadas aos objetivos estratégicos da organização. Isso fará com que a atuação do FP&A seja focada no valor agregado e na contribuição para o crescimento sustentável, uma vez que esse alinhamento traz um melhor direcionamento de recursos.
O controller desempenha um papel crucial para garantir isso, pois ele atua como uma ponte entre diretoria e gestores. Como fazer esse alinhamento entre financeiro e estratégia pode ser desafiador, entrevistamos profissionais experientes e apresentamos dicas valiosas testadas e aprovadas por eles visando o engajamento da liderança.
Clique na imagem, baixe o material completo gratuitamente e conheça as melhores práticas dos profissionais de controladoria do Brasil:
E para reforçar, mais acima compartilhamos com você a explicação da PwC sobre business partnering. Foque na parte que diz “... visando assegurar que o caminho estratégico escolhido irá criar o valor desejado, contra níveis de risco aceitáveis”. Pois bem, para escolher o caminho certo é indispensável tomar decisões financeiras fundamentadas e não baseadas em visões isoladas e fragmentadas.
Dito de outra maneira: a estratégia financeira deve estar alinhada com a estratégia da empresa.
#02 - Storytelling
Em finanças, storytelling significa contextualizar cada informação do orçamento e de relatórios gerenciais para que elas sejam facilmente compreendidas.
Como você viu, a abordagem FP&A Business Partner busca quebrar os silos entre o financeiro e demais departamentos. Para conseguir isso, um ponto de atenção importante é garantir que todos entendam o que os números relacionados às finanças (como o orçamento empresarial e os relatórios gerenciais) significam.
Em outros termos, isso tem a ver com falar a mesma língua de gestores, executivos e líderes que não estão acostumados com jargões e termos de finanças.
O storytelling vem para ajudar a criar uma narrativa financeira que faça total sentido para o ouvinte e o faça entender as decisões estratégicas a serem tomadas.
Temos um artigo completo falando sobre storytelling que pode ajudá-lo a entender como ele funciona e como adotá-lo. Clique no link abaixo:
#03 - Cultura ágil
Uma das características do FP&A Business Partnering é garantir que o planejamento orçamentário, o planejamento financeiro e a gestão estratégica se ajustem facilmente em um ambiente volátil. A adoção de uma cultura ágil requer:
- Abraçar a simplicidade;
- Adotar ciclos rápidos;
- Investir em tecnologia;
- Ter dados e métricas em tempo real e acessíveis;
- E outros pontos
Saiba mais em:
Concluindo
Você entendeu o que é FP&A Business Partner e quais são suas vantagens. Para encerrar, queremos destacar que a abordagem contribui para uma colaboração mais estreita entre a área financeira e demais departamentos da empresa.
Tendo a colaboração como um dos pilares, um FP&A voltado para Business Partnering promove uma comunicação constante e transparente, com compartilhamento de informações financeiras relevantes para a discussão em conjunto de planos e estratégias.
É como se houvesse uma criação de parceria entre as áreas da empresa, o que possibilita que o time de FP&A forneça insights financeiros e dê suporte para a condução de negócios bem-sucedidos e orientados para o crescimento.
O que você acha dessa atuação de “parceiros de negócio” trazida pelo FP&A Business Partnering? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!