Diretoria de Produção: tudo sobre a área que tem a ver com o fluxo de caixa da sua empresa

Publicado dia 26 de junho de 2017

Diretoria de Produção

Cada área da estrutura organizacional de uma empresa é responsável por fazer a engrenagem funcionar de acordo com os planejamentos estratégico e orçamentário. É difícil imaginar um negócio em crescimento sem pensar em seus variados departamentos e sem dar a importância devida a cada um deles. Por isso, se a pergunta for sobre qual é a área mais importante de uma empresa, fica difícil responder.

Cada profissional puxará a sardinha para seu lado e a discussão será mais ou menos como responder a famosa questão: quem nasceu antes, o ovo ou a galinha? Muitas respostas, muitas teorias e conclusões variadas.

Mas se entrarmos num consenso de que toda empresa nasce para entregar um produto ou serviço, seguiremos o raciocínio de que o setor responsável pelo desenvolvimento desse produto ou serviço seria o mais importante. Você sabe de quem estamos falando?

Se você matou a charada, então: bingo! O destaque de hoje é a Diretoria de Produção. Entre indicadores de desempenho, análises de receitas e custos, esse é o departamento que tem como missão entregar ao mercado tudo aquilo a que a empresa se propõe (e tudo que seus clientes esperam).

Por isso, vamos entender um pouco mais desse setor?

O que faz a Diretoria de Produção?

A Diretoria de Produção tem o papel de garantir que o processo de transformar matéria-prima em um produto ocorra de maneira eficiente e precisa. Ou, ainda, é o setor de uma empresa responsável por desenvolver produtos e/ou serviços.

O que faz a Diretoria de ProduçãoJuntando o que foi dito, entendemos que a área de produção cuida dos produtos e/ou serviços criados pela empresa, o design e a maneira que os produtos serão produzidos. Tudo que for relacionado à produção tem, portanto, a ver com este setor.   

Como sabemos, cada empresa possui um tipo de Estrutura Organizacional, mas para ampliar um pouco a visão da Diretoria de Produção, podemos dizer que ela é dividida em:

  • Compras
  • Estoque
  • Logística
  • PCP (Planejamento e Controle de Produção) principalmente em indústrias
  • Almoxarifado

Vamos ver agora algumas das sub-funções da Diretoria de Produção.

7 sub-funções do Departamento de Produção

  1. Definição de padrões e metas para cada etapa do processo de produção. Aqui, a etapa de produção de um produto ou de desenvolvimento de um serviço será monitorada de perto.
  2. O departamento de compras ficará responsável por providenciar os equipamentos, materiais e componentes necessários para manter a produção ativa. Um papel muito importante a ser desempenhado pela área de produção, portanto, é garantir que os itens necessários chegarão a tempo, terão a qualidade exigida e serão estocados de maneira correta.
  3. Falando em estoque, é também de responsabilidade da área de Produção estocar todos os equipamentos, matérias-primas e ferramentas necessários ao processo de produção, estando sempre de olho nesses itens no almoxarifado.
  4. Sobre o produto em si, a Diretoria de Produção tem a missão de pesquisar novos produtos ou modificações ocorridas no mercado (dependendo da empresa, essa é uma função do marketing). Além disso, é de sua responsabilidade estimar custos para produção em diferentes quantidades, utilizando métodos diversos. O design e os testes também são conduzidos pela área de Produção.Funções do Departamento de Produção
  5. Quando falamos em desenvolvimento de produto, não podemos esquecer do controle de qualidade, mais uma das funções deste setor. A qualidade diz respeito tanto ao processo de produção quanto ao de estocagem.
  6. Uma vez o produto estando pronto, ele será estocado. Como citamos no item 3, além de cuidar do estoque das matérias-primas, equipamentos e ferramentas necessárias ao processo produtivo, há também o controle do estoque dos produtos finalizados. Aqui é importante ressaltar a importância das informações de estocagem do produto acabado estarem disponíveis em tempo real principalmente para o departamento comercial.
  7. E se temos armazenagem e circulação de mercadorias, temos que ter um controle da logística, ou seja, o monitoramento da entrega e recebimento dos produtos e serviço. Em muitas empresas essa é também uma função da diretoria de Produção. Neste item entram questões como compra e entrada de materiais, planejamento de produção, estocagem, transporte e distribuição de produtos.

A importância do Departamento de Produção

Você sabe por que o Departamento de Produção é importante para uma empresa? Bom, você pode responder: “porque sem uma área de Produção não há produtos”. Ok, correto (e aí você pode pensar “para que me fazer uma pergunta tão óbvia?”), mas o departamento de produção vai muito além disso.

Lembra que mencionamos a matéria-prima? Pois bem, um setor de produção que desempenha seu papel com êxito é aquele capaz de analisar todas as opções de matéria-prima e recursos disponíveis para produzir itens de boa qualidade e com um preço justo, de acordo com os padrões da empresa (aqui entra em jogo também o planejamento estratégico, o qual dá um direcionamento para quais metas deverão ser atingidas com o produto ou serviço).

Importância da Diretoria de ProduçãoClaro que quando falamos da importância da área, o óbvio vem à tona e não podemos deixar de mencionar que gerenciar o processo de produção é o papel mais importante do departamento. É ele o responsável por definir quantos colaboradores serão necessários, quais equipamentos serão utilizados e que processos serão desenvolvidos. Tudo isso para garantir a qualidade do produto a um preço satisfatório.

Por falar em qualidade do produto, entramos na esfera da satisfação do cliente. Sabemos que cada departamento desempenha seu papel na atração e retenção dos clientes, mas como a área de produção desenvolve o produto em si, ela é importante também para cumprir quesitos como: manter custos de produção o mais baixo possível e entregar produtos de qualidade no tempo previsto (itens que têm tudo a ver com atrair e reter clientes, concorda?).

Para a empresa como um todo, o papel do setor exerce grande influência nos lucros, pois os produtos e serviços que ela desenvolve são também os responsáveis por fazer a Gestão Orçamentária ficar movimentada.

Já que o tocamos no assunto orçamento e entendemos que uma gestão de produção eficaz contribui para tornar uma empresa rentável, não podemos deixar de mencionar os investidores, os quais serão atraídos pela lucratividade e rentabilidade da organização. Atraindo-os para si, o negócio ganha em capital que, consequentemente, pode ser uma mão na roda até para melhorar os processos produtivos.

Então, fazendo um belo resumo de tudo isso, destacamos que:

A Diretoria de Produção é extremamente importante para fazer a empresa se destacar e atrair capital ao seu fluxo de caixa, seja por causa dos lucros ou pelos investimentos.

Diretoria de Produção: qual sua relação com o orçamento empresarial?

Se a maioria das funções em uma empresa giram em torno de números (tudo pelo ROI – Retorno Sobre o Investimento), o que falar da Diretoria de Produção? Este é o departamento que utiliza matéria-prima, equipamentos, ferramentas, possui uma equipe produtiva, desenvolve um produto, é responsável pelo armazenamento e controle de estoque, e, como se não bastasse, precisa cuidar da qualidade e da logística. Tudo envolve dinheiro, não é mesmo?

Então, conseguimos entender que em uma projeção de fluxo de caixa vão as entradas e saídas da área de produção. Isso tudo está ligado ao DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, que evidencia a posição financeira da empresa em um determinado período de tempo, e ao DRE – Demonstrativo de Resultados de Exercício, que em linhas gerais mostra se uma empresa teve resultados ou prejuízos.

Especificamente sobre o DRE, em sua estrutura entram itens como receita de vendas, despesas operacionais, custos, gastos com pessoal, entre outros (para informações mais aprofundadas sobre o tema, acesse o post Análise de DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício): tudo que você precisa saber sobre a Demonstração de Resultados do Exercício em um só lugar!).

Consegue ver onde entra a área de produção no planejamento orçamentário de sua empresa? E como falamos em DRE e DFC queremos saber se você já tem esses dois modelos implantados na empresa. Em caso negativo, não tem problema! Elaboramos duas planilhas especiais para que a área de controladoria ajude cada vez mais na conquista da Excelência na Gestão Empresarial. Para acessá-las, é só clicar nos respectivos banners.

Planilha Modelo de Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

Planilha Modelo de Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Orçamento da Área de Produção

Ok, sabemos que o que a área de produção exerce influencia diretamente no DRE e DFC. Mas o orçamento de produção especificamente, você sabe como ele é composto? Basicamente, um orçamento típico de uma empresa de manufatura contém o número estimado de unidades que precisam ser produzidas para cumprir com as metas de vendas e os requisitos de inventário.

Diretoria de Produção orçamentoE para que entender sobre isso? Sempre gostamos de bater na tecla do planejamento orçamentário de uma empresa, então, se estamos pensando em planejar as finanças da organização para um longo prazo, você vai concordar que temos que entender sobre quanto cada área gasta, para nada escapar do orçamento.

Além de influenciar no planejamento orçamentário, temos que lembrar que planejar os custos da produção possibilita a empresa a negociar melhor itens como insumos e matéria-prima, por exemplo. Para o departamento fazer todo esse controle, pode-se utilizar planilhas ou um software projetado para isso, como o Treasy, nosso sistema online para Planejamento e Controladoria, ou outras ferramentas.  

E caso você queira se aprofundar no assunto, deixamos como sugestão a leitura do artigo Orçamento de Custo de Produção: como projetar as necessidades de Matéria-Prima, Insumos e Mão-de-Obra de sua empresa!.

Concluindo

Toda empresa tem um propósito para existir. Toda empresa quer ser reconhecida por itens como atendimento e qualidade de produtos e/ou serviços. Então, dos vários setores dispostos em uma Estrutura Organizacional, a Diretoria de Produção trabalha com o X da questão: o desenvolvimento de produtos e/ou serviços de uma empresa.

Exatamente por isso, ela é extremamente importante para fazer a empresa se destacar e atrair capital ao seu fluxo de caixa, seja pelos lucros ou pelos investimentos. E já que a área de produção está totalmente envolvida na lucratividade e rentabilidade da empresa, sugerimos a leitura do post Lucratividade e Rentabilidade – Você sabe a diferença e por que isto é importante?. Assim você entenderá direitinho a diferença entre esses dois importantes conceitos.

Já que chegamos ao fim, esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre a Diretoria de Produção. Em caso afirmativo, compartilhe esse artigo com seus colegas. Aproveite e deixe sua opinião. Até a próxima!


Também publicado em Medium.

Home Fóruns Diretoria de Produção: tudo sobre a área que tem a ver com o fluxo de caixa da sua empresa

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Renata Freitas de Camargo 2 anos atrás.

Diretoria de Produção: tudo sobre a área que tem a ver com o fluxo de caixa da sua empresa

Você deve fazer login para responder a este tópico.