Normalmente, quando uma empresa está com problema de fluxo de caixa, uma das primeiras ações colocadas em prática é a redução de custos. Se em um primeiro momento isso até pode fazer sentido (e dependendo do caso é uma boa solução), muitas vezes, o ajuste dos prazos médios de pagamento e recebimento pode resolver a questão.
Mas o que isso significa exatamente? Já para dar um spoiler, o Prazo Médio de Pagamento (PMP) e o Prazo Médio de Recebimento (PMR) constituem métricas importantes para monitorar a saúde financeira de uma empresa. As duas são imprescindíveis para garantir que a organização tenha recursos suficientes para honrar seus compromissos sem comprometer o capital de giro.
Como o assunto é sério, a seguir explicamos melhor o que são esses prazos, por que são importantes e como calculá-los. Aproveite também nossas dicas de como otimizar o PMP e o PMR.
O que são Prazos Médios de Pagamento e Recebimento?
Os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento são indicadores financeiros que medem o tempo médio que uma empresa leva para pagar seus fornecedores e o tempo médio que ela demora para receber os pagamentos de seus clientes. Esmiuçando um pouco mais:
O que é Prazo Médio de Pagamento?
É o tempo médio (em dias) entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor. Por exemplo, se sua empresa compra matérias-primas e paga seu fornecedor em duas vezes (1+1), seu prazo médio de pagamento vai ser de 50% à vista e 50% em 30 dias.
O que é Prazo Médio de Recebimento?
É o tempo médio (em dias) entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro. Por exemplo, se sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada (0+1+1+1), seu prazo médio de recebimento vai ser de 0% à vista, 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.
É importante ressaltar que uma empresa pode ter Prazos Médios de Pagamento e Recebimento muito variados dependendo dos itens que compra ou comercializa.
Por exemplo, imagine em um supermercado que vende desde os itens mais básicos de alimentação até eletrodomésticos.
Nesse caso, teremos produtos com Prazos Médios de Recebimento curtos, como frutas e verduras que são vendidos à vista. Ou produtos com Prazos Médios de Recebimento bem mais longos, chegando até 360 dias, como no caso de uma geladeira parcelada em 12x.
Ainda, os Prazos Médios também podem variar por diversos outros fatores, como clientes, segmento de atuação e fornecedores.
Relação com a Necessidade de Capital de Giro
As informações do Prazo Médio de Pagamento e Recebimento são usadas para calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG), um dos Indicadores de caixa mais importantes para qualquer empresa.
Para esclarecer, a Necessidade Capital de Giro é o valor mínimo que a empresa precisa ter de dinheiro em seu caixa para garantir que sua operação (compra, produção e venda de produtos ou serviços) não pare por falta de recursos para pagar fornecedores e funcionários.
A fórmula para o cálculo é:
NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento
Após calcular a NCG, é preciso analisá-la, levando em consideração não só os resultados, mas também a estratégia geral da empresa:
- NCG positivo: significa que a empresa está com superávit de capital de giro, não necessitando recorrer a bancos ou outras fontes de recursos. Como não devemos deixar recursos parados, a empresa pode investir este Saldo de Caixa em Ativos Operacionais ou até mesmo investir em Aplicações Financeiras.
- NCG negativo: a empresa tem um déficit em seu capital de giro, significando que parte de seu capital de giro vem de recursos de terceiros, o que pode levar a despesas com pagamento de juros por este capital e em alguns casos, demonstrar um quadro de risco associado ao negócio.
Por que conhecer os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento?
A Política de Prazos Médios de sua empresa influencia diretamente sua Necessidade de Capital de Giro, e esta por sua vez, influencia muitas decisões estratégicas do negócio.
Vamos de exemplo para entender? Imagine que sua empresa projete vender camisas no valor de R$ 60 reais (pagando R$ 30 à vista pela camisa - entre fornecedores e impostos), dando 30 dias para seus clientes pagarem. Pela ótica econômica, este é um excelente negócio, já que a cada R$ 60 reais vendidos, a empresa fica com R$ 30, totalizando 50% de Margem de Contribuição.
Mas veja que a empresa paga pelo produto à vista e leva 30 dias para receber o dinheiro da venda, ficando 30 dias com o “caixa negativo”. Como sabemos, caixa negativo não existe, portanto de algum lugar a empresa precisará tirar este dinheiro, seja com o aporte de capital pelos sócios ou buscando um empréstimo bancário.
Agora, imagine ainda neste exemplo, que empresa esteja projetando a venda de 1.000 camisas. Como a cada camisa vendida temos a necessidade de R$ 30 em Capital de Giro, neste caso a empresa precisará de R$ 30.000 em caixa para poder financiar a operação.
Ou seja, se a estrutura de Pagamentos x Recebimentos de sua empresa estiver muito desbalanceada, poderá gerar grandes desembolsos no pagamento de juros com o uso de Capital de Terceiros para financiar a operação, ou até mesmo impedir o crescimento em alguns casos.
Por outro lado, um Prazo Médio de Pagamento maior que o Prazo Médio de Recebimento pode ser benéfico, reduzindo a necessidade de capital de giro. Quanto mais tempo a empresa tem para pagar seus fornecedores em comparação ao tempo que leva para receber dos clientes, menor é a pressão sobre o caixa.
Como calcular o Prazo Médio de Pagamento?
Para descobrir qual é o Prazo Médio de Pagamento da sua empresa, siga estes passos:
1 - Tenha em mãos as informações necessárias:
- Pagamento de fornecedores: é o total de contas a pagar (obrigações) que a empresa tem com seus fornecedores em um determinado período. No Balanço Patrimonial, os valores estão registrados em Passivo Circulante.
- Valor médio das compras: o valor total de aquisições de bens ou serviços feitas pela empresa durante o mesmo período considerado. Neste artigo você encontra a fórmula para isso no tópico CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) ou CPV (Custo de Produtos Vendidos).
2 - Utilize a fórmula do Prazo Médio de Pagamento
A fórmula de PMP é:
PMP = (Saldo de Fornecedores / Compras a Prazo) x Número de Dias do Período
Para exemplificar, considere uma empresa que:
- Saldo de fornecedores = R$ 200.000
- Compras a prazo = R$ 600.000
- Número de dias do período = 30 dias (1 mês)
PMP = (200.000 / 600.000) x 30 = 10 dias
Isso significa que, em média, a empresa leva 10 dias entre a data de aquisição de bens ou serviços e o pagamento efetivo.
Como calcular o Prazo Médio de Recebimento?
Para saber qual é o Prazo Médio de Recebimento, siga estes passos:
1 - Tenha em mãos as informações necessárias
- Saldo de contas a receber: o valor total das vendas a receber em um determinado período.
- Vendas a prazo: total de vendas feitas a prazo pela empresa no mesmo período.
- Número de dias do período: intervalo de tempo considerado (geralmente 30 dias)
2 - Utilize a fórmula do Prazo Médio de Recebimento
O cálculo do PMR utiliza a fórmula:
PMR = (Saldo de Contas a Receber / Vendas a Prazo) x Número de Dias do Período
Para exemplificar, considere que:
- Saldo de contas a receber = R$ 150.000
- Vendas a prazo = R$ 450.000
- Número de dias do período = 30 dias
PMR = (150.000 / 450.000) x 30 = 10 dias
Isso significa que a empresa leva, em média, 10 dias para receber dos clientes após a venda.
Qual o modelo ideal de Prazos Médios de Pagamento e Recebimento?
Infelizmente, a resposta é: depende. Como quase tudo na Gestão do Desempenho Empresarial, não existe uma receita de bolo para a definição de uma política de Prazos Médios de Pagamento e Recebimento. Cada caso precisa ser analisado separadamente.
Antes de qualquer coisa, é preciso levar em consideração as questões estratégicas por trás da definição da Política de Prazos Médios. Por exemplo, deve-se analisar se conceder mais prazo para os clientes pagarem realmente vai elevar as vendas ou se é mesmo possível conseguir descontos com os fornecedores pagando à vista. Do contrário, vale usar a regra básica do Fluxo de Caixa: “adiantar recebimentos e postergar pagamentos”.
Também é preciso conhecer bem a lucratividade de sua empresa, para saber até onde é possível chegar. Como vimos antes, se sua organização tiver uma Política de Prazos Médios desbalanceada, muito provavelmente vai ter uma maior Necessidade de Capital de Giro, precisando recorrer a empréstimos e financiamentos.
Contudo, isso não é necessariamente um problema desde que o lucro gerado pela operação compense o pagamento de juros pelo Capital de Giro. É o que chamamos no jargão empresarial de “negócio alavancado”. Além disso, é importante analisar o cenário competitivo em que sua empresa está inserida, ou seja, é preciso conhecer os Prazos Médios de Recebimento praticados por seus concorrentes. Afinal, trabalhar com uma política muito diferenciada pode prejudicar suas vendas.
Já em relação aos fornecedores, nem sempre é possível negociar os Prazos Médios de Pagamento. Se sua empresa é pequena e compra de grandes fornecedores, é provável que não terá grandes poderes de barganha.
Sendo assim, a dica é: calcule os Prazos Médios ideais para reduzir a Necessidade de Capital de Giro de seu negócio.
Ok, mas como melhorar esses prazos?
Você calculou os Prazos Médios de Recebimento e Pagamento e percebeu que precisa melhorá-los. Nesse caso, algumas dicas são:
- Considere conversar com seus fornecedores e veja se é possível ajustar os prazos, mantendo uma boa relação comercial e criando uma parceria de confiança.
- Melhore o processo de cobrança, oferecendo incentivos para que os clientes paguem em prazos mais curtos. Por exemplo, conceder descontos para pagamentos antes da data de vencimento.
- Ajustar a data de recebimentos para que a empresa tenha capital de giro para arcar com seus compromissos.
- Flexibilizar prazos para clientes de confiança ou oferecer opções de pagamento diferenciadas para cada perfil.
- Oferecer diferentes métodos para facilitar o pagamento e agilizar o recebimento.
- Controlar a inadimplência (para isso, implemente lembretes para garantir que os clientes paguem no prazo e adote a régua de cobrança).
- Acompanhe os indicadores regularmente para identificar rapidamente qualquer desvio no fluxo de caixa.
Concluindo
Tão importante quanto conhecer as Projeções de Vendas, os Custos Variáveis, Gastos com Pessoal, Despesas Operacionais etc. de sua empresa, é conhecer bem quais são os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento.
Neste artigo você aprendeu como fazer isso e esperamos que ele te ajude a colocar a mão na massa e, assim, equilibrar o fluxo de caixa e otimizar a saúde financeira do seu negócio. E se depois de fazer os ajustes a sua empresa continuar com problemas de capital de giro, talvez seja o caso de olhar com carinho para os custos.
Para não sair atirando para todo lado e acabar fazendo cortes de custos que poderão trazer outros problemas no futuro, aproveite que está aqui e leia também:
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