Imagine que você tenha ido ao médico fazer um check-up. Ele passou diversos exames e, após alguns dias, você retornou no consultório e ficou sabendo que a glicose está alta e triglicerídeos e colesterol então! Junto com essa notícia, o profissional lista tudo o que pode acontecer se você não mudar o seu estilo de vida “para ontem”.
Você sai do consultório sem saber o que pensar porque a projeção não é nada agradável. Mas existe um lado bom dessa história. A parte positiva é que, agora que você sabe do pior cenário, tem as informações que necessita para tomar iniciativas, reverter a situação e evitar que o problema se agrave.
Leve agora esse mesmo cenário para as projeções financeiras para startups. Graças a elas, negócios como o seu podem projetar como o futuro financeiro será.
Entenda tudo a seguir e veja também como criar uma projeção financeira aí na sua empresa. Boa leitura!
O que é uma projeção financeira para startups?
Uma projeção financeira para startups é uma estimativa futura dos resultados e desempenho financeiros. Não se trata de suposições sem embasamento, uma vez que ela normalmente inclui projeções de receitas, despesas, fluxo de caixa e itens do balanço.
Portanto, a partir de um conjunto de pressupostos, a projeção é utilizada para ajudar as empresas a planejar o futuro e a tomar decisões informadas sobre investimentos e outras questões estratégicas.
Importante destacar que, apesar de as projeções darem uma previsão do futuro, elas devem ser tratadas nas startups como um plano de execução a ser seguido.
Perceba que existe uma diferença entre projeção financeira e previsão financeira. Apesar de ser comum vermos os termos sendo utilizados como sinônimos, entenda que:
- Uma projeção financeira descreve os resultados financeiros com base no que pode acontecer em vários cenários hipotéticos.
- Uma previsão descreve os resultados financeiros com base no que CFO, CEO e diretoria esperam que aconteça, dadas as condições, planos e intenções atuais.
Por que as projeções financeiras são importantes?
As projeções financeiras para startups são como uma bússola que guia o negócio para a direção certa. Voltando a fazer um paralelo com a medicina, elas seriam as batidas do coração, que refletem os sinais vitais da empresa.
Para investidores e outras partes interessadas, a ferramenta fornece dados concretos para que eles possam avaliar a saúde financeira da startup e o seu potencial de crescimento e rentabilidade.
Por essa razão, muito mais do que apenas apresentar números, a projeção financeira ajuda a entender a história de uma organização . Além disso, ela serve como uma ferramenta de controle. Isso porque, caso haja alguma variação na projeção, os profissionais de controladoria e do financeiro podem antecipar ações corretivas, como no caso de evitar que a empresa se afunde em dívidas.
Destacamos ainda que as projeções financeiras para startups são comumente usadas em:
- Planos de negócios;
- Projeções de desempenho financeiro para potenciais investidores;
- Otimização de processos internos (como no caso do processo orçamentário);
- Solicitações de empréstimo ou linha de crédito.
Não podemos deixar de mencionar ainda que a ferramenta impacta significativamente no orçamento da startup. Isso porque, se positiva, a projeção pode apontar para um cenário confortável de aumento de despesas e até mesmo para financiar o seu crescimento. Já se for menos favorável, pode indicar a necessidade de ser mais conservador com contratações, custos de marketing, investimentos etc.
Projeção financeira para startups e cenários
Por falar em cenários, talvez a importância principal das projeções financeiras seja a de justamente preparar a startup para as diferentes possibilidades. Para isso, elas ajudam a direcionar as atenções para o futuro e responder a perguntas do tipo: “e se tal coisa acontecer?”.
Em suma, a construção de cenários permite olhar para meses e anos à frente e estabelecer estratégias para minimizar riscos e maximizar oportunidades. A partir daí pode-se criar cenários otimista, pessimista e realista.
No vídeo abaixo, Daniel Fernandes, co-founder da Treasy, explica de modo bem preciso (em dois minutos) o que é e qual a importância da construção de cenários:
[vídeo] https://www.youtube.com/watch?v=AzF35t_G7mw
Principais componentes das projeções financeiras para startups
As projeções financeiras para startups ou qualquer outro tipo de empresa baseiam-se em três relatórios: a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) e o Balanço Patrimonial (BP). Essa tríade compõe o que se considera essencial para a preparação de projeções financeiras precisas e completas.
Além dos três demonstrativos contábeis, é preciso considerar também a projeção de vendas, que traz uma estimativa do montante de receitas que a empresa prevê receber em um determinado período futuro, por conta da quantidade de produtos ou serviços que espera vender.
Por fim, mas não menos importante, uma projeção financeira para a sua startup precisa considerar os desembolsos com mão de obra, despesas operacionais, investimentos, entre outros. A seguir você entenderá melhor.
Como criar uma projeção financeira para sua startup?
Como você pode ver, estamos falando de uma ferramenta bastante útil para conseguir atrair a atenção de investidores. Por esse motivo, se o desempenho da sua startup estiver constantemente desalinhado com a projeção, pode passar a imagem de que os responsáveis não entendem do mercado.
Essa é a razão pela qual criar uma projeção financeira para sua startup é um trabalho que exige muita atenção. Na hora de elaborar uma, considere os itens:
Faça a projeção de vendas
Quantas unidades dos seus produtos ou serviços você venderá durante o tempo da projeção (por exemplo, nos próximos três anos)? Quantos clientes você espera conquistar e quanto lucro espera ter?
No artigo Guia completíssimo sobre como elaborar o Orçamento de Vendas para sua empresa! Saiba tudo sobre Projeção de Faturamento e saia na frente! ensinamos como fazer a projeção de vendas.
Elabore o orçamento de despesas
A projeção financeira para a sua startup precisa considerar não somente os ganhos, mas também os desembolsos previstos no período que cobre a projeção. É preciso levar em conta:
- Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (como comissões, impostos, etc.)
- Orçamento de custos da produção
- Orçamento de RH ou mão de obra
- Orçamento de despesas operacionais (gastos fixos)
- Orçamento de Marketing
- Orçamento de investimentos
Analise os demonstrativos contábeis
Lembra dos três relatórios que comentamos mais acima (DRE, DFC e BP)? Pois é, cada um deles é como se fosse uma carta em um baralho que, quando virada, traz as informações que ajudam a desenhar o futuro.
Para você entender:
- Com o DRE é possível detalhar cada passo que compõe o resultado líquido da startup em um exercício por meio do confronto das Receitas, Custos e Despesas apuradas, gerando informações significativas para tomadas de decisão.
- Com o DFC é possível estimar as entradas e saídas de dinheiro que afetarão o caixa da organização. Mostra uma visão realística de como o negócio está se saindo.
- Com o BP é possível ter uma visão consolidada da evolução da empresa em um determinado intervalo de tempo. É indispensável para manter o controle de custos e acompanhar seu patrimônio.
Se você precisar de uma mão para elaborar os três relatórios, clique no link correspondente e baixe as planilhas gratuitas que disponibilizamos:
- Planilha de Demonstrativo de Resultados do Exercício
- Planilha de Demonstrativo de Fluxo de Caixa
- Planilha de Balanço Patrimonial
Crie os cenários
Com base em todas as informações coletadas, é hora de fazer a projeção para diferentes cenários.
Note que elaborar cenários nada mais é do que arte de fazer as perguntas certas. Por exemplo:
- Se as vendas aumentarem, quantos novos profissionais precisaremos contratar para dar conta da demanda? Como isso impacta o orçamento de RH?
- Se precisarmos dar suporte ao aumento de produção, teremos mais Necessidade de Capital de Giro (NCG)? Esse capital será próprio ou de terceiros? Pagaremos juros por isso?
- Se reduzirmos o volume de vendas, qual será o gasto que teremos com demissões de profissionais que ficarão ociosos?
Para ajudar você, criamos um modelo de planilha para baixar gratuitamente. Ela é super simples de usar e já está preparada para três simulações: cenário realista, cenário otimista e cenário pessimista.
Clique na imagem abaixo e faça o download:
Atualize as projeções financeiras para a sua startup
Você foi ao médico, fez os exames e saiu do consultório não muito animado. Seis meses depois, após mudar o estilo de vida, você volta a fazer os exames e tem uma surpresa: glicose, colesterol e triglicerídeos baixaram.
Isso quer dizer que aquele cenário de possíveis problemas de saúde foi afastado e, para manter assim, você pode seguir um novo plano. O mesmo raciocínio se aplica para as projeções financeiras, pois elas também precisam ser atualizadas à medida que sua startup crescer e evoluir, e conforme o cenário vai mudando.
Para isso, acompanhe o desempenho real em relação às suas projeções. Caso perceba discrepâncias significativas, analise os números, investigue o motivo e faça os ajustes necessários.
Esse exercício ajuda inclusive a identificar as premissas orçamentárias que estão causando impactos na startup e desviando resultados. Aliás, a identificação de desvios faz parte da Metodologia Treasy para a gestão do orçamento. Com ela, já auxiliamos centenas de empresas a trabalharem com Previsibilidade de Resultados em 5 passos:
- Definir o principal Objetivo Financeiro da Empresa
- Elaborar um plano financeiro para atingir este objetivo
- Simular cenários alternativos
- Acompanhar e aprender com seus resultados
- Identificar desvios e revisar seu plano quando necessário
Saiba como funciona a Metodologia Treasy!
Concluindo
As projeções financeiras são essenciais para as startups manterem um planejamento de crescimento a longo prazo. Como mostramos, elas contam uma história do que pode acontecer como resultado de uma ou outra decisão estratégica. Da mesma maneira, a ferramenta serve para mostrar de que forma as mudanças nas condições interna e externa podem impactar a organização.
Por fim, lembre-se que as projeções financeiras são utilizadas também para explorar cenários e prever resultados para que o planejamento da empresa possa ser ajustado se necessário.
Esperamos que este artigo ajude você e seus colegas a fazerem projeções precisas. Se precisar de ajuda com algum material, convidamos a acessar nossa página com materiais gratuitos para download. Temos diversos modelos de planilhas, white papers e e-books que podem ser úteis no seu dia a dia.
Clique aqui e acesse-os agora mesmo!