Como na frase retirada de um dialogo em uma famosa fábula “Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve“.
orçamento empresarial

 

Você sabe quanto sua empresa espera faturar no próximo ano? E nos três próximos anos? Qual sua projeção de custos e quais serão as despesas operacionais? Como vai investir seus lucros? Ou melhor, quanto espera ter de lucro? Vai expandir, adquirir mais maquinário, contratar mais pessoas? E que retorno espera ter com estas ações e investimentos?

São muitas perguntas e nem sempre as empresas possuem a resposta!

O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração.

O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.

Composição do Orçamento Empresarial

O orçamento de uma empresa geralmente é composto por:

Saídas do Orçamento Empresarial

Após a elaboração do orçamento pelas áreas, com as informações disponíveis é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão de qualquer empresa:

Modelos e Metodologias Orçamentárias

Existem vários modelos de orçamento, como:

E claro, modelos híbridos entre dois ou mais modelos acima.

Simulações de Cenários Orçamentários

Uma prática muito comum nas empresas é a criação de Cenários Orçamentários. Os cenários são ensaios que as empresas realizam simulando diversas possibilidades de mudanças (internas ou externas) para entender os impactos que a empresa poderia sofrer com estas mudanças.

Alguns exemplos de situações que podem ser simuladas através de cenários:

O orçamento geralmente ocorre nos últimos meses do ano, onde são feitas as projeções para o ano seguinte. A ideia é que a empresa possa acompanhar mês a mês os resultados reais e compará-los com o que foi projetado, realizando assim ajustes de curso quando necessário para que as metas e objetivos sejam alcançados.

Mais sobre Orçamento Empresarial

Se interessou pelo assunto e quer começar a utilizar o orçamento em sua empresa? Ou então já o utiliza e quer aprender mais sobre o tema e obter dicas do que pode ser melhorado?

Confira o material completo (e-book + webinar) que preparamos para sua empresa! Para baixar o e-book e assistir ao webinar, basta clicar nas imagens abaixo:

Webinar – Orçamento Empresarial na prática

Guia Prático do Orçamento Empresarial

orçamento empresarial orçamento empresarial
ASSISTIR WEBINAR!
BAIXAR E-BOOK!

 

Nos próximos posts discutiremos com mais detalhes cada um dos tópicos orçamentários, modelos de orçamento e abordaremos também sobre cada um dos relatórios essenciais para a gestão, trazendo dicas, boas práticas, materiais e modelos gratuitos para realização de um orçamento e acompanhamento de forma simples, fácil e eficiente.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.