Se você tivesse que planejar o orçamento da sua empresa para o próximo ano em um cenário de total incerteza, como em uma crise econômica global ou uma mudança abrupta no mercado, como faria? Em um momento de tanta imprevisibilidade, será que fazer o planejamento orçamentário ainda faria sentido?
A resposta é um enfático sim. Apesar das dificuldades e da volatilidade, o planejamento orçamentário é a base para qualquer empresa - incluindo a sua - manter-se estável e prosperar. Muito mais do que uma simples projeção de números, ele é uma ferramenta estratégica que ajuda a identificar oportunidades, gerenciar riscos e garantir que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz possível.
Então, já que mesmo se o mundo desmoronasse amanhã você ainda assim precisaria estar preparado para administrar os recursos da sua empresa, a seguir vamos explorar as principais etapas de como fazer um planejamento orçamentário robusto. A ideia é preparar o seu negócio para ter um ano de sucesso!
- Estratégias e objetivos primários da empresa
- Planejamento de Vendas
- Projeção de Deduções de Vendas
- Orçamento de Custos de Produção
- Orçamento de Gastos com Pessoal
- Orçamento de Despesas Operacionais
- Orçamento de Investimentos
Recapitulando: o que é e importância do planejamento orçamentário
O planejamento orçamentário é uma ferramenta que busca “antecipar o futuro” de modo estruturado e, claro, baseado em dados concretos. Imagine que ele funciona como uma contabilidade de trás pra frente. Isso porque, enquanto a contabilidade registra as entradas e saídas que já ocorreram, o orçamento empresarial prevê quais serão estas entradas e saídas.
Para entender como fazer um planejamento orçamentário para o próximo ano, é importante ter em mente ainda que ele compõe uma das fases* da Gestão Orçamentária. Na prática, é o orçamento que desdobra os objetivos estratégicos da empresa em números, planejando receitas, custos e despesas da organização.
Ok, mas toda empresa tem um planejamento orçamentário robusto? Infelizmente, não, e isso é um problema, pois ele não só garante a saúde financeira, como também ajuda a ajustar a rota conforme as mudanças do mercado e as necessidades internas.
Fazer o orçamento empresarial - e segui-lo - evita que a empresa fique à mercê da volatilidade do mercado, correndo o risco de não conseguir acompanhar as mudanças que surgem. Além do mais, uma boa prática orçamentária permite que a organização não apenas sobreviva, mas também prospere, mesmo em tempos de crise ou desafios externos.
* As demais fases da Gestão Orçamentária são:
O que não pode faltar na hora de fazer o planejamento orçamentário
Fazer o planejamento orçamentário é coisa séria. Tão séria que existem itens que não podem faltar caso você queira ter em mãos um mapa que realmente direcionará a empresa a atingir os seus objetivos. E antes de falar sobre o que precisa constar no orçamento, precisamos esclarecer um ponto:
O orçamento não é adivinhação ou uma atividade de “quem dá o melhor chute”. Pelo contrário, ele é criado a partir da análise do Planejamento Estratégico, Tático e Operacional. Essa análise é o ponto de partida, uma vez que quando os objetivos de longo, médio e curto prazos da empresa são compreendidos, fica muito mais fácil traduzi-los em metas numéricas e financeiras.
Dentro deste exercício de tomar como base dados concretos, ressaltamos que a Modelagem Financeira do orçamento deve “conversar” com os dados realizados (ERP), para poder acompanhar depois o planejado x realizado. Desse modo, ao fazer o planejamento orçamentário e colocá-lo em prática, você verá que ele realmente é uma ferramenta estratégica e prática para a sua empresa.
Entendido isso, vamos ao que todo orçamento de respeito precisa considerar:
Estratégias e objetivos primários da empresa
O que sua empresa deseja alcançar para 2025? O objetivo é expandir, manter-se como está ou enxugar? Necessita reduzir custos ou investir mais? Lançar novos produtos?
Entender os objetivos, os quais estão definidos no Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, é um passo fundamental na hora de fazer um planejamento orçamentário eficaz. Quer um exemplo?
Uma organização que deseja continuar a operação no mesmo nível, necessita de um plano do orçamento que foque em manter a eficiência e garantir a estabilidade financeira. Isso implica em controlar custos e otimizar processos, garantindo que o negócio continue gerando receita de forma sustentável. Algumas ações práticas poderiam ser:
- Garantir que os custos atuais sejam mantidos sob controle e buscar maneiras de reduzir despesas sem comprometer a qualidade ou a eficiência.
- Identificar áreas onde a empresa pode melhorar processos ou automatizar operações, reduzindo gastos operacionais.
- Aumentar o controle sobre possíveis riscos financeiros e de mercado que possam impactar a estabilidade da empresa.
Algo importante aqui é definir “O” objetivo, isto é, aquele que vai direcionar o foco da empresa. Conhecido por OMTM, sigla para One Metric That Matters (uma única métrica que importa), este objetivo ajudará a sua organização a identificar a métrica mais importante a ser acompanhada. Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler:
👉 One Metric That Matters (OMTM): definindo um objetivo estratégico único para sua empresa ter foco
E para não deixar nenhuma dúvida da importância de alinhar o orçamento com os objetivos estratégicos, note que um planejamento orçamentário que não leva em conta os objetivos da empresa pode resultar em recursos mal alocados e uma execução ineficiente. E ninguém deseja isso, certo?
Planejamento de Vendas
O planejamento de vendas inclui a projeção de vendas e, por isso, é uma das partes mais importantes ao fazer o planejamento orçamentário. É aqui que será previsto quanto se espera vender em cada mês, trimestre, semestre ou ano, levando em consideração o comportamento de consumo do público-alvo, as estratégias de marketing, os dados de vendas anteriores, tendências de mercado e expectativas do setor.
A partir daí a empresa consegue também planejar o que será preciso para atingir a projeção de vendas. Para exemplificar, se em um ano sua empresa vendeu 1.000 unidades de um produto por mês e deseja aumentar esse número para 1.500 unidades/mês no ano seguinte, o planejamento de vendas precisa considerar:
- O impacto de campanhas de marketing para atrair novos clientes;
- A necessidade de aumentar o estoque e a produção para atender a essa nova demanda;
- A adequação da equipe de vendas para lidar com o aumento das metas;
- Investimentos em novas máquinas.
Lembrando que o planejamento de vendas precisa estar de acordo com os objetivos estratégicos. Não faz sentido uma empresa ter uma meta de vendas agressiva se, ao mesmo tempo, está com o foco em redução de custos ou em otimização de processos.
Caso necessite de ajuda para planejar as vendas do próximo ano, acesse este artigo:
👉 Como realizar o Planejamento de Vendas e Projeção de Faturamento de sua empresa
Projeção de Deduções de Vendas
As deduções de vendas se referem aos valores que a empresa precisa subtrair da receita bruta de vendas para chegar à receita líquida de vendas. Em termos práticos, representam os descontos, devoluções, abatimentos e impostos que incidem sobre a venda de produtos ou serviços.
Muitas vezes, esses valores são subestimados e essa etapa não é levada com a seriedade que deveria. Essas deduções devem ser consideradas ajustes na receita bruta para apurar a receita líquida, pois reduzem o valor final que a empresa realmente recebe pelas suas vendas. Ignorá-los pode levar a uma visão distorcida da realidade financeira, comprometendo a precisão das projeções de receita e, consequentemente, o planejamento orçamentário como um todo.
Pontuamos também que um planejamento orçamentário que não considera as deduções de vendas pode levar a um excesso de confiança nas receitas, resultando em falta de caixa ou dificuldade para honrar compromissos financeiros.
Para saber mais, salve esta dica de leitura:
👉 Projetando as Deduções sobre Vendas de sua empresa
Orçamento de Custos de Produção
Até aqui alinhamos o orçamento com o objetivo estratégico e, assim, fizemos o planejamento de vendas e as projeções de deduções de vendas. Agora temos que projetar todos os custos relacionados à produção de bens ou serviços.
Nesta etapa é necessário incluir matéria-prima, custos de fábrica, encargos trabalhistas e outros gastos diretamente relacionados à produção. Assim como no item anterior, o orçamento de custos de produção não deve ser subestimado, pois ele precisa refletir a realidade dos gastos necessários para o negócio manter suas operações de produção eficientes e lucrativas.
Precisa de ajuda? Coloque este artigo na sua lista:
Orçamento de Gastos com Pessoal
São as pessoas que fazem as rodas das empresas girarem. Portanto, nada mais natural do que os gastos com pessoal representarem uma parte significativa do orçamento, concorda?
Como qualquer outro aspecto do budget, os gastos com pessoal também devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização. Por exemplo, se o objetivo for redução de custos, pode-se pensar em alternativas como:
- Automatização de processos, reduzindo a necessidade de contratações.
- Realocação de equipes para otimizar a força de trabalho atual, sem a necessidade de novos funcionários.
Já se para o próximo ano a organização planeja um aumento de produção de 20%, é natural que isso exija a contratação de mais operadores, engenheiros ou técnicos, o que impactará diretamente o orçamento de pessoal. Neste caso, o planejamento orçamentário deverá prever:
- Salário e encargos trabalhistas de novos funcionários.
- Benefícios adicionais, como planos de saúde, alimentação, transporte, que são comuns nesse tipo de contratação.
- Treinamentos e capacitação para que a nova equipe esteja alinhada aos processos da empresa e possa contribuir para os objetivos de crescimento.
Sendo assim, analise qual é o objetivo para o próximo ano e, quando fizer o planejamento orçamentário, considere os custos com salários, benefícios, encargos sociais, treinamentos, aumentos salariais e outros. Explicamos mais em:
👉 Orçamento de RH ou Orçamento de Gastos com Pessoal
Orçamento de Despesas Operacionais
O que é preciso para fazer seu negócio funcionar, excluindo-se os custos de produção?
É a isso que se refere o Orçamento de Despesas Operacionais, ou seja, ele trata de todos os gastos necessários para administrar e vender os produtos ou serviços aos clientes da empresa. Normalmente, ele compreende:
- Os gastos de administração pertinentes ao pró-labore da diretoria, salário do pessoal administrativo e materiais de expediente;
- As despesas comerciais tudo que é necessário antes, durante e depois do evento de venda;
- As despesas financeiras oriundas de operações de crédito de curto e longo prazo;
- Além das despesas tributárias representadas pelas taxas e tributos a recolher pela empresa no período orçado.
Uma boa ideia quando for fazer o planejamento orçamentário focando nas despesas operacionais é não apenas calcular os custos, mas também avaliar a eficiência dessas despesas. Quais delas são essenciais para atingimento dos objetivos estratégicos?
Para mais detalhes, acesse:
👉 Como elaborar o Orçamento de Despesas Operacionais e Gastos Administrativos para sua empresa
Orçamento de Investimentos
Não podemos esquecer dos investimentos que a empresa precisará fazer em 2025. Podem ser desde investimentos em tecnologia, novas linhas de produto e expansão da infraestrutura, até a contratação de pessoal para áreas estratégicas.
Como não basta “sair atirando para todo o lado”, lembre-se de não tirar o planejamento estratégico de vista para garantir que os investimentos sejam eficazes e sustentáveis. Existem indicadores que ajudam a calcular se a aplicação dos recursos realmente faz sentido para a realidade do negócio e para o que se espera atingir. Saiba mais em:
👉 Orçamento de investimentos: a importância de se planejar
Você seguiu estes passos. O que vem agora?
Para fazer um planejamento orçamentário para chamar de seu (e robusto), você levou em consideração tudo o que foi descrito acima. No entanto, como tudo o que é bom pode ficar ainda melhor, com as informações disponíveis é possível gerar três relatórios gerenciais, que são:
- DRE Projetado: indica a rentabilidade e o resultado das operações.
- Projeção de Fluxo de Caixa: para que haja liquidez suficiente para as operações.
- Projeção de Balanço Patrimonial: demonstra a saúde financeira da empresa e a relação entre ativos e passivos.
Com esses relatórios, você tem em mãos um mapa financeiro detalhado que é crucial para tomar decisões informadas e realizar ajustes no planejamento conforme necessário, minimizando riscos e maximizando oportunidades. Dito de outra maneira, eles fornecem o “norte” para acompanhar se as previsões estão sendo cumpridas ao longo do ano.
Simulação de cenários
Orçamento base em mãos, o que fazer em seguida? Na mesma linha de “o que está bom pode ficar ainda melhor”, o recomendado é criar simulações de cenários (pelo menos um cenário pessimista e um cenário otimista). Com essa projeção, a empresa se prepara para diferentes possibilidades, como uma queda nas vendas ou o aumento inesperado de custos.
Note que a simulação oferece uma flexibilidade maior no planejamento orçamentário, possibilitando à organização se ajustar rapidamente quando houver mudanças no mercado ou no cenário econômico. Para fazer a projeção, fique à vontade e utilize a planilha que disponibilizamos gratuitamente:
Concluindo (tem bônus!)
Fazer o planejamento orçamentário é uma estratégia essencial para garantir a saúde financeira, a competitividade e o crescimento sustentável da sua organização. Um orçamento bem estruturado antecipa o futuro e, como procuramos mostrar, oferece a base necessária para tomar decisões mais informadas.
Neste artigo, explicamos a você o que não pode faltar no orçamento da sua empresa para o próximo ano. Se você necessita de um empurrão para colocar o que aprendeu em prática, e deseja algo mais estruturado, participe da Jornada da Meta ao Resultado 2025.
A Jornada da Meta ao Resultado é um evento anual 100% gratuito e online onde Gilles, CEO da Treasy, compartilha as melhores práticas para você definir um objetivo financeiro, criar um plano e atingir seus resultados para o próximo ano. São 5 aulas com exemplo práticos, materiais complementares e você ainda pode usar gratuitamente o Treasy para criar o orçamento de sua empresa. Clique aqui, saiba mais sobre a Jornada!