Diretoria de Finanças e seu papel estratégico na excelência da gestão empresarial

Publicado dia 18 de maio de 2017

Diretoria de FinançasShow me the money! Não somos Tom Cruise, mas isso que poderíamos falar para o nível da estrutura organizacional que gerencia todo o dinheiro de uma organização. Estamos falando, claro, da Diretoria de Finanças. Contas a pagar, contas a receber e tesouraria são algumas das funções abraçadas por essa diretoria, assim como profissionais de controladoria, analistas de planejamento e orçamento e contadores.

Mas muito mais do que ser a área do dinheiro, a Diretoria de Finanças exerce um papel importante na excelência da gestão empresarial. Muito além de controlar o fluxo de caixa, ela apoia os gestores nas tomadas de decisão. Isso acontece justamente porque a Diretoria de Finanças faz diversas análises, como as de viabilidade de investimento e projetos, por exemplo.

Por ter um papel estratégico na organização, nos atrevemos a dizer que ela é o pilar da excelência da gestão empresarial. Afinal, é ela que traz uma perspectiva muito mais objetiva e com embasamento sobre as avaliações orçamentárias e financeiras. Isso é fundamental para que a empresa siga rumo ao seu planejamento estratégico.

Dito isso, que tal conhecer mais sobre a Diretoria de Finanças?

O que faz a Diretoria de Finanças?

Se fizermos essa pergunta para várias pessoas, de diferentes áreas, muitas responderão: a Diretoria Financeira é a parte da empresa que gerencia o dinheiro. Partindo desse raciocínio, dá para entender que a área tem um papel importantíssimo, afinal, é o departamento que sabe qual é a quantia necessária para pagar os recursos humanos da empresa, despesas operacionais, realizar investimentos operacionais, pagar os gastos diversos, etc.

O que faz a Diretoria de Finanças?Portanto, cabe à Diretoria Financeira realizar o planejamento, organização, auditoria, contabilidade e controle das finanças. É de lá que saem as famosas demonstrações financeiras, como Demonstrativo de Resultados (DRE) e Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC). Falando nisso, você sabe diferenciar o DRE do DFC? Caso ainda tenha dúvidas, acesse o artigo: Diferenças entre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Mas voltando à área que gerencia o dinheiro, o pagamento dos impostos são também administrados por este departamento, além do Balanço Patrimonial e do Fluxo de Caixa, claro. Em outras palavras, tudo que envolver dinheiro passa pela Diretoria Financeira. Na maioria das empresas, estão sob o guarda-chuva do setor as áreas de Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria.

Mas, claro, não basta gerenciar o dinheiro, é preciso ter um direcionamento, o que conhecemos por planejamento estratégico. Sendo assim, as atividades da Diretoria de Finanças englobam os trabalhos dos contadores, dos profissionais de controladoria e dos analistas de planejamento e orçamento. Os cargos podem variar de empresa para empresa, mas independente disso, é no departamento financeiro que circulam as informações necessárias para apoiar os gestores nas tomadas de decisão.

Outras responsabilidades da Diretoria de Finanças

As atividades da Diretoria de Finanças ainda incluem:

  • Processamento de transações: pagamento de contas, emissão de notas, conferência das despesas etc;
  • Controles: criação de planilhas, demonstrativos, apresentações, relatórios etc;
  • Suporte a tomada de decisão: auxílio estratégico nas decisões da empresa;
  • Atividades gerenciais: gerência das atividades de equipe, análise de dados etc.

Responsabilidades Diretoria de FinançasAliás, aqui temos uma curiosidade. Uma pesquisa realizada pela APQC (órgão de autoridade mundial em benchmarking, melhores práticas e melhorias de processos) com mais 832 empresas dos mais diversos portes e países, levantou o que os profissionais da Diretoria de Finanças fazem e o tempo investido em cada atividade. Se você for curioso como nós e quiser saber mais, acesse o artigo Como os profissionais de controladoria e finanças usam seu tempo?.

Continuando com as atribuições da Diretoria de Finanças, podemos somar à lista que sempre quando houver necessidade de capital de giro, é este o setor que fará suas análises, aconselhará diretores e, se necessário, procurará por capital de terceiros ou investidores.

Como mencionamos, a Diretoria de Finanças apoia os gestores com informações para tomada de decisão. Sendo assim, podemos ainda dizer que este departamento é responsável pela busca da melhoria das operações. Por meio da análise de indicadores de desempenho e estudo de viabilidade econômica e financeira de projetos, por exemplo, a Diretoria de Finanças está sempre mensurando os números que são cruciais para o sucesso da empresa.

Aliás, para que se realize a Análise de Viabilidade Econômica e Financeira é preciso fazer a projeção de receitas, custos, investimentos e analisar indicadores (ROI, ROE, VPL, TIR e Payback), além do Custo de Oportunidade e Ponto de Equilíbrio. Já que estamos aqui para ajudar, elaboramos um e-book completíssimo com tudo sobre Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos:

Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos

Neste material apresentamos de forma fácil e prática como aplicar indicadores financeiros na avaliação de projetos. São abordados indicadores usados para medir a rentabilidade do projeto e os associados aos riscos do projeto.

Importância estratégica da Diretoria de Finanças

Importância da Diretoria FinanceiraNa Diretoria de Finanças é preparado o orçamento empresarial, são realizadas as previsões da organização e as simulações de cenários. Com esses dados, a empresa consegue melhor planejar o número de colaboradores, compras de ativos, necessidade e viabilidade de expansão, além de claro, melhor controlar as ameaças internas. Trocando em miúdos, a Diretoria de Finanças preocupa-se também com a Gestão de Riscos associados às finanças.

Já que também é atribuição da Diretoria de Finanças o acompanhamento e controle orçamentário, o departamento financeiro desempenha um papel essencial para auxiliar os gestores no funcionamento da organização.

Além disso, como esta é a área que apoia na tomada de decisões estratégicas – como, por exemplo, fornecendo informações sobre projeção e análise de ROI em projetos e quais mercados devem ser investidos – ela é sempre muito bem requisitadas pela gerência. Afinal, a Diretoria de Finanças contribui com uma perspectiva muito mais objetiva e com embasamento nas avaliações orçamentárias e financeiras.

Sobre sua importância estratégica, podemos ainda citar as seguintes funções do departamento:

  • Planejamento Estratégico, Planejamento Orçamentário e Análise e Planejamento Financeiro. Podemos dizer que aqui existe uma ponte entre o passado e o futuro da organização. Por meio da elaboração do planejamento estratégico, orçamentário e financeiro, a Diretoria de Finanças faz uma previsão dos resultados financeiros (incluindo entradas e saídas).
    Feito isso, é realizada uma comparação dos resultados reais e é analisado qual área precisa melhorar para que os objetivos definidos no planejamento sejam alcançados.
  • Gestão de Capital de Giro. Talvez o principal papel da Diretoria de Finanças seja garantir que a empresa esteja sempre com dinheiro em caixa. Para isso, é este o setor que faz a previsão das necessidades futuras de capital de giro (contas a receber, contas a pagar e estoque) e procura boas opções para investir em excedentes de caixa.
  • Estratégia Corporativa. Tarefas comuns que desaguam na Diretoria de Finanças envolvem análise de fusões e aquisições, fornecimento de dados para tomadas de decisões estratégicas de alto nível, levantamento de capital e de investimentos, entre outros.
  • Orçamento empresarial. Toda empresa busca ter dinheiro disponível em caixa para investimentos, tendo sempre a previsão de aumentar as vendas ou reduzir despesas. Para evitar que os gastos excedam a quantidade de dinheiro disponível, a Diretoria de Finanças tem também a função de monitorar o orçamento empresarial.

Diretoria Financeira: contas a pagar, contas a receber e tesouraria

Já que entendemos bem a função da Diretoria de Finanças e seu papel estratégico na organização, vamos agora conhecer sobre 3 departamentos muito comuns da área:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber e
  • Tesouraria.

Contas a pagar

O Contas a Pagar faz muito mais do que simplesmente pagar faturas, pois o departamento procura também reduzir custos, prestando atenção aos detalhes que podem contribuir para a empresa economizar dinheiro (como, por exemplo, antecipação de pagamentos para obtenção de descontos).

Também é o setor de Contas a Pagar que muitas vezes funciona como contato entre representantes e fornecedores, por isso é necessário que os colaboradores da área procurem manter bom relacionamento com eles.

Contas a receber

Já o departamento de Contas a Receber é responsável por receber os pagamentos e garantir que eles sejam inseridos em planilhas ou em sistema. Podemos dizer também que é o setor que controla as transações geradas pelo departamento de vendas.

Contas a pagarDica Treasy: Contas a pagar + contas a receber

E quando o assunto é Gestão Orçamentária, um dos passos mais importantes é a conversão da Projeção de Resultados em uma boa Projeção do Fluxo de Caixa. Assim, tão importante quanto conhecer as Projeções de Faturamento, Custos Variáveis, Gastos com Pessoal, Despesas Operacionais, etc. de sua empresa, é conhecer bem quais são os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento dos principais itens movimentados. Para saber melhor sobre o assunto, queremos aproveitar a deixa e indicar a leitura do artigo: Prazos Médios de Pagamento e Recebimento – Qual a política ideal para sua empresa?.

Tesouraria

A Tesouraria ocupa um papel central na Diretoria de Finanças, pois assume a responsabilidade pela liquidez da empresa. Isso significa que todas as entradas e saídas de caixa – atuais e projetadas – devem ser monitoradas para garantir que haja dinheiro suficiente para financiar as operações da empresa, bem como para assegurar que o excesso de caixa seja devidamente investido.

Concluindo

A Diretoria de Finanças é responsável pelo gerenciamento do dinheiro. Indo um pouco mais além, as atividades da Diretoria Financeira englobam os trabalhos da contabilidade, dos profissionais de controladoria e dos analistas de planejamento e orçamento. Os cargos podem variar de empresa para empresa, mas independente disso é no departamento financeiro que circulam as informações necessárias para apoias os gestores nas tomadas de decisão.

É também atribuição da Diretoria Financeira realizar o acompanhamento e controle orçamentário. Portanto, o departamento financeiro desempenha um papel essencial para auxiliar os gestores no funcionamento da organização. Além disso, a Diretoria de Finanças exerce um papel estratégico, especialmente no que diz respeito ao Planejamento Estratégico, Planejamento Orçamentário, Análise e Planejamento Financeiro, Gestão de Capital de Giro, Estratégia Corporativa e Orçamento empresarial

Importante destacar que a Diretoria de Finanças preza sempre pela transparência das informações das demonstrações contábeis. Isso porque a transparência está totalmente relacionada aos Processos de Gestão Orçamentária.

Sobre o assunto, reunimos toda nossa experiência com empresas dos mais variados portes e segmentos e criamos uma base de conhecimento, ferramentas, metodologias e de melhores práticas de Gestão Orçamentária em escala mundial.  

Todo esse conhecimento está disponível em um e-book elaborado especialmente para ajudar sua empresa a atingir uma Gestão Orçamentária best-in-class. Para acessá-lo, só clicar no banner abaixo e fazer o download:

Estágios da Maturidade na Gestão Orçamentária

Neste material você encontrará informações de recursos sobre quando ter uma área de Planejamento e Controladoria, Descentralização Orçamentária, KPI’s, Revisões Orçamentárias, dicas para as empresas em cada estágio, entre outras. Então, baixe nosso e-book e avalie em que ponto está e quais os próximos passos para ser best-in-class!

Por fim, esperamos que esse artigo tenha auxiliado a ampliar seu conhecimento sobre essa área tão importante quanto a Diretoria de Finanças. Deixe um comentário contando o que achou e, se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus colegas.


Também publicado em Medium.

Home Fóruns Diretoria de Finanças e seu papel estratégico na excelência da gestão empresarial

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Renata Freitas de Camargo 2 anos, 3 meses atrás.

Diretoria de Finanças e seu papel estratégico na excelência da gestão empresarial

Você deve fazer login para responder a este tópico.